Fátima de Capital Inicial: É possível juntar rock com religiosidade?
Fátima de Capital Inicial dá o tom desse episódio.
Dá pra juntar rock com religiosidade? Por incrível que pareça, dá. E ninguém mais, ninguém menos, a banda Capital Inicial, fez isso nos anos 80 no início e auge do rock nacional.
Não é que a intenção deles era essa, mas a provocação estava feita. Enquanto Marcelo Estraviz ainda era um adolescente fascinado com as bandas de Brasília, mal percebeu (nem seus amigos da época) que a Fátima citada já no título era a própria Nossa Senhora.
O primeiro disco do Capital Inicial tinha várias músicas que foram direto pras rádios e com Fátima não foi diferente. Só que a letra começava com um posicionamento da rebeldia brasiliense.
Além de serem contra o sistema, aquelas frases impactavam como uma ameaça. Algo tipo: Vejam o que fazem mas sofram as consequências. Ao final, surge a confirmação. Era a própria Fátima falando e já em tom bíblico.
Quem diria, religião e rock. Alguém aí já tinha percebido? Escute esse episódio do Música Social Brasileira e confirme.
Ouça o podcast Música Social Brasileira, sinta a letra de Fátima:
Letra:
Vocês esperam uma intervenção divinaMas não sabem que o tempo agora está contra vocêsVocês se perdem no meio de tanto medoDe não conseguir dinheiro pra comprar sem se venderE vocês armam seus esquemas ilusóriosContinuam só fingindo que o mundo ninguém fez
CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER CONTEÚDOS INCRÍVEIS COMO ESTE DIRETO EM SEU E-MAIL.
[mc4wp_form id=”526″]
Apresentação: Marcelo Estraviz
Direção: Cleber Almeida
Produção: Alonso Dias