A nova estrela da Europa: O que você sabe sobre Alika Milova?
Introdução
, também conhecida artisticamente apenas como Alika, é uma cantora e compositora da Estônia, um dos países bálticos, nascida na cidade de Narva em setembro de 2002. Ela é irmã da bailarina profissional Valeria Milova, e possui descendência russa e estoniana.
Desde criança, Alika se destacava por participar de competições de música e canto em seu país natal, a Estônia, e até mesmo no estrangeiro; Ao todo, ela participou de cerca de cinco competições, destacando The Baltic Voice, Berlin Perle e New Wave Junior como alguns exemplos. Porém, ela apenas alcançou a fama aos 19 anos de idade, quando participou da oitava edição do reality Estonian Idol, cujo prêmio era um contrato discográfico com a Universal Music Group.
Ainda em 2022, a artista recebeu a notícia de que participaria das eliminatórias estonianas para concorrer à representação do país no Festival Eurovision da Canção de 2023, que ocorria na cidade de Liverpool. Em fevereiro daquele ano, Milova recebeu aprovação do júri e representou a Estônia no festival com sua canção ‘’Bridges’’, que garantiu a oitava colocação na final do evento.
‘’ Admito que levei algum tempo para acreditar na música, porque apenas alguns dias depois decidi que queria ir com honestidade acima de tudo.’’
Alika sobre competir no Festival Eurovision em Liverpool
Depois do Eurovision
Após o Eurovision, Alika chegou a concorrer ao Eurovision Awards, uma premiação dividida em oito categorias diferentes para premiar as melhores performances do festival de música. A compositora acabou por ser a vencedora da categoria ‘’Vocal Powerhouse 2023’’ (Premiação Vocal 2023), deixando a então vencedora do evento, a cantora sueca Loreen, em segundo lugar.
Antes mesmo de lançar Bridges, Alika havia lançado outros três singles, que alcançaram ótimas posições nas paradas da Estônia. Mas além disso, Alika também revelou ter interesses em breakdance e boxe, além de também gostar de cantar rap. Em uma entrevista para a mídia, a cantora disse que compôs a música que representaria a Estônia no Eurovision com o parceiro de composição, Wouter Hardy, durante uma gravação que ocorreu na Holanda após ela ter uma crise de ansiedade e choro, a qual ela enfrentou com a ajuda de Hardy, e então compôs Bridges em apenas três horas após aceitar a proposta de compor músicas ao piano.
Segundo Alika, seu single de sucesso representava todos os seus sentimentos que ela sentiu na gravação no estúdio, e afirmou que escolheu o título ‘’Bridges’’ (Pontes) para incentivar àqueles que se sentem perdidos em um grande mundo, mesmo com muitas pessoas ao redor de si.
‘’ Tivemos duas sessões de estúdio, e a primeira foi toda sobre Eurovisão e baladas da Eurovisão. Mas no segundo dia eu não estava me sentindo melhor. Talvez eu estivesse de mau humor ou talvez apenas ansioso porque no segundo e último dia não tínhamos escrito a música.’’
Entrevista de Alika sobre a origem de ‘’Bridges’’
A ex-participante do maior festival de música da Europa ainda disse em outra entrevista no Ringvaade na ETV que gostaria de retornar aos palcos do Eurovision em uma outra oportunidade, relembrando inclusive seus momentos preferidos na competição. Ela também afirmou estar satisfeita e orgulhosa de sua performance, lembrando inclusive de como foi parabenizada ao retornar ao seu país. A artista também afirmou que mantém contato com a banda Piqued Jacks, que representaram San Marino no festival, e que espera um dia visitar seus novos amigos.
Alika ainda conta que ao voltar para Talín, ela teve seu piano utilizado em sua apresentação exposto por um tempo no aeroporto da capital estoniana, e que o piano a fez se sentir em casa quando estava se apresentando em território inglês.
“A lembrança mais bonita é quando a votação do júri começou na final e quando eu fiquei em segundo lugar em determinado momento. Eu estava na quinta votação do júri. – Quando voltei para a Estônia e fui ao Viru Keskus (um shopping center em Tallinn) um dia e quando andei lá de loja em loja, conheci pessoas diferentes que passaram por mim e disseram que estavam muito orgulhosas de ser estonianas. – Eu realmente gostaria de fazer isso mais uma vez, mas em quatro ou cinco anos. Esse seria um bom momento para fazê-lo.”
Recentemente, em novembro de 2023, a cantora lançou um novo álbum, intitulado com o seu próprio nome, que contém músicas do gênero indie russo e pop. Dentre as músicas, destacam-se You e Distance, além de seu grande sucesso Bridges. Alika admitiu que tem novos planos para sua carreira depois de se destacar como estrela pop da Estônia, como querer escrever músicas para a trilha sonora de um filme, mas algo está bem claro: Alika Milova quer continuar fazendo shows ao vivo e turnês pela Europa e posteriormente pelo mundo, e o mais importante, fazer a alegria das pessoas com sua música. Houve também relatos de que ela supostamente estaria namorando um cineasta chamado Raul Esko.
‘’ Gostaria de estabelecer algumas metas para o próximo ano, escrever música para um filme ou algo mais aberto como esse. Recentemente assisti (ao filme estoniano) ‘Tume Paradiis’ (‘Dark Paradise’) e pensei, não sou pior, posso escrever música também”, riu “Eu adoraria fazer uma música para o crédito [de um filme]. Eu gostaria de fazer coisas diferentes e tentar coisas diferentes.”
Alika sobre seu desejo de escrever canções para filmes
Apesar da idade jovem, o talento de Alika Milova ainda vai se estabelecer por anos, e sua jornada pelo mundo da música, especialmente no continente europeu, está apenas começando, e uma nova estrela brilha nos palcos da Europa.
Pingback: Precisamos Falar Sobre o Kevin: Um perturbador e sinistro drama psicológico - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: Lily Allen: O que você sabe sobre a cantora do hit ‘’The Fear’’? - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: ABBA: O fenômeno sueco mais vendido de todos os tempos - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: Quem foi Raul Seixas, o Maluco Beleza? - Rádio Social Plus Brasil