Você sabe tudo sobre o Ace of Base?
Ace of Base é uma banda sueca do gênero pop formada ainda nos anos 80. O grupo teve seu início quando Jonas Berggren fundou uma banda ao lado de seus amigos de infância para a realização de um projeto escolar; no entanto, logo depois de ouvirem canto lírico na igreja, as irmãs Jenny e Linn Berggren logo se interessaram por canto e se juntaram à banda do irmão. Os jovens então passaram a fazer sucesso fora da escola, fazendo inclusive turnês por clubes e danceterias da Suécia apenas com material original, criando um novo som de techno inspirado nas músicas populares da época, em especial a música disco.
Os dois amigos de Jonas, no entanto, deixaram a banda pouco tempo depois, mas para não perder seu sucesso, recorreu ao amigo Ulf Ekeberg para substituí-los. Porém, com o auge do reggae jamaicano e o início do ‘’reinado’’ da música pop dançante, o grupo logo decidiu criar uma mescla de pop com reggae que ficou conhecida como China Reggae, que logo passaria a marcar a banda para sempre. Apesar da entrada do novo membro, a presença de Ekeberg foi tida como controversa entre os membros da banda, já que antes de integrar o novo grupo, Ekeberg fazia parte de uma banda que escrevia músicas de cunho xenofóbico, neonazista e racista. O novo integrante apenas se desculpou pela antiga banda em 1987, quando seu antigo grupo musical se desfez.
“Eu me lembro de quando eu estava em um dos meus primeiros shows e ele tinha um colete à prova de balas nele, porque ele tinha realmente muita dificuldade em provar que não fazia mais essas coisas. E adivinha quem estava na frente dele, cantando no primeiro show dela? E eu não tinha um colete à prova de balas.”
Jenny sobre Ekeberg em seus primeiros shows com o futuro Ace of Base
Logo depois, o grupo passou a trabalhar ao lado do produtor musical John Ballard, mas para evitar confusões com nomes de outras bandas, dentre elas a Tech Noir, que atraía críticas de maneira negativa, depois de uma sugestão de Ekeberg, a banda passou a se chamar Ace of Base, nome inspirado em uma canção do gênero heavy metal da banda inglesa Motorhead.
“Eu estava de ressaca, assistindo à MTV e vi o vídeo do Motörhead para a música ‘Ace of Spades’. Gostei do nome e pensei em brincar com essas palavras. Então pensei no nosso estúdio e em como ele é a nossa base”.
Ulf Ekerbek sobre como surgiu a ideia do nome Ace of Base
Ainda se apresentando em casas noturnas e clubes de dança, o recém-criado Ace of Base lutaram por conhecimento por conta do crescimento da preferência do gênero heavy metal, que agora substituía a popularidade da música techno, então, a procura por gravadoras dispostas a trabalhar com eles começou em um tom estrondoso, já que diversas recusas foram feitas até mesmo pelas melhores gravadoras locais, como a Polar Music e SweMix, mas que exigiam que o grupo tivesse mais músicas a apresentar e ainda tinham que lidar com as agendas cheias das produções. No entanto, o grupo resistiu e lançou para o mundo seu primeiro sucesso feito a partir de seu estúdio independente: Wheel of Fortune.
Depois que o sucesso emplacou em toda a Escandinávia, Ace of Base passou a emplacar nas paradas suecas, o que contribuiu para que lançassem seus respectivos álbuns de sucesso Happy Nation e The Sign. O grupo ainda contribuiu para lançar faixas como especiais de Natal, e logo, Ace of Base assinou uma licença que permitia que suas músicas produzidas em território europeu fossem tocadas em território estadunidense. A licença até aquele momento, ainda não permitia a distribuição, já que antes de fundar a Universal Music, as liberações dos hits europeus para o continente americano ainda enfrentavam grandes questões burocráticas. Mas foi apenas na década de 1990 que sucessos como All That She Wants emplacaram nas paradas da Billboard nas Américas, Austrália e Reino Unido.
O auge da carreira do Ace of Base estava garantido, mas no ano de 1994, Jenny foi surpreendida com uma facada no pescoço: uma fã do Ace of Base invadiu a casa onde a cantora passava as férias junto dos pais, e exigiu que Jenny ligasse para os outros integrantes para que pudesse conhecer toda a banda, apesar do ferimento de Jenny, Linn foi totalmente afetada pela situação, chegando a desenvolver transtornos psicológicos; Antes do ataque, um ano antes, Jenny havia escrito a canção Ravine, que ela acredita que tenha inspirado a stalker a ataca-la um ano depois.
Em 1995, o grupo foi indicado ao Grammy Awards na categoria Melhor Álbum Pop por The Sign, que permaneceu no top 3 da lista da Billboard Top 200 por quase sete meses consecutivos. Ainda nos anos 90, o grupo lançou uma faixa cover especial de Don’t Turn Around, de Tina Turner, que emplacou no top 5 das paradas da Finlândia, Dinamarca, Estados Unidos, Reino Unido e Suécia. Depois, eles lançaram o álbum The Bridge, e ainda foram convidados para representar as marcas Reebok e Pepsi em campanhas promocionais que utilizariam suas músicas.
Seu hit do novo álbum de estúdio, Lucky Love, serviu como canção tema do Campeonato Mundial de Atletismo de 1995, que acontecia na cidade de Gotemburgo. O álbum estreou no mesmo dia da abertura dos jogos.
Pouco antes do início dos anos 2000, Ace of Base foi influenciado pelo gênero gospel e deu a Linn Berggren optou por dar à irmã o vocal principal, já que ela tentava lidar com sua intensa aerofobia, depressão e ansiedade em decorrência da fama e do incidente com a irmã. Embora tivesse intensa participação nas faixas, os vocais de Linn tiveram sua presença diminuída por conta dos cuidados da cantora com a saúde mental. Logo depois, o ápice do grupo veio com o lançamento do álbum Cruel Summer.
Em 2003, o grupo entrou em hiato, até Jenny lançar um álbum ao lado do grupo Arose. A saída de Linn foi logo comunicada pela irmã pouco tempo depois, o que fez com que Ace of Base gravasse novas faixas com vocais convidados, como a cantora Britney Spears. Em 2009, Ekeberg comentou a ideia de adicionar um novo vocal à banda, na tentativa de trazer mais potência às novas faixas. Enquanto isso, Jenny publicou uma autobiografia e pouco tempo depois, anunciou seu álbum solo My Story, lançado juntamente com o Ace of Base.
No ano de 2010, as cantoras Clara Mae e Julia Wiliamson foram anunciadas como os novos membros do Ace of Base. Juntos, lançaram novos sucessos como All For You e o álbum The Golden Ratio.
O grupo aos poucos foi se desfazendo, porém, antes da saída de Julia, Ace of Base lançou mais um álbum chamado Hidden Gems, depois que seu último álbum não conseguiu emplacar nas paradas como o último lançado pelo grupo, Cruel Summer. Ace of Base anunciou a separação definitiva em 2015.
“Com os elementos certos nos próximos anos, não acho que seja impossível. Não vamos nos renovar, terminamos de trabalhar juntos, mas não terminamos de ser uma família. Temos muitos planos divertidos para o futuro, mas nenhum plano musical.’’
Jenny sobre o fim do grupo em 2016
Atualmente, a possível reunião do grupo ainda tem um futuro incerto, e para celebrar o aniversário de 30 anos do grupo, foi lançada uma coletânea de discos chamada All That She Wants – The Classic Collection, depois, mais duas faixas comemorativas especiais foram lançadas; e no ano de 2024, Ace of Base foi introduzido no Hall da Fama da Música Sueca, sendo o terceiro grupo sueco de maior sucesso global, atrás apenas do ABBA e do Roxette.