O que você sabe sobre o grupo NSYNC?
O NSYNC é uma boy band estadunidense destaque na música pop desde sua fundação no ano de 1995. Ela é composta por Justin Timberlake, JC Chasez, Joey Fatone e Lance Bass. Tudo começa quando Chris Kirkpatrick, fundador e ex-integrante do grupo, trabalhava nos estúdios da Universal Pictures, onde conheceu Lou Pearlman, responsável por fundar os Backstreet Boys. Antes mesmo de pensar em fundar um grupo musical, Kirkpatrick queria muito integrar um grupo musical justamente na época em que os Backstreet Boys haviam sido formados, porém, ele nunca soube de audições ou teve a oportunidade de fazer o teste.
Como Pearlman se interessou pela ideia de Kirkpatrick de fundar um grupo musical, o agente prometeu financiar o novo grupo caso Chris conseguisse reunir e encontrar outros cantores que pudessem se juntar à ele, o que o fez embarcar em uma jornada que durou um ano para encontrar os talentos de Justin Timberlake e JC Chasez por meio de um agente, já que ambos estavam apresentando o programa The Mickey Mouse Club.
Porém, com o fim do programa em 1994, Chasez decidiu voltar para sua cidade-natal em Maryland, porém, no caminho, deparou-se outra vez com Timberlake no estado do Tennessee, e juntos passaram a escrever e compor canções, já que ambos almejavam a carreira musical. Logo, eles se mudaram para a cidade de Nashville, onde começaram a se apresentar em dupla cantando suas faixas autorais; quando descobriram os anúncios de Kirkpatrick, a dupla se juntou a ele e como trio, partiram rumo à Flórida, onde conheceram e encontraram Joey Fatone, conhecido de Kirkpatrick. Logo depois, eles adicionaram Jason Galasso ao grupo depois de passar numa audição do grupo como baixista.
Logo, fazendo um breve trocadilho com as últimas letras dos nomes dos integrantes (Justin, Chris, Joey, Jason e JC), nasceu o NSYNC.
Porém, pouco tempo depois de montar uma vitrine para a primeira apresentação do grupo, Galasso desistiu por afirmar que seu objetivo na música não era ser um ídolo adolescente, o que fez o grupo substituí-lo por Lance Bass, na época com apenas 16 anos, ele foi apelidado de Lansten para que o nome NSYNC continuasse. Depois que Pearlman conheceu o quinteto, ele os apresentou a Johnny Wright, um agente de talentos que gerenciava os Backstreet Boys, e em 1995, seus primeiros sucessos We Can Work it Out e I’ll Be Back for More foram lançados.
Os sucessos não demoraram para emplacar nas paradas, e depois de assinar com a gravadora BMG Ariola Munich, o grupo foi enviado à Suécia para trabalhar no seu primeiro álbum de estúdio, que levava o mesmo nome da banda. Eles ficaram no top 10 em mais de dez países europeus e até mesmo lançaram singles exclusivos em território alemão como Together Again e For the Girl Who Has Everything. NSYNC logo se tornou um dos grupos mais populares e mais tocados do fim da década de 1990.
Com a onda de sucesso, NSYNC logo passou a fazer parte do mundo do entretenimento televisivo atuando no elenco da série Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira e até mesmo no elenco de dublagem da versão em inglês da animação japonesa Pokémon. O grupo também passou a abrir shows de turnês de outros artistas e chegaram até mesmo a cantar com outros talentos musicais como Michael Jackson, Aerosmith, Britney Spears, Elton John, Céline Dion e vários outros. Também no universo da TV, NSYNC fez uma participação especial em um dos episódios da 12º temporada de Os Simpsons.
Na virada do milênio, no ano de 2000, a boy band lançou seu segundo álbum chamado No String Attached, que continha hits como Bye Bye Bye e This I Promise You. Foi só depois no ano de 2001 que a banda voltou a lançar um novo álbum, desta vez, Celebrity, que acabou por revelar que os integrantes do NSYNC estavam cantando por vez em função de Timberlake, e logo depois saíram em turnê para promover o álbum.
Depois da turnê, o grupo decidiu dar uma pausa na carreira por sugestão de Timberlake, que também estava interessado em seguir carreira solo, tendo inclusive começado a trabalhar neste projeto individualmente. O grupo NSYNC anunciou seu hiato definitivo em 2007.
“Começou como uma divertida luta de bolas de neve que estava se tornando uma avalanche. E, também, eu estava crescendo com isso. Eu senti que me importava mais com a música do que algumas das outras pessoas do grupo. E eu senti que tinha outra música que queria fazer e que precisava seguir meu coração”
Entrevista de Timberlake sobre a saída do NSYNC
Durante o hiato do grupo, Timberlake começou carreira solo e também passou a atuar em filmes e séries, participando também de dublagens de filmes de animação; já Joey Fatone participou de alguns espetáculos musicais na Broadway, e Lance participou de alguns podcasts falando sobre o fim do grupo.
“Eu e os caras nunca estivemos… em termos ruins, você sabe, é só que a vida continua e você sabe que tem mais interesses; você tem que se concentrar em sua carreira e é ótimo. Uh, a coisa que mais me decepcionou não foi apenas Justin deixando a banda, hum … é que toda a nossa equipe – nossa gravadora, nossa gerência, tudo assim – todos eles sabiam. Todos sabiam que tinha acabado por três anos antes de me contarem. E assim, por três anos, estou sentado lá me preparando para um novo álbum, já que todo mundo sabe que estamos seguindo em frente. E então, eu não entendi – eu recusei, você sabe, havia uma sitcom que eu estava fazendo. Tive que recusar. Uh, quero dizer, todos os tipos de coisas que eu realmente queria fazer e focar, mas eu sabia que não podia porque, você sabe, meu primeiro compromisso é NSYNC. Tipo, esta é a minha vida.”
Entrevista de Lance Bass ao podcast Inside of You a respeito do NSYNC
Em 2013, o grupo se reuniu novamente no MTV Video Music Awards daquele ano, o que provocou um verdadeiro alvoroço entre os fãs, visto que Timberlake e o grupo se apresentaram cantando um medley especial com hits do NSYNC como Girlfriend e Gone. Em 2019, eles foram homenageados e parabenizados pela cantora Ariana Grande depois que eles abriram o show de turnê da cantora na época, no entanto, Timberlake não pôde participar do evento por conta de sua agenda de shows.
No entanto, em 2023, o NSYNC se reuniu novamente para gravar as músicas oficiais da trilha sonora do filme de animação da Dreamworks Trolls 3: Juntos Novamente, lançando uma faixa que continha as novas músicas do grupo, como Better Place e Paradise. As duas músicas emplacaram nas paradas globais do ITunes e na lista de hits da Billboard Hot 100 e surpreenderam os fãs; depois de uma entrevista com todos os integrantes da banda reunidos, Fatone revelou que com o envolvimento profissional de Timberlake em seus projetos e dos sucessos das músicas, o grupo poderia se reunir novamente e voltar a gravar novos álbuns por tempo indeterminado.
Pingback: ''Better Place'' de NSYNC nesta edição de ''Muito Além da Música'' - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: ''Não é Proibido'' de Marisa Monte nesta edição de ''Movie In Concert'' - Rádio Social Plus Brasil