CURIOSIDADESInternacionalMúsica em Pauta

ABBA: O fenômeno sueco mais vendido de todos os tempos

Espalhe música por aí

O ABBA é um grupo de música pop sueco fundado ainda na década de 1970. Ele é considerado um dos melhores grupos pop e também um dos artistas mais sucedidos na indústria musical, tendo também vendido milhões de discos até hoje.

Publicidade

Tudo começa quando os quatro membros tentaram ingressar na música de maneiras diferentes: Agnetha Fältskog se apresentava em um grupo de dança local, que acabou por enviar uma fita de gravação para Little Gerhard, que acabou por ouvir no projeto enviado a ele uma canção gravada e composta por Agnetha. Ele ficou impressionado com seu talento, o que a levou a ter um disco número 1 nas paradas musicais da Suécia, que vendeu mais de oitenta mil cópias, alcançando o topo das paradas com outras músicas lançadas posteriormente.

Fonte: Divulgação/Youtube
ABBA| Mamma Mia

Em seguida Björn Ulvaeus, liderava um grupo de música folk chamado Hootenanny Singers. Björn começou a aprender inglês para compor canções no idioma e chegou até mesmo a fazer carreira solo e turnês, até mesmo se encontrando com outros artistas musicais. Em um de seus shows, conheceu Benny Andersson, que decidiu compor músicas ao lado de Björn; a dupla também chegou a tocar com outras bandas dividindo palcos, sendo inclusive agenciados pelo empresário Stig Anderson, dono da gravadora Polar Music.  Benny Andersson fazia parte de um famoso grupo pop-rock, os Hep Stars, que eram conhecidos como ‘’Beatles Suecos’’ até conhecer Björn Ulvaeus e gravaram um disco juntos em 1970.

Anni-Frida cantava desde os doze anos com várias bandas de dança em estilos voltados especialmente para o jazz. Depois de ter seu documentário Frida – O DVD lançado, ela conheceu Benny Andersson e começou a cantar singles escritos por ele, o que a ajudou a emplacar uma carreira de sucesso, e logo ela se tornou parceira de Benny, trabalhando também ao lado de Björn. Quando foi participar do festival Melodifestival, Frida conheceu Agnetha, que começou a trabalhar ao lado do trio, e mais tarde se envolveu com Björn e se casou com ele. Benny e Frida também se casaram eventualmente.

Os dois casais tentaram engajar seus talentos em uma viagem ao Chipre, o que resultou em uma apresentação em completo improviso para os soldados da ONU que estavam de passagem pelo local. O primeiro show de cabaré que lançaria o primeiro álbum de Benny e Björn (que posteriormente decidiram adicionar os backing vocals de suas esposas em suas músicas) recebeu críticas negativas. Foi somente na década de 1970 que Benny e Björn decidiram que os backing vocals de Frida e Agnetha deveriam ser mais proeminentes e potentes, aproximando ainda mais o quarteto. Assim, juntando as primeiras letras dos nomes dos integrandes, nasceu o ABBA.

O grupo logo lançou a música People Need Love, que logo alcançou as paradas suecas, chegando a ocupar o top 20 das melhores canções de 1972. Posteriormente, hits como Swedish Girl  e Ring Ring também foram lançados com diversos outros futuros sucessos, lançando o ABBA para toda a Suécia. O quarteto chegou a enfrentar alguns problemas na hora de nomear o grupo, isso porque Abba também era o nome de uma empresa de conservação de peixes, porém, como a empresa alimentícia era desconhecida fora do território sueco, o grupo resolveu se autonomear com o palíndromo em letras maiúsculas representando os nomes de seus integrantes: Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid. O ABBA foi a banda que mais vendeu discos nos anos 70.

Em 1974, o ABBA foi cotado para representar a Suécia no Festival Eurovision da Canção com sua nova promessa de ser um tremendo sucesso: Waterloo. Naquele mesmo ano, o grupo foi nomeado o primeiro vencedor representante da Suécia no festival de música, o que os lançou de vez para o mundo, inspirados no estilo glam rock.

Waterloo não demorou muito a emplacar em 3 paradas musicais da Billboard, chegando a alcançar a Europa Setentrional, Reino Unido, África do Sul e também a Alemanha Ocidental. Mas foi logo depois do lançamento de Honey, Honey que ABBA mostrou que chegou para tocar o mundo inteiro com suas músicas. Ainda em 1974, o grupo fez uma turnê que alcançou três países, mas foi depois do lançamento de SOS, Fernando e diversos outros que fizeram a banda emplacar nas paradas inglesas outra vez desde Waterloo.

Logo, o grupo lançou seus primeiros álbuns:The Singles – The First Ten Years, Greatest Hits e Arrival.

O ABBA só emplacou sucesso em território norte-americano com o lançamento de Dancing Queen, e além de se acostumar com a fama de superastros, eles lançaram o álbum ABBA – The Album, que coincidiu com o lançamento do filme do grupo: ABBA – O Filme. Entre o fim da década de 70 e início dos anos 80, o quarteto atingiu o ápice de sua carreira e o auge de seu estrelato, chegando até a gravar uma coletânea especial em espanhol chamada Gracias por La Música, que foi um sucesso de vendas inclusive na América Latina.

Fonte: Divulgação/Youtube
ABBA| Dancing Queen

Na década de 80, o grupo lançou músicas que criticavam o comunismo no Leste Europeu e na União Soviética, além de abordar temas sensíveis como envelhecer, perda da inocência e amadurecimento, porém, a banda já apresentava estar com a carreira em declínio. Embora multidões de fãs ainda fossem para os shows da banda, os casais que constituíam o grupo se divorciaram, e logo lançaram a última canção gravada em grupo: The Day Before You Came.

Mesmo com pedidos dos fãs, os integrantes do grupo começaram a buscar participar de novos projetos de forma independente, em 1982, o ABBA se separou.

Ainda em 2008, o grupo se reuniu pela última vez em público para a divulgação do filme musical Mamma Mia! em Estocolmo.

Foi somente em 2016 que o quarteto se reuniu novamente para uma apresentação pública em um restaurante em Estocolmo, capital sueca. Depois, apareceram juntos em uma festa particular que ocorria no restaurante Berns Salonger; pouco tempo depois, o criador do reality de TV American Idol comunicou que o ABBA supostamente estava se reunindo novamente para trabalhar em uma nova experiência musical em formato digital. Porém, somente em 2018 a banda lançou novos singles desde os anos 80, dentre eles Don’t Shut Me Down.

Com a pandemia de COVID-19 em 2020, o ABBA lançou em 2021 seu novo álbum intitulado Voyager. E em 2022, o grupo fez um show para promover o novo álbumnovo álbum juntamente com uma banda ao vivo de dez músicos e avatares do grupo atuando ao lado da banda. No ano de 2023, a Suécia foi novamente a vencedora do Festival Eurovision da canção quase  50 anos depois do ABBA ter representado o país, desta vez, sendo representado pela cantora Loreen com sua música Tattoo. Por conta das datas, os fãs chegaram a concluir que o ABBA faria uma participação especial na edição de 2024 para celebrar os 50 anos da participação do grupo no maior festival de música da Europa, porém, o grupo não chegou a se pronunciar.

Fonte: Divulgação/Youtube
ABBA| Money, Money, Money

O futuro sobre a possível volta do ABBA, ao lado do dilema da banda talvez nunca mais voltar à ativa ainda é incerto, mas o quarteto ainda conquista milhões de fãs mundialmente, chegando até a alcançar mais de um bilhão de streams em plataformas digitais de músicas e na internet, contando com uma participação especial no BRIT Billion Award, prêmio que celebra artistas que ultrapassaram a marca de um bilhão de streams em território inglês durante toda sua carreira.

Ainda em 2024, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos incluiu o álbum Arrival, lançado em 1976 pelo grupo, no National Recording Registry, responsável por reconhecer obras dignas de eterna preservação baseada em sua importância histórica-cultural ou estética para o patrimônio sonoro gravado do país natal do quarteto, sendo o mais memorável da Suécia.

 


Espalhe música por aí
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um comentário sobre “ABBA: O fenômeno sueco mais vendido de todos os tempos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


         

Clique no banner e baixe nosso app

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’