InternacionalMúsicaMúsica em Pauta

Ozzy Osbourne – Tudo sobre o ex-Black Sabbath

Espalhe música por aí

Ozzy Osbourne

Publicidade

nasceu como John Michael Osbourne, nasceu em 1948 na cidade de Brimingham, na Inglaterra. Sendo o quarto filho de uma família de seis filhos, Ozzy, apelidado por este nome ainda na infância, era filho de um ferramenteiro, e sua mãe trabalhava na indústria automobilística e aeroespecial. Na vida escolar, sofreu com o bullying motivado por sua dislexia, abusos físicos por parte dos valentões (chegando até ser molestado por um deles) e começou a sofrer de depressão na adolescência, fracassando em várias tentativas de suicídio. Ele também chegou a participar de peças de teatro que eram encenadas na sua escola.

Osbourne abandonou a escola aos 15 anos de idade para começar a trabalhar como aprendiz de ferramenteiro ao lado do pai, mas também trabalhou como encanador estagiário, operário de um canteiro de obras, afinador de buzinas e diversos outros empregos que necessitavam de trabalhos manuais. No entanto, aos 17 anos, Ozzy foi preso depois de ser acusado de roubar uma loja de roupas, e como seu pai não quis pagar a fiança, acabou ficando preso por seis semanas. Sua vida mudou completamente depois que saiu da prisão, quando ouviu o hit dos Beatles She Loves You, que o inspirou a ser um grande músico, e logo se tornou um grande fã dos garotos de Liverpool.

Fonte: Divulgação/Youtube
Ozzy – Mama I’m Coming Home Oficial Video

No final da década de 1960, Ozzy foi recrutado pelo compositor Geezer Butler para ser o vocalista de sua banda inicial, que se separou depois de fazer apenas dois shows. Como Butler e Osbourne mantinham sua amizade, eles logo se juntaram a uma outra banda formada pelo baterista Bill Ward e o guitarrista Tommy Iommi, que na época havia trocado recentemente de nome, passando de Mythology para Earth. No entanto, uma confusão com uma banda de mesmo nome fez com que o quarteto fosse acidentalmente reservado para fazer um show, mudaram seu nome para o nome de uma das maiores bandas de rock do início da década de 1970: o Black Sabbath.

A banda teve seu nome inspirado em um filme homônimo de 1963. Inicialmente, a banda mesclava elementos do blues com arranjos mais pesados, e durante a gravação do primeiro álbum, Butler lia um livro de ocultismo, o que o inspirou a escrever sua primeira música de sucesso homônima do nome da banda. A música recebeu um grande investimento da gravadora da Warner Bros Records, porém, o sucesso do Black Sabbath foi apenas passageiro, mas isso não impediu que a banda lançasse seus dois primeiros álbuns de estreia: Black Sabbath e Paranoid.

Na época, o empresário da banda era Don Arden, pai da esposa de Ozzy, Sharon. Logo depois do lançamento e sucesso de Paranoid, o Black Sabbath lançou seu terceiro álbum chamado Master of Reality, que alcançou o top 10 nas paradas dos Estados Unidos, e recebeu a certificação do disco de platina dupla pouco tempo depois de dois meses. No início da década de 2000, Master of Reality entrou na lista dos 500 Melhores Álbuns Musicais de Todos os Tempos, constando na 298º posição. Depois, a banda lançou mais três álbuns chamados Sabbath Bloody Sabbath, Black Sabbath Vol. 4 e Sabotage, e todos alcançaram um sucesso estrondoso.

Fonte: Divulgação/Youtube
Ozzy Osbourne – Dreamer Oficial Video

No final de 1978, Ozzy deixou o Black Sabbath para trabalhar em seu projeto de álbum solo chamado Blizzard of Ozz, nomeado pelo pai de Ozzy, Jack. Na mesma época, alguns membros da banda Necromandus vieram ao apoio de Ozzy, já que conheceram o próprio quando sua banda ainda se chamava Earth pouco tempo antes de mudar o nome para Black Sabbath, demonstrando apoio ao artista; futuramente, os três membros seriam a primeira encarnação da banda solo do Príncipe das Trevas.

Osbourne logo voltou ao Sabbath e com ele, lançou um novo álbum chamado Never Say Die!, que posteriormente levou o grupo a começar a fazer turnês. Porém, em 1979, Ozzy foi expulso do Black Sabbath por conta de seus problemas com drogas e álcool, o que o levou a ser substituído pelo também vocalista Ronnie James Dio, que se tornou o novo vocalista do Sabbath.

Pouco tempo depois, o empresário de Ozzy abriu um contrato de Ozzy para trabalhar sob o nome da Jet Records para gravar novos materiais de música. Juntamente com o tecladista Don Airey (que também integrou o Deep Purple e o Rainbow juntamente com Dio), o baixista Bob Daisley, o guitarrista Randy Rhoads e o baterista Lee Kerslake, Ozzy finalmente pôde concretizar seu sonho do Blizzard of Ozz, iniciando assim sua carreira solo. O álbum foi responsável por lançar hits como Crazy Train e Mr Crowley, além de outros, e conquistou a certificação de platina quádrupla.

Depois de Blizzard of Oz, Ozzy lançou novos álbuns, dentre eles, Diary of a Madam e Speak to the Devil. Novos singles e hits de sucesso também vieram à tona e alcançaram as paradas, como Close My Eyes Forever, No More Tears e Mama I’m Coming Home. Ozzy logo lançou uma turnê anual chamada Ozzfest, que também acabou inspirando um reality show da MTV chamado Battle for Ozzfest. Ozzy só voltou a lançar um novo álbum de estúdio nos anos 2000, que também o levou a ser convidado para participar do Jubileu de Ouro da Rainha Elizabeth II.

Em 2005, Ozzy lançou uma coletânea especial chamada Prince of Darkness em referência ao seu apelido ganho ainda na época do Black Sabbath, e seus discos tinham inclusive algumas faixas feitas em parceria com outros artistas, como a personagem Miss Piggy, dos Muppets. Na coletânea, Ozzy também fez covers de suas bandas e artistas preferidos destacados como suas principais influências, como Beatles e David Bowie.

Osbourne teve seis filhos, e seu filho, Jack Osbourne, também é conhecido por participar do programa de investigação paranormal Portal para o Além ao lado da médium Katrina Weidman.

A partir de 2010, as músicas de Ozzy também passaram a ser utilizadas na mídia televisiva e cinema, a exemplo de sua música Let Me Hear Your Scream, utilizada em um dos episódios da série CSI: NY. No cinema, Ozzy também participou da dublagem do filme de animação da Dreamworks Trolls 2, interpretando o Rei Metal, e também protagonizou o reality The Osbournes – Investigação Paranormal ao lado da esposa, Sharon; ele também lançou uma autobiografia chamada I Am Ozzy e participou de um comercial para o videogame World of Warcraft. No início da década de 2020, Ozzy lançou mais álbuns e sucessos, como seu novo lançamento de Patient Number 9.

Em 2023, Ozzy também foi classificado pela revista Rolling Stone como um dos 200 Maiores Cantores de Todos os Tempos, ocupando a posição 112, e em 2024, passou a integrar o Rock & Roll Hall of Fame.


Espalhe música por aí
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um comentário sobre “Ozzy Osbourne – Tudo sobre o ex-Black Sabbath

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


         

Clique no banner e baixe nosso app

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’