Cálice e o malabarismo para driblar a censura na música

Cálice foi uma das mais emblemáticas músicas da época da ditadura: clareza no protesto, forte, tensa e reflete bem esse momento marcante da história. Uma obra prima da música por Milton Nascimento e Chico Buarque.

Ler mais

Mais do Mesmo e o morador do morro como protagonista da história

Ei, menino branco, o que que você faz aqui? Assim começa a provocação do Renato Russo, vocalista da banda Legião Urbana, no disco Que pais é esse? de 1987. Uma das primeiras vezes que o rock nacional dá voz ao outro lado, o lado excluído da sociedade. É rock nacional, é música social brasileira!

Ler mais

Plebe Rude e a revolta da juventude contra a realidade

Até quando esperar? Plebe Rude – Neste episódio do Música Social Brasileira, Marcelo Estraviz comenta sobre os anos 80 e o começo do rock nacional. Ele era um adolescente que não tinha respostas mas começava a fazer as primeiras perguntas.

Ler mais

Volver A Los Diecisiete nas vozes de Milton Nascimento e Mercedes Sosa no Música Social Brasileira

Volver a los diesisiete não representa exatamente uma música da união latino-americana desejada nos 70 mas é sem dúvida uma das mais emblemáticas que junta Milton e Mercedes Sosa. A partir daí muito mais surgiu mas nunca mais foi a mesma coisa.

Ler mais

Milton Nascimento e James Tylor cantam Only a Dream in Rio no Música Social Brasileira

Em tempos de pandemia, uma música que transmite o frescor da natureza. Marcelo Estraviz nos conta uma história que só músicas e lirismo nos permitem ouvir. Todos temos uma boa história pra contar. Essa juntou Milton Nascimento e James Taylor. E um sonho no Rio.

Ler mais

Juntaram-se e criaram no Podcast Música Social Brasileira

Juntaram-se e criaram. Mais especialmente recriaram. E transformaram isso para além da música e do encontro. Virou uma campanha de arrecadação. Da sensibilidade de Milton Nascimento e Criolo nasce Existe Amor, um movimento que usa a arte como ferramenta de transformação para convidar todos a espalharem o amor através de uma campanha com fundo solidário para a população em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia do COVID-19

Ler mais

Feito Mistério do Boca Livre no Podcast Música Social Brasileira

Neste período do mundo, cada um tem seu resumo. Com essa ideia na cabeça, Marcelo Estraviz foi buscar uma música que se lembrava, da sua infância, de um grupo vocal chamado Boca Livre. Se conhece, relembre as entonações de voz do quarteto. Se nunca ouviu, é a oportunidade para conhecer como a MPB dos anos 70 gerava grupos musicais muito focados no canto coral. Esta se chama Feito Mistério, de 1979.

Ler mais

Veja esta canção no Podcast Música Social Brasileira

Uma série que não repercutiu muito (como em muitos casos do cinema brasileiro) tinha uma ideia genial: Inspirar-se em uma música e contar uma história. Cacá diegues fez isso muito bem e neste episódio de Música Social Brasileira falamos de de uma dessas histórias. Você é Linda, de Caetano Veloso.

Ler mais

Censura da Plebe Rude no Podcast Música Social Brasileira

Plebe Rude foi uma banda de Brasília, da mesma geração do Legião Urbana e Capital Inicial. E assim como Marcelo Estraviz, viveu no limbo entre a ditadura dos 70 e a democracia. Foi uma época onde valia a pena ainda reclamar do que estava muito recente e foi isso que fizeram nesta música pós-punk.

Ler mais

Aquele abraço de Gilberto Gil no Podcast Música Social Brasileira

Imagina a cena do Gilberto Gil se despedindo do Rio de Janeiro em plena ditadura. Quer coisa mais forte do que essa música de despedida? Gerou até uma frase que é muito mais dita e lembrada que aquele momento: O Rio de Janeiro continua lindo. Concorda?

Ler mais

A Formiga e a Cigarra de Simone no Podcast Música Social Brasileira

Como assim, uma música indo contra o que a fábula diz? Esse foi o choque que um Estraviz criança viveu. E foi tão importante o movimento, que ele repetiu a cena com sua filha, a partir de um filme que também contradiz a verdade das fábulas de costumes. Vem ouvir Simone cantando Música Social Brasileira.

Ler mais

Alegria Alegria de Caetano Veloso no Podcast Música Social Brasileira

Como não colocar um certificado de Música Social Brasileira nessa que é uma das preferidas de muita gente quando o assunto é Caetano. Criada em 1967 e que tirou um discreto quarto lugar no Festival da Record, é ainda atual para todo jovem que quer estar sem lenço e sem documento, nada no bolso ou nas mãos.

Ler mais

Brasil Cazuza no Podcast Música Social Brasileira

Uma música que não tem como você não conhecer e que trás a tona a cada audição todo nosso incômodo e mal estar com o país que vivemos. Surgida em 1988, com um Cazuza que acabava de sair das baladas roqueiras e partia pra música mais pessoal, tudo isso sem tirar o nó na garganta por tantas injustiças. Mostra sua cara e ouve essa!

Ler mais

Que as Crianças Cantem Livres por Taiguara no Podcast Música Social Brasileira

Você conhece o Taiguara? Pois esse artista foi o que teve a maior quantidade de músicas censuradas pela ditadura. Não foi nem Chico, nem Caetano, nem nenhum outro. E talvez o fato de ser pouco conhecido, seus exílios e sua morte prematura por culpa de um câncer faça com que não tenha o mérito merecido. Escute neste episódio uma de suas músicas cheias de engajamento social e musical.

Ler mais

Leve Desespero por Capital Inicial no Podcast Música Social Brasileira

Mais um rock brasiliense puro anos 80, desta vez com a banda Capital Inicial, que foi filhote de outras bandas, aí abandonaram tudo por anos pra voltarem pro palco e pras turnês e assim estão até hoje. Neste episódio Marcelo Estraviz conta uma pequena história com a música.

Ler mais

Onde Deus Possa Me Ouvir por Gal Costa no Podcast Música Social Brasileira

Nem toda música social brasileira fala de multidão, de grupo, de coletivo. Tem aqueles momentos que o que existe é uma sensação de solidão. Nesta música de Vander Lee, cantada por Gal Costa, tudo é tão triste que é lindo. E muito provavelmente ao ouvi-la vai te dar vontade de ligar pra alguém.

Ler mais