Ice Ice Baby: 34 anos deste grande sucesso de Vanilla Ice
Um dos maiores ícones do rap da década de 1990, Vanilla Ice revelou seu talento ao mundo com o hit global Ice Ice Baby, que marcou sua estreia na indústria musical em agosto de 1990. O rapper até chegou a participar de filmes como Este é o Meu Garoto (2012), Sandy Wexler (20170, A Missy Errada (2020) e diversos outros programas de TV. Mas mesmo com o passar do tempo, o artista sempre será lembrado por seu sucesso mundial, imortalizado por seu ritmo gelado.
Vanilla Ice, nome artístico de Robert Matthew Van Winkle, começou sua carreira ainda em 1988, inicialmente lançando o single Play that Funky Music, que não chegou a cativar tanto os ouvintes, o que levou o artista a continuar na obscuridade até que um DJ do estado norte-americano da Georgia decidiu tocar a parte B do disco, que era justamente Ice Ice Baby, que rapidamente se tornou um grande sucesso. A música chegou aos ouvidos do co-fundador da extinta gravadora SBK Records, que contratou Van Winkle (como era conhecido até então) e decidiu comprar os direitos do álbum por 300 dólares, tornando-se um hit nacional.
O artista escreveu a letra de Ice Ice Baby aos 16 anos, tendo como inspiração suas experiências de vida vividas no sul do estado da Flórida. A letra caracteriza um tiroteio e as habilidades do rapper em criar rimas. O marco do hip-hop traz uma mistura de celebração da cultura jovem dos anos 90 e a autoafirmação do rapper. Como é possível ver na letra da música, ela já começa com Vanilla Ice chamando a atenção do público para prestar atenção em sua canção, indicando a inovação que estava prestes a emplacar no mundo da música.
Vanilla Ice descreve na música suas incríveis habilidades no rap metáforas sobre luz e fogo, evidenciando que ele tem toda a capacidade necessária de animar e agitar o público com sua música. O cantor também se auto compara com um fungo venenoso, revelando que seu impacto é perigoso e poderoso, uma metáfora dos impactos do rap e do hip-hop entre o fim dos anos 80 e início dos 90, que foi um verdadeiro marco na história da música dos Estados Unidos.
Fica evidente na própria música que Vanilla Ice copiou toda a parte do baixo que é tocada no hit Under Pressure do Queen, que teve a participação especial e colaboração de David Bowie. Eles não chegaram a receber royalties ou créditos pelo acorde na música rap. Em uma entrevista de 1990, Van Winkle afirmou que as duas melodias eram ligeiramente diferentes porque ele havia adicionado uma nota adicional no “MI” da quarta batida, uma anacrusis (“pickup“) entre as iterações ímpares e pares subsequentes do sample. Em entrevistas posteriores, Van Winkle admitiu prontamente que sampleou a música e afirmou que sua declaração de 1990 era uma piada; outros, no entanto, sugeriram que ele estava falando sério. Depois que os representantes do Queen e Bowie ameaçaram com um processo de violação de direitos autorais contra ele, o assunto foi resolvido fora do tribunal, com Van Winkle sendo obrigado a pagar uma compensação financeira aos artistas originais. Bowie e todos os membros do Queen também receberam crédito de composição pelo sample.
Apesar de toda a polêmica envolvendo os créditos do grupo Queen e do cantor David Bowie na canção, Brian May diz que o Queen nunca quis brigar na justiça com Vanilla Ice pelos créditos na música por royalties, e a questão do plágio só terminou porque os cantores decidiram pagar os direitos autorais do sample não autorizado.
“Acho que ouvimos a música pela primeira vez no rádio. Lembro de ler uma entrevista com o próprio Vanilla Ice, que foi perguntado ‘você não roubou isso do Queen?’ e ele respondeu ‘não, a melodia deles é completamente diferente’ (imita a mesma melodia sendo tocada duas vezes). Não entramos em guerra por isso, mas as editoras entraram. Elas chegaram a um acordo, no qual Vanilla nos paga a maior parte do dinheiro que ele já recebeu com essa música. Ficamos bem com essa decisão. Nós recebemos créditos pela composição.”
Brian May sobre a canção de Vanilla Ice
Mas mesmo depois de tanto tempo de seu lançamento, Vanilla Ice não nega que o hit foi um sucesso, que chegou a emplacar nas paradas diversas vezes. O cantor, que já chegou a ter um relacionamento com Madonna e uma improvável amizade com Pablo Escobar em breve ganhará uma autobiografia no cinema, com Dave Franco cotado para interpretar o artista, mas a data de lançamento do filme ainda não foi divulgada. Vanilla Ice ainda possui algumas polêmicas a respeito de Under Pressure e Ice Ice Baby, mas o futuro dessa história toda ainda é incerto.
O hit de Vanilla Ice é o mais assistido em seu canal no Youtube, e o videoclipe oficial da música já conta com mais de meio bilhão de visualizações. Ice Ice Baby foi também a primeira canção do gênero rap a atingir as paradas da Billboard.
A música já apareceu em diversos filmes, como De Repente 30 (2004), Os Pinguins do Papai (2011), Este é meu Garoto (2012) e diversos outros, sendo uma das músicas mais icônicas do hip-hop e do rap. Até hoje, o hit já rendeu mais de 4 milhões de dólares a Vanilla Ice.
Pingback: ROSÉ: A jornada global de uma estrela do entretenimento - Rádio Social Plus Brasil