Música em Pauta

O que você sabe sobre o grupo de eurodance Cascada?

Espalhe música por aí

O Cascada é um grupo de música eletrônica de eurodance e música eletrônica de origem alemã fundado no ano de 2004. Os integrantes do grupo são Natalie Horler e os DJs produtores DJ Yanou e DJ Manian, mas apesar de serem artistas bem-sucedidos do gênero eurodance até hoje, Cascada foi tido como o terceiro ato alemão de maior sucesso do século 21, e anos depois, suas músicas foram a segunda faixa mais baixada de todos os tempos em termos de música eletrônica comum nas baladas europeias, perdendo somente para David Guetta.

Publicidade
Fonte: Divulgação/Youtube
Cascada| Bad Boy

A trajetória do Cascada começa quando Natalie, na época com 17 anos, já havia feito diversos trabalhos vocais ao lado de diversos DJs alemães, até que acabou por conhecer os produtores e DJs Yanou e Manian, que originalmente trabalhavam artisticamente com o nome Cascade, mas em seguida, mudaram o nome para Cascada por conta de conflitos judiciais relacionados a um grupo que tinha um nome artístico semelhante.

Com os lançamentos de Miracle e o hit Bad Boy, o grupo recebeu atenção da gravadora estadunidense Robbins Entertainment, e em seguida, atraíram também a AATW/Xploded Music, porém, Cascada ainda não era uma sensação e a atenção que recebiam no mundo da música era bem pouca, até o grupo lançar o hit de sucesso Everytime We Touch.

O hit atraiu milhares de pessoas e rendeu novos fãs, e um ano depois de seu lançamento oficial, o single ganhou dois certificados de ouro e platina. Pouco tempo depois, o álbum homônimo foi lançado em questão de meses, e o sucesso que nomeia o álbum também ganhou um videoclipe musical.  Quatro das oito canções do álbum foram liberadas no Reino Unido e Cascada foi recebido como um grande sucesso, ficando no top 40 vinte e quatro semanas consecutivas, garantindo a popularidade dos artistas, além de também estourar nas paradas dos Estados Unidos, o que levou o grupo a conquistar dois prêmios do World Music Awards no ano de 2008.

No final de 2007, Cascada anunciou o lançamento do álbum Perfect Day, que conteve sucessos como Because of the Night, What do You Want From Me? E What Hurts the Most. O lançamento também foi marcado pelo fato de supostamente os artistas lançarem uma versão americana de Perfect Day, que incluía inclusive a liberação de videoclipes gravados no Clubland Tour em 2008 em um DVD, ainda contanto com versões em acústico de hits do novo lançamento que estavam sendo gravadas no estúdio da Zooland Records, fundada pelo DJ Yanou ainda no ano de 2005. O projeto do DVD acabou por ser cancelado sem motivos prévios, e como Because of the Night não foi lançado no Canadá e nos Estados Unidos, o single Faded, existente somente na versão americana de Perfect Day, substituiu a música na divulgação e liberação do álbum em território norte-americano no ano de 2009.

Fonte: Divulgação/Youtube
Cascada | Miracle Oficial Video

Em julho do mesmo ano, Cascada lançou a faixa Evacuate the Dancefloor quatro dias depois da morte do cantor Michael Jackson. Por conta do luto no mundo da música, esperava-se que a nova música ficasse muito abaixo dos hits do rei do pop, mas para a surpresa de todos, a música ficou muito popular a ponto de ser utilizada em jogos e vídeos de dança, e também atingiu o top 5 das paradas de seis países, e ainda conquistou o top 10 em diversos outros lugares. Isso levou o grupo a disputar o MTV Video Music Awards naquele ano.

Bem como seu pioneiro álbum Everytime We Touch, o novo hit se tornou uma marca exclusiva e única do grupo, bem como Bad Boy e a música homônima de seu primeiro álbum musical. Evacuate the Dancefloor continuou a ingressão de Cascada no gênero electro-pop, que foi muito bem recepcionada pelo público e fãs do grupo, apesar de muitos relatos dos fãs sentirem falta da pegada eurodance nas canções de Cascada. Diferentemente de seus lançamentos anteriores, a liberação do novo álbum não espalhou o sucesso do single, mas integrou o top 10 nas paradas do Reino Unido e em diversos países; somente no Reino Unido, foram vendidas mais de 100 mil cópias do álbum. Consequentemente, as canções Dangerous e Fever não experimentaram a mesma repercussão de trabalhos anteriores, não garantindo tanta popularidade em reproduções em rádios, vendas físicas e digitais.

Porém, Cascada fez uma turnê para promover hits do álbum recém-lançado, chegando até mesmo a abrir o show de Britney Spears durante a passagem da cantora na Alemanha.

Fonte: Divulgação/Youtube
Cascada| Never Let Me Go (LIVE)

Após lançarem outros sucessos como Pyromania, Night Nurse e San Francisco, em 2012 Natalie Horler se juntou ao time de jurados de um reality de show de talentos alemão. No final do mesmo ano, Cascada lançou um álbum com canções natalinas chamado It’s Christmas Time, que incluía hits como Winter Wonderland, Jingle Bell Rock e Let it Snow, além de versões cover de canções de Natal populares e uma faixa original chamada Somewhere at Christmas Time, que inclusive teve uma participação especial de David Horler, pai de Natalie, que tocou trombone em duas das faixas do álbum especial de fim de ano.

O sucesso e a popularidade de Cascada não pararam por aí, em 2013, o grupo representou a Alemanha no Festival Eurovision da Canção com o seu single de sucesso Glorious, que ficou em 11º posição na final do evento musical.

Mesmo não tendo ganho o Eurovision em 2013, Cascada continuou lançando novos singles, como Blink e Madness. O grupo de eurodance também lançou em 2017 o hit Playground, que foi a música oficial de abertura do Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo de 2017, que acontecia na Europa. Novos singles foram lançados nos anos seguintes, inclusive Never Let me Go, em parceria com Timmy Trumpet e Harris Ford pela gravadora alemã Spinnin Records.

Fonte: Divulgação/Youtube
Cascada| Call Me (Oficial Music Video)

Atualmente, Cascada completou 20 anos em atividade e está em turnê pela Europa. Eles anunciaram que o lançamento do quinto álbum de estúdio estava previsto para outubro de 2024, prometendo novos materiais originais e também foi destacado o desejo dos produtores e da própria Natalie Horler de se dedicar a projetos musicais independentes temporariamente. Até hoje, Cascada é tido como um dos melhores artistas musicais da Alemanha e da Europa, e sua revolução no mundo da música até hoje é lembrada e celebrada por milhares de fãs ao redor do mundo.

 

 

 


Espalhe música por aí
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


         

Clique no banner e baixe nosso app

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’