CURIOSIDADESInternacionalMúsicaMúsica em Pauta

Você sabe como surgiu o gênero da música pop?

Espalhe música por aí

O segundo gênero mais popular de toda a música nasceu inicialmente nos Estados Unidos na década de 1930, inspirado pelas raízes já deixadas pelo jazz e pelo blues, além de alguns registros do gênero da música folk. Suas bases recém-formadas, apesar de recentes demais para a época, ajudaram a construir uma base para a inspiração do desenvolvimento da música popular estadunidense.

Publicidade

No entanto, o pop passou a ser considerado gênero musical apenas no início dos anos 50, quando passou a ser conhecido por adotar uma estrutura musical muito simples: verso – refrão – verso. Ainda na década de 50, o pop atingiu um nível considerado comercial, quando diversas músicas passaram a ter letras atrativas em geral para vender produtos, mas pouco tempo depois, o estilo musical que era utilizado apenas para comerciais de TV se espalhou pelo cenário musical e nele se estabeleceu. Diversos artistas inspirados pela mãe do rock Rosetta Tharpe como Elvis Presley, Little Richard e Chuck Berry começaram a se destacar no cenário que variava o uso do pop e do rock para um único ritmo: o famoso pop-rock clássico, que logo daria origem ao pop moderno e o rock.

Com o gênero cativando principalmente os jovens, os anos 60 deram início ao movimento em que o pop passou a contar com melodias e refrões mais românticos. Dentre grandes nomes que aderiram e contribuíram para a evolução do pop na época que se tornaram ídolos dos adolescentes das décadas posteriores podemos citar The Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan e Beach Boys, que além de comporem letras românticas para serem cantadas, adicionaram ao gênero as influências dos ritmos mais modernos, como o soul, funk americano, a volta do gênero folk e o psicodelismo de sua estética. O pop logo também passou a ser representado pelas artes com a chegada do movimento Pop Art de Andy Warhol, que passou a pintar além de objetos como latas de sopa, estrelas de cinema e artistas musicais em ascensão, a exemplo de Elvis Presley.

Fonte: Divulgação/Youtube
Andy Warhol brief biography and artwork

 

 

 

Nos anos 70, o pop sofreu mais uma grande mudança: com a chegada das bandas de rock e a alta de movimentos liberais, especialmente movimentos antiguerra contra a Guerra do Vietnã e o movimento hippie de contracultura, a música passou a ser um cenário de debates políticos, liberdade de expressão e conflitos pessoais de classes sociais ou individuais. Logo, o pop passou a apresentar uma estética que podia agora acompanhar o ritmo do corpo, foi quando o gênero pop passou a se fundir com a recém-criada música disco. Essa época também foi responsável por lançar os talentos de artistas como Judy Collins, Carole King e Joni Mitchell.

Mesmo com o passar do tempo, diversos artistas que passaram a se lançar na carreira musical conservavam alguns estilos dos pioneiros do pop dos anos 50.

Os anos 70 foram responsáveis por lançar poderosos nomes do pop como ABBA, Elton John e diversos, mas com a chegada dos anos 80, a música disco se mostrou totalmente fundida ao pop, lotando discotecas e danceterias da época. A década de 1980 é chamada por muitos de Era de Ouro do Pop, pois é a partir daí que o pop passa a contar com nomes que dariam início à ‘’realeza’’ da indústria dos gêneros musicais e fonográficas; além de artistas da Era Disco como os Bee Gees e Andrea True Connections, o mundo tem seu primeiro contato com Michael Jackson, o rei do pop, e o sucesso de Madonna, a rainha do pop. Novas mudanças também aconteceram nas músicas do gênero: além da popularidade sem precedentes que passaram a ter um alcance inacreditável, as letras passaram a ser extremamente cativantes, além de seus artistas passarem a contar com incríveis danças performáticas e videoclipes vibrantes repletos de cor e movimento, que ajudaram a definir os primeiros passos do pop que conhecemos hoje.

Fonte: Divulgação/Youtube
Michael Jackson| I’ll be There

Com a tamanha popularidade e número de fãs que eram cativados pelos novos artistas, diversos subgêneros derivaram do estilo da música pop, como R&B, hip hop e música eletrônica, o que contribuiu para que a música se reinventasse e criasse novas modas, sem contar a sua extraordinária evolução.

A partir dos anos 90, o cenário musical não só estava habituado com grandiosas bandas de rock como agora ganharia o direito de lançar diversos grupos conhecidos como boy bands e girl bands, grupos de geralmente até 6 integrantes com poderosas habilidades vocais que também realizavam performances de dança. Nomes como Spice Girls, Backstreet Boys, NSYNC e Little Mix, além de vários outros. Diferente de todas as suas décadas de história, o pop passou também a influenciar na cultura popular global (chamada de cultura pop), e passou também a dominar o mercado global e o sucesso mundial e contava também com influências de consumo e comportamento conforme novos ídolos contemporâneos eram lançados e a realeza pop aumentava.

Agora também passamos a ter príncipes e princesas do pop: Justin Timberlake, Britney Spears, Ariana Grande, Lady Gaga, Justin Bieber, Katy Perry, Avril Lavigne, Enrique Iglesias, Christina Aguillera, Bruno Mars, Shawn Mendes e outros já conquistaram e contam com alguns desses poucos títulos depois que atingiram seu estrelato mundial.

A partir dos anos 2000, o pop que já passava muito além das fronteiras do território estadunidense passou a ser representado em diversas partes do mundo, seja em seu gênero inicial ou seus subgêneros. A música passou a ser um espaço onde artistas de todo o mundo podiam ter contato com diversas diversidades culturais, idiomas e características, formando uma comunidade internacional juntamente com os fãs. O pop, agora consolidado na música e com um impacto duradouro, longínquo e atemporal passa a ter o mesmo estilo do gênero musical da maneira que conhecemos hoje. São caracterizadas suas músicas agitadas, danças, refrões que marcam gerações e o alcance no topo das paradas.

Já no Brasil, como diversos gêneros musicais presentes no Brasil, o pop brasileiro é muito influenciado pelo pop internacional, entre eles o pop estadunidense, o mais influente de todos. Embora sua chegada no território brasileiro tenha sido vista como uma nova moda/onda para os jovens, a música pop se consolidou e se tornou uma marca de diversidade cultural, social e étnica. Diversos subgêneros também surgiram do pop brasileiro, como MPB, axé e reggae; dentre alguns nomes do pop brasileiro, é possível citar boys e girl bands e artistas solo como Rouge, Giulia Be, Kelly Key, Jota Quest, Restart, Vitor Kley, Nando Reis, Marisa Monte e vários outros.

Fonte: Divulgação/Youtube
Rouge| Ragatanga (ao vivo BH 2018)

Em todos o seu quase século de história, o pop se tornou o gênero mais eclético da música e é o segundo gênero mais ouvido no mundo, perdendo apenas para o hip hop. A indústria musical também foi muito impactada pela chegada do pop, pois com ele, diversos gêneros e subgêneros surgiram em vários lugares do mundo e até mesmo foram criados festivais para celebrar os diferentes gêneros de música global. Festival Eurovision da Canção, Grammy Awards, Tomorrowland, Rock’n’Rio, Summerfest são apenas poucos exemplos de uma intensa variedade de festivais musicais pelo globo.

 


Espalhe música por aí
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um comentário sobre “Você sabe como surgiu o gênero da música pop?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


         

Clique no banner e baixe nosso app

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’