CURIOSIDADESInternacionalMúsica em Pauta

Puffy: A banda que revolucionou o pop-rock japonês internacional

Espalhe música por aí

Puffy é um grupo musical de pop-rock e j-pop japonês formado pela Sony em Tóquio no ano de 1995. É um dos grupos mais famosos de música japonesa, chegando a fazer sucesso em outros países especialmente no início dos anos 2000.

A história do grupo começa quando Ami Onuki, ainda no Ensino Médio, fazia parte de uma banda chamada Hanoi Sex, na qual era vocalista. Conforme o tempo passava, a banda chegou a enviar alguns de seus trabalhos para os escritórios da Sony Music Entertainment do Japão, e logo foram chamados para começar sua carreira em sua primeira gravadora. Mas pouco tempo depois, a banda se desfez e apenas Ami permaneceu, foi quando a artista pensou em desistir da carreira musical, porém, foi encorajada a ficar para fazer carreira solo.

Fonte: Divulgação/Youtube
Puffy| Friends Forever Live

Em seguida, Ami foi apresentada à Yumi Yoshimura, que havia sido recém-descoberta por um caça talentos na cidade de Osaka e se mudou recentemente para Tóquio para ingressar na indústria musical. A princípio, as duas não tinham interesse em ser uma dupla conforme a Sony desejava, mas depois de diversos encontros por coincidência em festas da corporação, as duas decidiram conversar e tentar dar uma chance ao fato de serem uma dupla. Quando gravaram uma fita teste pela primeira vez, descobriram que suas vozes tinham muita harmonia musical, chegando a parecer uma única voz.

Porém, como Ami estava engajada no plano de carreira solo, Yumi concordou em também fazer seus próprios solos, mas que ainda não haviam sido lançados e o plano foi engavetado por ambas. Em 1995, as duas lançaram sua primeira música como dupla chamada Asia no Junshin (que mais tarde recebeu a versão em inglês True Asia), que abordava a diversidade cultural do continente asiático e emplacou nas paradas do Japão e em territórios vizinhos, fazendo absoluto sucesso.

Depois de vender milhões de cópias por todo o Japão, em 1997 a dupla lançou seu álbum SoloSolo, que continha sete solos de cada uma. Pouco tempo antes do lançamento da primeira faixa, o produtor musical Andy Strumer, que já havia integrado as bandas Jellyfish e Unicorn, as batizou como Puffy e foi até reconhecido como padrinho do grupo (título que leva até hoje). A partir daí, a dupla começou a cantar trabalhos que eram compostos por Strumer e também pelo compositor e produtor Tamio Okuda. O grupo passou a ser popular em território japonês depois de lançar singles como Circuit no Musume e até mesmo versões próprias de covers de músicas famosas como Be Someone Tonight e Lucy in the Sky with Diamonds.

Em 1996, foi lançado o álbum AmiYumi, foi quando Ami e Yumi passaram a ser conhecidas como Beatles Japoneses, devido ao fato de a grande maioria de suas canções e visual ser inspirada no estilo musical e estético da banda. Após isso, lançaram a Puffy-mania, que explodiu nas mídias, levando-as a se tornarem estrelas da multimídia, chegando a participar de um programa de TV semanal que tinha como convidados astros como Sylvester Stallone, Harrison Ford, Lenny Kravitz e também a banda de rock Garbage.

Posteriormente, a dupla lançou mais três álbuns: Jet CD, Fever Fever e Spike; o último foi responsável por lançar um dos maiores grandes sucessos da banda: Boogie Woogie Nº 5.

Com o sucesso de Boogie Woogie Nº5, Puffy foi convidado a fazer sua primeira aparição nos Estados Unidos em um showcase chamado An Evening with Japan’s All-Stars, que aconteceu na cidade de Austin, no estado do Texas. Elas estouraram nas paradas estadunidenses desde sua primeira apresentação em solo norte-americano, porém, elas se envolveram em uma controvérsia com os advogados de Sean Combs (conhecido pelo nome artístico Puff Daddy), que acabaram por enviar a elas uma carta que exigia que elas mudassem seu nome. Então para evitar confusões, Strumer e as meninas decidiram mudar seu nome para Puffy AmiYumi. Isso não impediu seu caminho para seu sucesso, mais tarde, lançaram novos álbuns como An Illustrated Story (2002) e Nice (2003), que fazia um tributo homenageando John Lennon e Yoko Ono.

Capa do álbum Nice de Puffy AmiYumi faz tributo a John Lennon e Yoko Ono (Fonte: Divulgação/Youtube)

Emplacando nas paradas, a dupla de Ami e Yumi logo foi convidada para compor e cantar a versão de abertura do novo programa que prometia sucesso à Cartoon Network: Os Jovens Titãs, do ano de 2003. A animação pseudo-anime foi um sucesso e a dupla foi responsável por cantar tanto a versão em inglês como a versão japonesa da série que durou cinco temporadas e ganhou um filme especial. Em 2004, a banda também ganho um desenho animado que retratava as desventuras animadas das personagens em formato de desenho animado em 2D, chamado Hi Hi Puffy AmiYumi, que durou três temporadas e nomearia o álbum da banda lançado em 2005.

O desenho as tornou famosas no mundo todo, sendo ícones da música dos anos 2000, inclusive ganhando fãs na Europa, América Latina e América do Norte. Em 2004, sua música Friends Forever integrou a trilha sonora da continuação do filme live-action Scooby-Doo e em 2005, cantaram a canção Hajimari no Uta (Song of Origin) como encerramento do filme Pokémon: Lucario and the Mystery of Mew.

A estética de Ami e Yumi em seu estilo musical continuou conquistando fãs, e ainda prometiam muito mais depois de fazer uma versão cover especial de Girls Just Wanna Have Fun com Cyndi Lauper e ainda fizeram uma turnê especial com a banda Tally Hall. Depois disso, fizeram uma sessão de autógrafos nos Estados Unidos.

 

Fonte: Divulgação/Youtube
PUFFY| RGW

Depois de lançarem Splurge, elas ainda cantaram e gravaram as canções All Because of You e I Don’t Wanna, ambas escritas por Avril Lavigne, para seu álbum Bring It, lançado em 2009. Yumi Yoshimura até mesmo chegou a atuar nos filmes Walking the Dog e The Neighbor No. Thirteen, ambos de 2004 lançados no Japão. A banda também fez participações nos filmes Copycat Killer (2002) e Love Death (2007), além de cantarem a abertura da série O Diário de Carrie, spin-off da série Sex and the City, ao lado do cantor Rolly Teranishi em 2014.

O sucesso da dupla emplaca até hoje principalmente no Japão, novos singles e álbuns foram lançados e em 2021, lançaram seu novo álbum The Puffy, e seu último single Sweet Sweet foi lançado em 2023. Em 2025, completam trinta anos de carreira e atualmente estão em turnê pelo Japão.

Fonte: Divulgação/Youtube
PUFFY| Sweet Drops

Espalhe música por aí

4 comentários sobre “Puffy: A banda que revolucionou o pop-rock japonês internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


         

Clique no banner e baixe nosso app

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’