CURIOSIDADESMúsica em Pauta

Busted: Quem é a banda pop-punk fenômeno adolescente dos anos 2000?

Espalhe música por aí

Busted é uma boy band pop punk britânica de Essex, Inglaterra, formada por Matt Willis, Charlie Simpson e James Bourne em 2000.  Antes de formar a banda, Bourne e Willis já faziam testes para outras bandas, mas não chegaram a passar em nenhum teste, porém, permaneceram com sua amizade e até mesmo escreviam material musical juntos inspirados pela trilha sonora do filme American Pie 2 e também nas bandas BBMak e Blink-182. Depois disso, nomearam sua dupla como The Termites, mais tarde incluindo os nomes de Owen Doyle e Ki Fitzgerald, porém, a banda se separou ainda em 2001.

Publicidade

Buscando por um novo membro, Willis e Bourne chegaram a publicar um anúncio na revista New Musical Express (NME). As audições foram realizadas no Pineapple Studios, com Charlie Simpson e Tom Fletcher tendo sido cotados para completar a banda que foi renomeada para Busted, porém, o empresário da banda telefonou para Fletcher para notifica-lo de que a banda seguiria como um trio constituído por Bourne, Willis e Simpson.

Lançada oficialmente em 2002, Busted lançou seu primeiro single What I Go To School For, inspirado em uma professora por quem Willis tinha uma queda na adolescência. Antes do lançamento, apareceram na capa da revista Smash Hits sob uma manchete que avisava que eles seriam tão impactantes quanto Rik Waller. Pouco tempo depois, lançaram seu álbum de estreia que levava o mesmo nome da banda, alcançando a segunda posição do Top 30 do Reino Unido.

Fonte: Divulgação/Youtube
Busted| What I Go To School For

Logo, novos sucessos foram lançados, como Year 3000 (inspirado no filme de Spielberg, De Volta para o Futuro, o preferido de Bourne) e You Said No. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias até o final de 2002.

A banda iniciou o ano de 2003 com a vitória da indicação do prêmio Revelação Favorita no National Music Awards e também de Melhor Banda no Disney Channel Awards. Em seguida, foi lançado o álbum A Present for Everyone, que vendeu mais de um milhão de cópias e continha um dos hits mais memoráveis do grupo: Crashed the Wedding.

Depois do sucesso nas paradas, Simpson conheceu em uma festa o baterista Omar Abidi e o guitarrista Alex Westaway. Na época, Charlie estava ficando muito frustrado com a música que tocava com Willis e Bourne, afirmando que ‘’possuía toda essa criatividade reprimida dentro de mim e eu só precisava desabafar em algum lugar, e eu estava escrevendo muitas músicas, mas não conseguia tocá-las, porque não tinha ninguém com quem tocá-las”. Na mesma festa, Charlie, juntamente com Omar e Alex fizeram uma sessão Jam improvisada e depois seguiram para o apartamento de Simpson, onde combinaram a começar a se apresentar com guitarras e um kit de bateria, o que o levou a escrever sua primeira canção, Too Much Punch, lançada pela nova banda de Charlie: a Fightstar.

Em 2004, Busted lançou novos hits como Air Hostess e Who’s David, que também emplacaram nas paradas e renderam a eles o prêmio de Melhor Artista Revelação Britânica e Melhor Artista Pop no BRIT Awards de 2004. O grupo então partiu para os Estados Unidos e lançaram um novo álbum auto-intitulado, que misturava canções de seus dois primeiros álbuns, a banda até mesmo chegou a ter uma série chamada America or Busted, que mostrava as tentativas da banda sucesso entre os jovens que tentava emplacar o sucesso nos Estados Unidos, mas que falharam ao fazê-lo. O programa foi também exibido pela MTV do Reino Unido.

Ainda nos Estados Unidos, Busted foi convidado a gravar uma música para o filme Thunderbirds de 2004. Em seguida, lançaram uma nova faixa e ainda mais dois álbuns que os levaram a participar de uma turnê que tinha esgotado os ingressos. No final de 2004, Busted também trabalhava em uma gravação cover do single de Natal de sucesso do Reino Unido Do They Know It’s Christmas? do Band Aid 20, que visava arrecadar dinheiro para ajudar no combate ao HIV na Etiópia e também a fome no Sudão, além de ajuda humanitária em diversos países.

No entanto, a participação de Charile Simpson na Fightstar gerava tensões dentro do Busted, e pouco tempo depois, anunciou ao empresário do trio que formava com Bourne e Willis que deixaria o Busted para se dedicar à Fightstar em tempo integral, já que a banda havia anunciado 14 datas para uma turnê. Em 14 de janeiro de 2005, o fim do Busted foi anunciado após a partida de Charlie.

“Foi uma coisa muito divertida de se fazer, e eu me dei bem com todos com quem eu estava fazendo isso, mas por outro lado, a música não estava realmente me satisfazendo. Tenho boas lembranças da época porque estávamos viajando pelo mundo e fazendo coisas incríveis, mas no que diz respeito à autorrealização, não estava realmente fazendo muito por mim, então tenho essas visões mistas quando olho para trás. Mas não há dúvida de que foi uma coisa incrível de se fazer”.

Entrevista de Charlie Simpson sobre o fim do Busted e ingresso à Fightstar

Pouco tempo depois, Charlie Simpson começou a seguir sua carreira solo depois que a banda anunciou um hiato. Enquanto isso, Bourne lançava novas músicas por meio da banda punk Son of Dork e até mesmo chegou a se lançar em carreira solo sob o codinome Future Boy, também escrevendo músicas para outros artistas de renome como os Jonas Brothers, Melanie C, McFly, Patrick Monahan, JC Chasez e diversos outros, sendo até mesmo nomeado como um dos maiores compositores do drama musical Britannia High. Já Matt Willis também se lançava em carreira solo, e alcançou as paradas ao lançar a música Crash, tema do filme As Férias de Mr Bean. Willis também apareceu no seriado I’m a Celebrity, Let Me Get out of Here e se apresentou no BRIT Awards.

Em 2013, Willis e Bourne tiveram uma reunião surpresa, na qual tocaram os hits dos primeiros anos de Busted sob o nome de MC Busted, chegando até mesmo a lançar um álbum de estreia homônimo. E em 2015, Charlie Simpson alegou que estava altamente disposto para voltar a formar o trio com Willis e Bourne, e com a volta de Charlie, o Busted fez um show que vendeu mais de cem mil ingressos e ainda anunciaram uma turnê que marcava a volta do fenômeno adolescente dos anos 2000.

“Acho que disse isso [tantas vezes], em particular e publicamente, e quis dizer isso todas as vezes. Mas, como eu disse, mudei de ideia e isso se deveu à mudança das circunstâncias. Eu nunca pensei que chegaríamos a um ponto em que estávamos em um estúdio escrevendo músicas que todos nós apoiamos criativamente e isso foi um grande choque para mim”.

Entrevista de Charlie Simpson sobre seu possível retorno

Em 2016, Busted lançou seu novo álbum depois de mais de dez anos em hiato após o fim da banda e anunciaram uma nova turnê para divulgar o retorno oficial. Na turnê, a banda anunciou a futura chegada de dois novos álbuns, surpreendendo o presidente da East West Studios, Chalmers.

Fonte: Divulgação/Youtube
Busted| Air Hostess Cardiff Arena Live

“Assistir ao Busted tocar ao vivo nas últimas semanas e ver as pessoas responderem à sua música e energia tem sido incrível. O Busted tem uma enorme base de fãs global que ficará muito animada para ouvir a nova música em que os caras estão trabalhando. Eles conseguiram combinar o som clássico do Busted com um toque moderno, com certeza lembrará as pessoas de por que elas os amam. Estamos muito felizes por trabalhar com Charlie, Matt e James”. 

Chalmers sobre o retorno de Willis, Simpson e Bourne

Pouco tempo depois, eles lançaram singles como Nineties, Half Driver e Half Way There, sucessos que retomavam o pop clássico que os lançou ao mundo e também lembravam a estética de bandas dos anos 90 como Nirvana, Oasis e até mesmo os Backstreet Boys. No final de 2016, eles fizeram uma breve aparição na TV em mais de doze anos na competição musical televisiva The X Factor.

Um novo álbum foi planejado pela banda, mas que demorou um pouco mais que o previsto para ser lançado, sendo oficialmente publicado em 2019, que continha canções como All My Friends e Reunion. No mesmo ano, eles foram convidados a se apresentar juntamente com a banda Jonas Brothers no festival Capital’s Summertime em Londres. Em 2020, Bourne lançou seu próprio álbum solo Safe Journey Home e mais uma outra coletânea solo em 2022; já Matt Willis continuou seguindo sua carreira de ator e chegou a participar de produções teatrais como Waitress e 2:22 A Ghost Story durante um breve hiato da banda.

Busted deu fim ao hiato em 2023 e proporam uma turnê em comemoração ao vigésimo aniversário do grupo, lançando um single comemorativo de estreia com a banda Simple Plan para brevemente também se unir a artistas como All Time Low, McFly e Neck Deep. Em 2024, a banda participou do festival de rock Download Festival, estando em turnê pelo Reino Unido.

Fonte: Divulgação/Youtube
Busted| Shipwrecked in Atlantis

Espalhe música por aí
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um comentário sobre “Busted: Quem é a banda pop-punk fenômeno adolescente dos anos 2000?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


         

Clique no banner e baixe nosso app

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’