Aconteceu no Mundo da MúsicaCURIOSIDADESInternacionalMúsica em Pauta

Como Oingo Boingo se transformou de um grupo de teatro a ícone do new wave?

Espalhe música por aí

O Oingo Boingo surgiu durante a era new wave, um alargamento do movimento da cultura punk voltado mais para o pop ainda no final da década de 1970. Inicialmente, Oingo Boingo era uma trupe de teatro de rua que atuava em Los Angeles, mas logo começaram a se envolver mais com a indústria da música, chegando a empregar até 15 artistas e tocar mais de 30 instrumentos musicais, sendo alguns construídos pelos próprios membros do grupo.

Publicidade

Em 1974, Danny Elfman se juntou ao grupo e se tornou seu líder, afastando a trupe do teatro de rua e dando mais foco para um teatro musical. Juntos, apresentavam covers do cantor de jazz Cab Calloway e tocavam instrumentais do balé russo e também um gênero musical indonésio chamado gamelão, variando com outros gêneros. Logo depois da entrada do guitarrista Steve Bartek, Oingo Boingo apareceu pela primeira vez no concurso de talentos televisivo The Gong Show, do qual saíram vencedores.

Porém, no fim da década de 70, Elfman ‘’reformou’’ a banda e diversos antigos membros saíram, estabelecendo o nome Oingo Boingo somente em 1979. Elfman permaneceu ao lado de Steve Bartek, Sluggo Philips, Dale Turner e Leon Schneirdeman. A reformulação do Oingo Boingo ocorreu por conta de inspirações do mesmo fato ter ocorrido com outras bandas da época, como o Devo, Selecter, Madness e diversos. No mesmo ano da ‘’formação oficial’’ do grupo, foi lançada sua primeira canção: I’m Afraid.

Com o sucesso garantido, a banda logo lançou uma faixa em formato EP especial que levou o nome homônimo do grupo em 1980.

Até o momento, Oingo Boingo contava com cerca de oito membros além de Eflman, Philips, Bartek, Turner e Scheneirdeman: logo ingressaram o baixista Kerry Hatch, o baterista Johnny Vastos Hernandez e o tecladista Richard Gibbs. Com o novo lançamento de Only a Lad, o grupo passou a ganhar destaque nas paradas de Los Angeles, o que levou a banda a divulgar seu primeiro álbum que levou o mesmo nome da música de sucesso, e em seguida, lançaram respectivamente Nothing to Fear e Good For Your Soul. Oingo Boingo logo passou a se diferenciar de algumas bandas new wave graças a seu novo formato de percussão, escalas e harmonias convencionais e até mesmo com sua seção específica para instrumentos de sopro.

Fonte: Divulgação/Youtube
Oingo Boingo| Stay (Oficial Video)

Em 1984, o grupo entrou em hiato com a saída temporária de Kerry Hatch e Richard Gibbs, que logo saíram definitivamente da banda. Elfman aproveitou o hiato do grupo para lançar seu próprio álbum solo; logo, dois novos membros foram adicionados ao Oingo Boingo para substituir Gibbs e Hatch, desta vez, Mike Bacich e John Avila. Com a volta do grupo, em 1985, o grupo lançou seu novo álbum Dead Man’s Party, que apresentou músicas que tocaram na trilha sonora dos filmes A Última Festa de Solteiro (1984), Mulher Nota 1000 (1985) e De Volta às Aulas (1986).

Na mesma época, Elfman chegou a compor a trilha sonora do filme As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985), o que faria com que ele composse as trilhas para quase todos os filmes do recém-lançado renomado diretor Tim Burton. Porém, Bacich logo foi substituído por um outro tecladista chamado Carl Graves, que acompanhou com a banda o lançamento dos álbuns Boingo Alive e Dark at the End of the Tunnel. Juntos, Oingo Boingo lançaram novos hits de sucesso, como Out of Control, Winning Side e Flesh’n’Blood.

Na década de 1990, Oingo Boingo continuava a se apresentar regularmente ao vivo, especialmente com concertos anuais de Halloween. Isso contribuiu para que o grupo logo colaborasse com a música que estava sendo composta para o filme animado em stop-motion de Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack (1993). Alguns de seus shows nesse mesmo período passaram a incluir percussão circense, acordeão adicional e uma direção hard rock, com a chamada Sad Clown Orchestra. Porém, aos poucos, Elfman começou a perceber que sua ligação com a banda estava diferente. Consequentemente, o grupo encurtou seu nome simplesmente para Boingo, que lançou um novo álbum homônimo com o novo nome do grupo, que se separou definitivamente em 1996.

Enquanto estava brigado com a banda, Elfman se envolveu com o desenvolvimento da trilha sonora de mais três filmes de Tim Burton, dentre eles Edward Mãos de Tesoura (1990) e também se envolveu com diversas trilhas sonoras para séries de TV e mais outros filmes de diversos diretores, inclusive o Homem-Aranha (2002). Logo, Richard Gibbs também começou a atuar como compositor de filmes.

O grupo se reuniu novamente em 2015 para fazer uma performance ao vivo do tributo ao filme O Estranho Mundo de Jack, e no ano seguinte, Oingo Boingo foi homenageado na Prefeitura de Los Angeles; e depois de 37 anos, Elfman lançou seu novo álbum, chamado Big Mess. Em 2024, o grupo reuniu-se pela última vez para realizar uma turnê de despedida, e chegaram ao Brasil em maio de 2024.

No Brasil, a música Stay do Oingo Boingo integrou a trilha sonora da novela Top Model (1989), e foram até mesmo chamados de ‘’a versão estrangeira da banda brasileira Titãs’’. Elfman não compareceu à turnê de despedida da banda, e atualmente, também é o compositor da trilha sonora da série Wandinha (2023) de Tim Burton.


Espalhe música por aí
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um comentário sobre “Como Oingo Boingo se transformou de um grupo de teatro a ícone do new wave?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


         

Clique no banner e baixe nosso app

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’