InternacionalMúsica em Pauta

Paul McCartney: O que você sabe sobre o ex-Beatle?

Espalhe música por aí

Paul McCartney é um cantor compositor multi-instrumentista britânico. É conhecido mundialmente por integrar o grupo The Beatles ao lado de John Lennon, Ringo Starr e George Harrison. Em 1979, ele recebeu o título de compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial pelo Guinness of Records.

Nascido em Liverpool, McCartney conheceu ainda na escola George Harrison, com quem mais tarde integraria os Beatles. Depois de perder precocemente a mãe aos 14 anos, vítima de câncer de mama, Paul se aproximou de John Lennon, quem conheceu enquanto desfrutava de um show dos Quarrymen, a banda que Lennon participava e originou os Beatles. Com a morte da esposa, o pai de McCartney, Jim, começou a estimular Paul a se interessar pela música dando-lhe um trompete, mas o jovem Paul não se interessava pelo instrumento porque não conseguia cantar enquanto tocava, porém, depois que o gênero musical skiffle (uma espécie de folk com influência do jazz e do blues) se popularizou em território inglês, McCartney começou a se sentir atraído pela música.

Ainda aos 15 anos, escreveu sua primeira canção, I Lost My Little Girl, para homenagear sua mãe, falecida um ano antes.

Como a amizade com Lennon ficava mais forte, mais tarde ele convidou McCartney para se juntar à sua banda depois que o viu cantar uma canção de Eddie Cochran. Os dois começaram a compor juntos e não demorou para Lennon convidar Harrison para a banda por insistência de Paul, e mais tarde, Lennon convidou seu amigo Stuart Stucliffe para integrar os Quarrymen, que mais tarde passaram a se nomear The Beatles.

Porém, depois que Stuart deixou a banda, McCartney passou a tocar baixo. Logo depois de assinarem um contrato, Ringo se juntou ao grupo. McCartney passou a ser conhecido por escrever músicas românticas como Yesterday, Here There and Everywhere e And I Love Her. Durante o auge dos Beatles, Paul se envolveu em um projeto solo, desenvolvendo a trilha sonora do filme Este Difícil Amor (1966), sendo o primeiro Beatle a se envolver em um projeto solo; o filme também fez Paul ganhar o prêmio Ivor Novello na categoria Melhor Tema Instrumental.

Com a morte de Brian Epstein em 1967, McCartney passou a ser a figura central da banda, o que desencadeou desentendimentos com Lennon, que demoraram a se reaproximar, mesmo com as filmagens do documentário filme Let It Be. Com o fim dos Beatles em 1970, Paul enfrentou problemas com alcoolismo e quase desistiu da carreira musical.

Fonte: Divulgação/Youtube
Paul McCartney| Coming Up

Depois de se casar com Linda McCartney, Paul desenvolveu seu primeiro álbum solo, McCartney, em um estúdio particular na própria casa, tendo gravado todos os instrumentos e contando com os vocais de apoio da esposa. Embora considerado ‘’caseiro demais’’, McCartney emplacou sucesso com o lançamento de Another Day.

Porém, em seu próximo álbum Ram, Paul se envolveu em polêmicas por conta de dar algumas alfinetadas em John Lennon em suas músicas, como feito em Too Many People, porém, Lennon respondeu McCartney em How do You Sleep? provocando uma verdadeira guerra entre os ex-parceiros de banda. Bem como Lennon havia feito com Yoko Ono, McCartney pediu que Linda fosse sua parceira musical. Ambas foram criticadas por anos por conta de falta de talento musical. Apesar das controvérsias, Ram foi considerado um dos melhores álbuns da carreira solo de McCartney.

Com Linda McCartney, Paul montou uma banda chamada Wings, com quem ficou em atividade até 1981. O grupo ficou famoso por sua música Live and Let it Die, usada na trilha sonora do filme 007 – James Bond: Viva e Deixe Morrer. A banda chegou a fazer turnês e McCartney organizou um show chamado Concert for the People of Kampuchea, que contou também com a presença de outras bandas como Queen, The Clash, The Who, Pretenders e Elvis Costello; porém, quando Wings foi fazer shows no Japão por conta de uma turnê, Paul foi preso por porte de maconha, ficando oito dias preso, o que causou o fim da banda.

Com o assassinato de Lennon, McCartney foi muito criticado por conta da frieza em relação ao fato, embora Paul tenha revelado em noticiários e programas televisivos que chorou a noite toda quando a morte do ex-parceiro foi anunciada, e que chegou a ficar trancado no estúdio durante todo o dia. O impacto da morte de Lennon fez com que o ex-Beatle deixasse de tocar ao vivo por muito tempo, mas em 1981, juntamente com Ringo e George, cantou All Those Years Ago em um tributo a John Lennon.

Posteriormente, Paul lançou novos álbuns solo como Tug of War e McCartney II. Ele até mesmo escreveu e atuou no filme Give My Regards to Broad Street em 1984, cuja trilha sonora alcançou o top 10 britânico e estadunidense. Logo, McCartney tornou-se amigo do rei do pop, Michael Jackson, gravando com ele as músicas Say Say Say e This Girl Is Mine, porém Michael garantiu os direitos das duas músicas, para desagrado de McCartney.

Na década de 80, Paul lançou o álbum Flowers in the Dirt, no qual homenageou Chico Mendes, líder seringueiro brasileiro assassinado brutalmente em 1988, e no ano seguinte, fez a turnê The Paul McCartney World Tour.

Paul chegou no Brasil pela primeira vez em 1990, e se reuniu com Ringo e George para a realização de um documentário, livro biográfico e a gravação de três CDs duplos. Na época, comporam Free as a Bird, Real Love e também lançaram canções inéditas na nova faixa. Em 1998, McCartney ficou viúvo depois que Linda morreu de câncer de mama, a mesma doença que matou sua mãe, e a homenageou no A Concert for Linda no ano seguinte e foi indicado ao Grammy pelo álbum Tug of War.

Na chegada do novo milênio, McCartney continuou fazendo apresentações e shows, que também homenagearam George Harrison após sua morte. Ele cantou na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e até hoje, passou por mais de dez países no mundo todo e já fez mais de 30 shows no Brasil e a pretensão de aposentadoria de Paul ainda é incerta.

O legado de Paul McCartney é um dos que mais persistem no mundo da música. Em todos os seus 66 anos de carreira, a música de Paul sempre será lembrada e marcada em toda a história.

https://youtu.be/yluPfepf0Ro?si=q1-4bP4MWkdRWsG-


Espalhe música por aí

4 comentários sobre “Paul McCartney: O que você sabe sobre o ex-Beatle?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


         

Clique no banner e baixe nosso app

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’