The Crane Wives: O que você sabe sobre esta banda indie?
The Crane Wives
é um banda indie folk americana que surgiu no estado do Michigan, nos Estados Unidos.
O grupo começou quando as artistas Kate Pillsbury e Emilee Petersmark trabalhavam juntas em um restaurante chinês, e para evitar mesas de espera no local de trabalho, as jovens começaram a se apresentar juntas aos finais de semana no restaurante onde trabalhavam, apesar de não terem tido a recepção que tanto esperavam. Quando se apresentaram pela primeira vez, Kate e Emilee escolheram se apresentar com o nome Crane Wives, tendo como referência o álbum The Crane Wife, da banda The Decembrists.
No final de 2010, Ben Zito, Dan Rickabus e Tom Gunnel se juntaram à dupla de Kate e Emilee, mas a banda permaneceu com o mesmo nome. A banda lançou seu primeiro álbum em 2011, chamado Safe Ship, Harbored , autoproduzido contando principalmente com o apoio de doações do Sound Post Studios. No mesmo ano, o vocalista dos The Decembrists, Colin Meloy, viu o álbum e tirou uma foto com ele, o que fez com que a banda ganhasse atenção nacional.
Em 2012, o grupo passou a ganhar diversos prêmios e nomeações locais, até contando com seus nomes na lista de ‘’12 artistas do Michigan que você deve ouvir agora’’ feita naquele ano. Com diversas conquistas e premiações conquistadas, a banda passou a se apresentar em festivais de música, passando a rodar pelo Michigan e estados vizinhos, ganhando destaque e fãs nacionalmente. A partir daí, The Crane Wives lançaram mais três álbuns: The Fool in Her Wedding Gown (2012), Coyote Stories (2015) e Foxlore (2016), além de contarem com dois álbuns totalmente dedicados a canções natalinas, A Very Crane Wives Christmas (2014) e A Very, Very Crane Wives Christmas (2015). Porém, mesmo com o sucesso, Tom Gunnel deixou o grupo para se dedicar a outros projetos, e o grupo permaneceu com o mesmo nome mesmo com a saída de Tom.
Entre os anos de 2019 e 2020, com a criação de uma fanfiction chamada Hell Park, um dos vídeos de animação da fanfic de South Park acabou por utilizar Curses, o sucesso de Foxlore, como a música de animação do vídeo. Sendo uma fanfic aclamada, o vídeo bateu mais 2 milhões de visualizações e muitos fãs descobriram a banda por conta da animação. Um tempo depois, The Crane Wives viu o vídeo com sua música e postou o seguinte comentário, agradecendo a equipe de animação:
“Você sabe como… às vezes alguém lhe dá um presente e você fica TÃO ANIMADO com esse presente que não sabe como agradecer? E então passa tempo suficiente para que enviar o cartão de agradecimento seja constrangedor?
Bem. HOJE É DIA DE ENVIAR O CARTÃO. Obrigado por usar nossa música para este vídeo incrível. Desculpe pelo nosso silêncio no rádio sobre o assunto. Todos nós temos vidas um pouco estranhas e ocupadas e, nos últimos anos, optamos por nos apresentar com menos frequência, em parte porque depois de 9 anos juntos no mundo da música, especialmente em um mundo de algoritmos, é difícil causar impacto. Passamos a maior parte de uma década viajando pelo país, escrevendo músicas, fazendo vídeos… tem sido maravilhoso, mas nunca conseguimos causar o impacto que esperávamos. Sempre sentimos que, se conseguíssemos fazer com que as pessoas ouvissem, elas iriam gostar da música.
Você apresentou nossa música a tantas pessoas. Entre o seu vídeo e a capa do nosso álbum feita pela nossa querida amiga Rebecca Green, as pessoas clicaram em nossas músicas! E eles gostaram deles! E de alguma forma as pessoas não apenas gostaram das músicas, mas também são as PESSOAS MAIS BONITAS DO PLANETA. As seções de comentários em nossos vídeos desafiam as leis do Youtube. Não existem trolls, de alguma forma. Você cultivou uma comunidade incrível. E você ajudou o algoritmo a nos pegar. Estamos MUITO gratos por isso.
Tudo isso para dizer, obrigado, obrigado, obrigado. Verdadeiramente. Continue fazendo arte. É importante. Estamos nos deleitando com a maravilha deste vídeo há 9 meses. Obrigado.”
Depois de a fanfic ser cancelada em 2021, os fãs de Hell Park não deixaram de descobrir as músicas de The Crane Wives, e desde então, a banda teve uma explosão no número de fãs e seguidores nas redes sociais. Só no Youtube, possuem 120 mil inscritos, além de fãs em todo o mundo.
Em 2023, o grupo lançou novos singles, mas nenhum novo álbum estava à vista. Porém, atualmente, The Crane Wives anunciaram o lançamento de seu novo álbum chamado Beyond Beyond Beyond, que tem um total de 11 novas canções. O lançamento do álbum ocorreu em 6 de setembro de 2024, para a alegria dos fãs.
Atualmente, The Crane Wives estão em turnê pelos Estados Unidos, passando por mais de dez estados estadunidenses, além de também passar em breve no Canadá, nas cidades de Ottawa e Toronto. Com uma legião de fãs pela América do Norte e pelo mundo, The Crane Wives ainda terá um grande futuro pela frente.
As músicas do grupo se aprofundam em mitologia, condições e sentimentos humanos e conflitos internos, além de luz, sombra e escuridão, chegando até mesmo a explorar o Gótico. Os membros atuais da banda são:
- Emilee Petersmark – violão/guitarra/vocal
- Kate Pillsbury – violão/guitarra/vocal
- Ben Zito – baixo
- Dan Rickabus – bateria/percussão/vocal