Lily Allen: O que você sabe sobre a cantora do hit ‘’The Fear’’?
Lily Rose Beatrice Allen, conhecida simplesmente como Lily Allen, é uma cantora compositora e atriz britânica. Nascida em Londres no ano de 1985, fez sua primeira aparição na TV aos três anos de idade em um episódio do programa The Comic Strip Presents; aos quatro anos teve que lidar com o fato de seu pai ter divorcidado de sua mãe e abandonado a família.
Aos onze anos de idade, foi descoberta por uma ex-estudante de música da Universidade de Victoria (que em breve se lançaria no mundo da música como Rachel Zeffira), que a ouviu cantar Wonderwall, da banda britânica Oasis na escola onde Lily estudava. Fascinada com o talento da menina, Zeffira começou a dar aulas de canto na hora do almoço, o que posteriormente levou Allen a cantar uma canção da animação Dumbo, da Disney, em um show de talentos de sua escola.
Sua carreira musical começou no ano de 2005 quando ela assinou um contrato com uma gravadora chamada Regal Recordings e começou a gravar e publicar suas gravações vocais na antiga rede social do MySpace. O resultado foi seu primeiro lançamento em Airplay na estação de rádio BBC Radio 1 e também a divulgação de seu single, Smile, lançado em 2006. O primeiro single de Allen rendeu uma certificação do disco de platina duplo pela British Phonographic Industry (Indústria Fonográfica Britânica).
Antes mesmo de assinar o contrato com a Regal Recordings, Allen chegou a assinar um contrato com a London Records em 2002, mas foi rejeitada pela gravadora pouco tempo depois, o que levou Allen a estudar horticultura por um tempo a fim de se tornar florista, até que ela decidiu voltar a se dedicar à música e começou a escrever canções e a compor. Logo depois do lançamento de Smile e após receber as certificações do disco de platina duplo, a popularidade de Allen começou a crescer e uma revista britânica que publicava matérias recentes sobre descobertas no universo musical demonstrou um grande interesse nela, e Lily até chegou a aparecer na capa da revista The Observer Music Monthly dois meses depois de ser descoberta pela indústria do entretenimento.
Ainda no ano de 2006, Allen lançou seu álbum de estreia: Alright, Still. A revista americana Entertainment Weekly chegou a nomear o álbum como um dos dez melhores álbuns do ano, embora ele ainda não tivesse sido lançado em território estadunidense, e quando lançado, alcançou a vigésima posição da Billboard 200, vendendo quase um milhão de cópias no Reino Unido.
No ano de 2009, Allen lançou seu segundo álbum chamado It’s Not Me, It’s You, o que a levou a fazer uma turnê para promover o álbum pelo mundo. O álbum continha sucessos como Not Fair e The Fear, e seu trabalho feito juntamente com Greg Krustin lhe rendeu uma indicação ao prêmio de Compositor do Ano de 2010, além de ser indicada para outras categorias como Melhor Canção Musicalmente, Melhor Canção Liricamente e Melhor Trabalho Apresentado, todas elas representadas por The Fear.
Após as premiações, Allen chegou a anunciar que estava planejando novos trabalhos ao lado do compositor brasileiro Nelson Alves e chegou a mudar seu nome artístico para Lily Rose Cooper, chegando até a participar do dueto de True Love com a cantora Pink e a participar de um desfile de moda em Paris produzido por Mark Ronson. Mais tarde ela gravou um cover de Somewhere Only We Know, da banda Keane, que seria usado para um comercial de Natal em lojas de departamento e que também foi utilizada em alguns filmes de animação. Logo, ela anunciaria seu terceiro álbum: Sheezus.
No fim de 2013, Lily Allen foi anunciada como uma das mais recentes contratadas pela gravadora da Warner Bros. Records.
A cantora ainda chegou a passar por uma crise de identidade, revelando que não estava satisfeita com os estilos musicais que eram impostos pra ela, acreditando que as pessoas da indústria fonográfica não a permitiam escolher cantar outros gêneros. Ela chegou a anunciar que o novo álbum que lançaria em breve teria como foco suas recentes experiências de vida, como o fim de seu casamento com Sam Cooper, suas filhas, maternidade, sentimentos novos e outras temáticas pessoais; voltando a trabalhar com Mark Ronson na produção do novo disco, ela contou com a participação especial de Giggs (rapper britânico). Novas músicas como Trigger Bang e Three foram lançadas logo depois.
No início de 2024, a cantora se envolveu em uma polêmica quando revelou que a maternidade e suas filhas arruinaram sua carreira, já que os novos trabalhos lançados tiveram menos popularidade que os anteriores; Allen também revelou que optou por priorizar suas filhas por não querer que elas passassem pelo mesmo que a cantora passou na infância: a criação por pais ausentes.
“Quando se trata de carreira, nunca tenho uma estratégia de fato, mas, sim, minhas filhas arruinaram minha carreira, eu as amo e elas me completam, mas em termos de estrelato pop, arruinaram tudo. Realmente me irrita quando as pessoas dizem que você pode ter tudo porque, francamente, você não pode. Algumas pessoas escolhem a carreira em vez dos filhos e essa é uma prerrogativa delas.”
Entrevista de Allen sobre maternidade e trabalho para o podcast Radio Times
Mesmo com o auge de sua carreira tendo sido muitos anos antes, Allen ainda promete novos trabalhos que emplaquem popularidade ao mesmo tempo em que se dedica a cuidar de sua nova família. Em 2020, ela se casou novamente, desta vez com o ator David Harbour.
Pingback: Spice Girls: Tudo sobre a Girl Band - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: Paul McCartney: O que você sabe sobre o ex-Beatle? - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: Linkin Park anuncia retorno oficial: saiba das últimas notícias - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: Puffy: A banda que revolucionou o pop-rock japonês internacional - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: Diário de um Banana: Um mergulho nostálgico do humor juvenil - Rádio Social Plus Brasil