Menudo: A icônica boy band porto-riquenha
Menudo é uma boy band porto-riquenha formada na década de 70 pelo produtor musical Edgardo Díaz. Primeiramente, o grupo era constituído por cinco garotos, tendo dois pares de irmãos: Nefty e Fernando Sallaberry e Óscar, Ricky e Carlos Meléndez. Óscar, Ricky e Meléndez eram primos do produtor.
A banda começou a carreira depois de assinarem um contrato com a gravadora Padosa Records, sob a qual lançaram o seu primeiro álbum chamado Los Fantasmas, que continha músicas como uma regravação da canção Enséñame a Cantar do cantor espanhol Micky. Porém, no ano seguinte, Nefty Sallaberry deixou a banda e logo foi substituído por René Farrait; Menudo havia lançado seu segundo álbum pouco antes da saída de Nefty.
Com a entrada de René, não demorou para mais um álbum ser lançado, desta vez, Chiquitita, mas não demorou para que Carlos Meléndez deixasse o grupo logo em seguida, o que fez com que Edgardo o substituísse por Johnny Lozada, com quem eles também gravaram um álbum especial de Natal.
Na década de 80, a boy band chegou a fazer covers de músicas de artistas como KISS e o ABBA. Logo, eles também gravaram videoclipes ao lado da estrela pop porto-riquenha Ednita Nazario, que chegou até a participar das gravações de algumas músicas cantando ao lado dos cinco integrantes do Menudo. Os jovens imediatamente fizeram sucesso em toda a América Latina na época, fenômeno que foi muito comparado com a ascensão ao estrelato dos Beatles, e não demorou para que eles conquistassem maior visibilidade nos meios de comunicação, chegando a aparecer em capas de revistas famosas, programas televisivos e de rádios e jornais, com toda a imprensa se voltando para o meio artístico. O sucesso era tanto que era necessário que seus shows fossem feitos em grandes estádios de futebol.
Menudo também tinha como característica a troca frequente de seus membros, substituindo-os ao completarem 16 anos de idade, o que muitas vezes provocava insatisfação e revoltas entre os fãs.
No apogeu de sua carreira nos anos 80, Menudo começou a fazer shows em toda a América Latina e logo assinaram um contrato multimilionário com a gravadora norte-americana RCA International para lançar seu novo álbum A Todo Rock. O lançamento rendeu mais de três milhões de cópias vendidas no mundo inteiro, e influenciou o surgimento de grupos semelhantes em outros países, como o Dominó e Ciclone (Brasil) e Tremendo (Argentina).
Menudo veio ao Brasil pela primeira vez em 1985 na cidade de Maringá, e em 1990, o grupo porto-riquenho retornou ao território brasileiro para promover o novo álbum Os Últimos Heróis, que foi lançado em português, dando ênfase ao estilo roqueiro que tomava conta das paradas musicais. Eles também lançaram um álbum especial que fez parte da trilha sonora do filme Um Rally Muito Louco (1984), iniciando seu sucesso no cinema e no audiovisual.
Contudo, o grupo também começou a participar de comerciais de marcas famosas internacionalmente como Pepsi, Burger King e McDonald’s, além de também fazerem sucesso em algumas mídias do continente asiático, como nas Filipinas e no Japão. Finalmente em 1984, Menudo participou das gravações de um episódio especial do programa infantil de sucesso global Vila Sésamo. Mas em 1986, o grupo se envolveu em controvérsias e polêmicas quando Sergio Blass, da antiga formação do grupo, e Rubén Gómez, da nova integração, foram detidos e apreendidos no aeroporto de Miami por porte ilegal de maconha juntamente aos equipamentos de gravação; logo, no início dos anos 90, mais controvérsias e polêmicas envolveriam o grupo de Porto Rico, que agora recebiam dois integrantes estrangeiros: o venezuelano Jonathan Montenegro e o espanhol Edward Aguilera. A nova formação, no entanto, se comprometeu antes do previsto no mesmo ano com a saída de todos os integrantes, alegando sofrerem de maus-tratos, abuso sexual e psicológico, quebra de cláusulas contratuais e violência física.
Antes do fim do grupo, Menudo lançou o segundo álbum em português, que foi chamado A Festa Vai Começar, que rendeu uma turnê muito bem-sucedida no Brasil.
Em 1998, os ex-integrantes Ricky Meléndez, Johnny Lozada, René Farrait, Charlie Massó, Ray Reyes e Miguel Cancel promoveram um reencontro em comemoração ao 15º aniversário do grupo, no qual fizeram um show em Atlanta, no estado da Geórgia. Por conta de problemas financeiros, eles somente puderam usar o nome El Reencuentro, já que não puderam usar o nome Menudo.
Os artistas protagonistas de El Reencuentro começaram a se chamar Tick Tock depois que lançaram seu álbum Subir Al Cielo, cuja faixa liderou a Billboard Hot Latin Tracks, entrando no top 10. Eles posteriormente fizeram diversos shows em diversos países, inclusive a Venezuela. Em 2005, alguns dos ex-integrantes participaram do reality nacional de Porto Rico chamado Objetivo Fama, que tornou o grupo popular outra vez em toda a América Latina. Em 2006, Rubén Gómez e Anthony Galindo, outros dois ex-membros da boy band, fundaram uma dupla que chamaram Blacksheep, que acumulou milhares de fãs na América Espanhola e inclusive no Brasil.
Em 2007, Menudo assinou o contrato com a Sony Music para lançar novos álbuns, e em 2015, El Reencuentro se desfez por conta de problemas internos, terminando com um grande desentendimento entre Charlie e Johnny que quase terminou nos tribunais. Mas no ano seguinte, quatro membros que compunham El Reencuentro se reuniram e apresentaram sob o nome de Menudo ao lado do cantor Robert Avellanet. A turnê precisou ser adiada por conta da pandemia de COVID-19.
Nos anos de 2020 e 2021, Menudo foi abalado pelas mortes de Anthony Galindo e Ray Reyes. Foi em 2022 que a reinicialização do Menudo foi anunciada por meio de um projeto do ator mexicano Mario Lopez, que promoveu audições em formato online e presencialmente na cidade de San Juan, em Porto Rico. Atualmente, a banda continua lançando novas músicas e elaborando novos projetos para turnês globais com novos membros, e em 2024, o grupo competiu na série em formato reality America’s Got Talent.
Pingback: O que você sabe sobre o grupo NSYNC? - Rádio Social Plus Brasil