CURIOSIDADESDicas de Filmes e SériesEntretenimentoInternacional

Diário de um Banana: Um mergulho nostálgico do humor juvenil

Espalhe música por aí

A vida familiar traz alegrias, aventuras, estrepolias, momentos de amor e ódio e diversas sensações diferentes. No entanto, às vezes a visão e o pensamento acompanhado do questionamento do que é ser uma família normal chega para desafiar os clássicos padrões estereotipados do que seria uma família perfeita. E essas dúvidas e dilemas rondam a cabeça de um garoto aparentemente comum o fazem viver grandes aventuras de sua vida, que ele registra em seu famoso diário: O Diário de um Banana.

Publicidade

A série de filmes é baseada na série homônima de livros criada por Jeff Kinney publicada primeiramente no ano de 2007, que continua ativa até os dias de hoje. Os primeiros filmes foram produzidos entre os anos de 2010 e 2012, e acabou ganhando continuações que foram lançadas em 2016 (em formato live-action) e um reboot em forma de desenho animado em 2021. O elenco principal é formado por Zachary Gordon, Devon Bostick, Robert Capron, Steve Zahn e Rachel Harris; os atores permaneceram os mesmos nas filmagens dos filmes que foram adaptados entre 2010 e 2012, sendo substituídos posteriormente nas continuações.

*Alerta de Spoiler*

A coletânea de filmes conta a vida cotidiana de Greg Heffley, um garoto estudante do Ensino Fundamental que sonha em se tornar o garoto mais popular da escola, mas suas tentativas geralmente falham. Como se não bastasse, vive se metendo em encrencas em desventuras com a família, especialmente com o irmão mais velho, Rodrick, e Manny, o caçula. Seu pai, no entanto, sempre tenta fazer com que o filho aja como um garoto ‘’normal’’, incentivando-o a praticar esportes, colecionar novos hobbies e até mesmo arrumar um emprego, embora Greg prefira jogar videogames e comer fast-food, além de não ser o melhor aluno da turma.

A mãe de Greg é a típica mãe pata, sempre muito protetora com os filhos, e é muito eclética em relação à música, chegando até mesmo a fazer com que seus filhos passem por momentos constrangedores. Porém, Greg ainda conta com a ajuda de seu melhor amigo, Rowley, um atrapalhado garoto que apesar da inteligência baixa, sempre se dispõe a ajudar o amigo quando Greg tem uma nova ideia ou um plano que ele considera genial; só que além da impopularidade na escola e sua desastrosa vida em família, Greg ainda lida com as dificuldades do primeiro amor já que tem um enorme interesse em Holly, uma garota simpática que estuda na mesma classe que ele e Rowley, mas que às vezes se esquece do nome dele.

Os três primeiros filmes surpreenderam a crítica e foram muito bem elogiados, especialmente por conta da quantidade de humor nos filmes, as tramas e desenvolvimento de personagens muito bem elaborados e também a colaboração e disposição do elenco em adaptar os personagens de Jeff Kinney para a vida real. Na época, os cinemas foram lotados especialmente por crianças e adolescentes que leram os livros, e o resultado consolidou as expectativas dos fãs; embora o público-alvo seja quase totalmente jovem, os filmes e os livros também atraem adultos.

Inicialmente, antes de começar a trabalhar no primeiro livro que inauguraria a série, Jeff Kinney criou os primeiros esboços de Greg no final da década de 1990, quando na época, criava desenhos e histórias em um caderno de esboços de desenho, os quais ele tentou no início dos anos 2000 publicar em um site. As publicações, no entanto, foram reescritas por Kinney e quase todo o material inicial não foi para a edição final, e assim nasceu Diário de um Banana.

Não demorou muito para que a trama de Greg chamasse a atenção da editora New York Times,  que decidiu publicar a obra de Kinney, transformando o caderno de esboços em um best-seller nacional que logo foi traduzido para mais de 20 idiomas e virou sucesso internacional. Atualmente, a coletânea conta com 18 livros, e o livro de número 19 foi publicado em outubro de 2024.

Além dos 19 livros que contam a história de Greg, Kinney ainda escreveu livros especiais derivados de suas estórias, sendo um deles o livro do filme original lançado em 2007 e um manual Faça Você Mesmo, no qual o interlocutor pode escrever seu próprio diário inspirado nos ditos e vivências de Greg. Logo, foi a vez do autor escrever uma série especial dedicada a Rowley, a qual ele nomeou O Diário do Rowley e O Rowley Apresenta, que é uma espécie de spin-off de Diário de um Banana contado na perspectiva de Rowley, que agora assume o papel de protagonista.

A série especial de Rowley conta com três livros especiais.

O sucesso do personagem Greg Heffley, ao lado de sua família e amigos foi tanto que foi indicado por nove anos consecutivos ao Nickelodeon Kids Choice Awards, no qual venceu sete vezes na categoria Livro Favorito; ele também foi nomeado e indicado aos prêmios do New York Times Best-Seller (ficando em primeira colocação por 114 semanas consecutivas) e o ALA Notable Book, vencendo ambas as categorias.

Em uma entrevista, Jeff Kinney alegou que sua coletânea de livros continua fazendo o tamanho sucesso que nutre até hoje porque ele não tenta dar lições de moral ao seu público-alvo, pois tenta apenas fazer uma estória divertida para que seus leitores também se divirtam. Diário de um Banana perde apenas para Harry Potter na categoria de livros mais buscados pelos leitores da editora New York Times.

 “Greg é um personagem imperfeito e gosto de mantê-lo assim. Eu também tinha muitos problemas quando criança. Talvez isso explique parte de seu sucesso – as crianças podem se ver em Greg. Tento escrever sobre a experiência universal da infância. Eu me sinto muito feliz quando crianças de diferentes países e culturas acham engraçado o mesmo tipo de coisa.”

Entrevista de Kinney sobre o personagem Greg Heffley por e-mail

Com uma grande marca registrada na literatura juvenil internacional e seus grandes impactos no cinema nos anos 2000, Diário de um Banana continua sendo uma obra que vale a pena ser lembrada, conhecida e redescoberta pelos fãs e leitores e amantes curiosos do entretenimento com sua incrível nostalgia e carisma com um fantástico elenco e as hilárias vivências da família Heffley.


Espalhe música por aí
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um comentário sobre “Diário de um Banana: Um mergulho nostálgico do humor juvenil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


         

Clique no banner e baixe nosso app

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’