Puffy: A banda que revolucionou o pop-rock japonês internacional
Puffy é um grupo musical de pop-rock e j-pop japonês formado pela Sony em Tóquio no ano de 1995. É um dos grupos mais famosos de música japonesa, chegando a fazer sucesso em outros países especialmente no início dos anos 2000.
A história do grupo começa quando Ami Onuki, ainda no Ensino Médio, fazia parte de uma banda chamada Hanoi Sex, na qual era vocalista. Conforme o tempo passava, a banda chegou a enviar alguns de seus trabalhos para os escritórios da Sony Music Entertainment do Japão, e logo foram chamados para começar sua carreira em sua primeira gravadora. Mas pouco tempo depois, a banda se desfez e apenas Ami permaneceu, foi quando a artista pensou em desistir da carreira musical, porém, foi encorajada a ficar para fazer carreira solo.
Em seguida, Ami foi apresentada à Yumi Yoshimura, que havia sido recém-descoberta por um caça talentos na cidade de Osaka e se mudou recentemente para Tóquio para ingressar na indústria musical. A princípio, as duas não tinham interesse em ser uma dupla conforme a Sony desejava, mas depois de diversos encontros por coincidência em festas da corporação, as duas decidiram conversar e tentar dar uma chance ao fato de serem uma dupla. Quando gravaram uma fita teste pela primeira vez, descobriram que suas vozes tinham muita harmonia musical, chegando a parecer uma única voz.
Porém, como Ami estava engajada no plano de carreira solo, Yumi concordou em também fazer seus próprios solos, mas que ainda não haviam sido lançados e o plano foi engavetado por ambas. Em 1995, as duas lançaram sua primeira música como dupla chamada Asia no Junshin (que mais tarde recebeu a versão em inglês True Asia), que abordava a diversidade cultural do continente asiático e emplacou nas paradas do Japão e em territórios vizinhos, fazendo absoluto sucesso.
Depois de vender milhões de cópias por todo o Japão, em 1997 a dupla lançou seu álbum SoloSolo, que continha sete solos de cada uma. Pouco tempo antes do lançamento da primeira faixa, o produtor musical Andy Strumer, que já havia integrado as bandas Jellyfish e Unicorn, as batizou como Puffy e foi até reconhecido como padrinho do grupo (título que leva até hoje). A partir daí, a dupla começou a cantar trabalhos que eram compostos por Strumer e também pelo compositor e produtor Tamio Okuda. O grupo passou a ser popular em território japonês depois de lançar singles como Circuit no Musume e até mesmo versões próprias de covers de músicas famosas como Be Someone Tonight e Lucy in the Sky with Diamonds.
Em 1996, foi lançado o álbum AmiYumi, foi quando Ami e Yumi passaram a ser conhecidas como Beatles Japoneses, devido ao fato de a grande maioria de suas canções e visual ser inspirada no estilo musical e estético da banda. Após isso, lançaram a Puffy-mania, que explodiu nas mídias, levando-as a se tornarem estrelas da multimídia, chegando a participar de um programa de TV semanal que tinha como convidados astros como Sylvester Stallone, Harrison Ford, Lenny Kravitz e também a banda de rock Garbage.
Posteriormente, a dupla lançou mais três álbuns: Jet CD, Fever Fever e Spike; o último foi responsável por lançar um dos maiores grandes sucessos da banda: Boogie Woogie Nº 5.
Com o sucesso de Boogie Woogie Nº5, Puffy foi convidado a fazer sua primeira aparição nos Estados Unidos em um showcase chamado An Evening with Japan’s All-Stars, que aconteceu na cidade de Austin, no estado do Texas. Elas estouraram nas paradas estadunidenses desde sua primeira apresentação em solo norte-americano, porém, elas se envolveram em uma controvérsia com os advogados de Sean Combs (conhecido pelo nome artístico Puff Daddy), que acabaram por enviar a elas uma carta que exigia que elas mudassem seu nome. Então para evitar confusões, Strumer e as meninas decidiram mudar seu nome para Puffy AmiYumi. Isso não impediu seu caminho para seu sucesso, mais tarde, lançaram novos álbuns como An Illustrated Story (2002) e Nice (2003), que fazia um tributo homenageando John Lennon e Yoko Ono.
Emplacando nas paradas, a dupla de Ami e Yumi logo foi convidada para compor e cantar a versão de abertura do novo programa que prometia sucesso à Cartoon Network: Os Jovens Titãs, do ano de 2003. A animação pseudo-anime foi um sucesso e a dupla foi responsável por cantar tanto a versão em inglês como a versão japonesa da série que durou cinco temporadas e ganhou um filme especial. Em 2004, a banda também ganho um desenho animado que retratava as desventuras animadas das personagens em formato de desenho animado em 2D, chamado Hi Hi Puffy AmiYumi, que durou três temporadas e nomearia o álbum da banda lançado em 2005.
O desenho as tornou famosas no mundo todo, sendo ícones da música dos anos 2000, inclusive ganhando fãs na Europa, América Latina e América do Norte. Em 2004, sua música Friends Forever integrou a trilha sonora da continuação do filme live-action Scooby-Doo e em 2005, cantaram a canção Hajimari no Uta (Song of Origin) como encerramento do filme Pokémon: Lucario and the Mystery of Mew.
A estética de Ami e Yumi em seu estilo musical continuou conquistando fãs, e ainda prometiam muito mais depois de fazer uma versão cover especial de Girls Just Wanna Have Fun com Cyndi Lauper e ainda fizeram uma turnê especial com a banda Tally Hall. Depois disso, fizeram uma sessão de autógrafos nos Estados Unidos.
Depois de lançarem Splurge, elas ainda cantaram e gravaram as canções All Because of You e I Don’t Wanna, ambas escritas por Avril Lavigne, para seu álbum Bring It, lançado em 2009. Yumi Yoshimura até mesmo chegou a atuar nos filmes Walking the Dog e The Neighbor No. Thirteen, ambos de 2004 lançados no Japão. A banda também fez participações nos filmes Copycat Killer (2002) e Love Death (2007), além de cantarem a abertura da série O Diário de Carrie, spin-off da série Sex and the City, ao lado do cantor Rolly Teranishi em 2014.
O sucesso da dupla emplaca até hoje principalmente no Japão, novos singles e álbuns foram lançados e em 2021, lançaram seu novo álbum The Puffy, e seu último single Sweet Sweet foi lançado em 2023. Em 2025, completam trinta anos de carreira e atualmente estão em turnê pelo Japão.
Pingback: ''Friends Forever'' de Puffy nesta edição de ''Movie In Concert'' - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: Como Oingo Boingo se transformou de um grupo de teatro a ícone do new wave? - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: ROSÉ: A jornada global de uma estrela do entretenimento - Rádio Social Plus Brasil