Como o gênero musical country conquistou o mundo?
Sendo um dos gêneros de música mais ouvidos e populares especialmente nos Estados Unidos, o country é um gênero musical que passou a rodar o mundo ainda no início da década de 1940. Mas você sabe como o country atingiu seu ápice e conquistou o mundo todo?
O country tem início na história no século XX, mais especificamente na década de 1920 nos Estados Unidos. Tudo começa quando os descendentes de europeus e africanos que habitavam principalmente a zona rural dos estados do sudeste e sul dos Estados Unidos (a exemplo do Alabama, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Oklahoma e outros) trouxeram consigo alguns instrumentos de suas regiões nativas e começaram a compor e criar canções, tendo algumas similaridades com as origens do jazz, mas a diferença era o arranjo que foi criado com os instrumentos que eram tocados, especialmente o banjo africano, a rabeca italiana e violões. Grande parte desses instrumentos eram provindos da Itália, Irlanda e Espanha.
O country, na verdade, nasceu da classe trabalhadora e operária estadunidense, que mesclava diversos subgêneros como as baladas, melodias celtas e irlandesas (fiddle), musicais de imigrantes europeus e outros. Além da rabeca, banjo e violão, a gaita, o violino e aguitarra ressonadora dobro também se popularizaram no instrumental da época para a produção dessas canções.
Contudo, na década de sua criação, o country ficou mais propriamente conhecido como hillbilly music – literalmente traduzido para ‘’música caipira’’ – mas o estilo musical só passou a ser chamado country depois de mais de 20 anos. Atualmente, estudiosos consideram a canção Jambalaya de Hank Williams como a primeira música do gênero.
O country ganhou muita popularidade a partir dos anos 40 com a chegada dos filmes do gênero western/faroeste. Em geral, as músicas country agora eram utilizadas especificamente para o cinema, voltado mais para cenas de confronto entre os mocinhos e vilões da era de ouro de Hollywood. A figuração dos atores, que eram voltadas principalmente para um estilo cowboy nesses clássicos do cinema, configuraram chapéus, calças apertadas, fivelas e as famosas botas texanas. Foi justamente por causa desse estilo de se vestir que o termo country passou a ser utilizado e configurado para definir a música, pois esses filmes eram filmados majoritariamente em desertos e zonas rurais (em inglês, countryside). Assim, o country, juntamente da era de ouro do cinema, se popularizou não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo.
Com a chegada dos anos 1970 e fim da década de 1960, o gênero foi ganhando cada vez mais artistas, dentre alguns nomes estão Dolly Parton, Johnny Cash, Luke Brian, Blake Shelton, Alan Jackson, Carrie Underwood, Brad Paisle, Tim McGraw e diversos e variados outros nomes. Mas não eram apenas cantores e artistas solo que nasceram da chegada do country, o estilo musical também tem diversas bandas e grupos especializados em tocar o gênero, como Little Texas, Alabama, Asleep at the Wheel, Home Free, Sugarland, The Band Perry e Dixie Chicks para citar alguns nomes.
Geralmente, o country está muito relacionado à música folk, como são chamadas as canções tradicionais de um país, mas embora muitos confundam, a diferença entre o country e o folk é muito pequena, tanto que na verdade, um estilo está contido dentro do outro, a ponto de existir um gênero chamado folk-country. Diversos artistas e grupos folk como Woody Guthrie, The Crane Wives e Morganway costumam se aproximar do country; contudo, a música folk geralmente se direciona a fazer comentários e críticas sociais, o que não é muita preocupação para o country.
Embora o country tenha chegado ao Brasil entre o fim dos anos 20 e início da década de 1930, ainda é comum que relacionem o country ao sertanejo, porém, os dois gêneros, apesar da proximidade, também têm suas diferenças. Os temas mais comuns nessas canções são o cotidiano da vida campestre, mas enquanto o sertanejo brasileiro dá uma ênfase maior a esse estilo de vida, o country retratava essa realidade de modo mais realista sem o orgulho de quem canta como testemunha dessa vivência. Já os arranjos da parte sonora também têm uma grande diferença dos dois países: nos Estados Unidos, o foco dos músicos country está voltado mais para a instrumentalidade e o arranjo musical; já no Brasil, o foco está mais nas letras das músicas.
Com a chegada do estilo musical country ao Brasil, a harpa e o acordeão também foram adicionados para integrar o arranjo instrumental dos artistas.
Apesar de o sertanejo ser considerado uma versão brasileira do country estadunidense, a amplitude da música foi tão densa que deu origem a outros gêneros, como o sertanejo universitário (voltado mais para o público jovem, em geral, universitários), e se aproxima de gêneros como o forró.
No Brasil, diversos artistas conhecidos do sertanejo estão atrelados à música country, como Thaeme & Tiago, Michel Teló e Gusttavo Lima. Até mesmo estrelas internacionais como Shania Twain, Beyoncé e Cyndi Lauper também variaram do pop para o country, que até hoje, se consolida como um dos gêneros mais ouvidos no mundo todo, dando destaque para a zona rural e pequenos centros urbanos e vilas.
Pingback: Quem é o ex-Milli Vanilli Fab Morvan? - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: ROSÉ: A jornada global de uma estrela do entretenimento - Rádio Social Plus Brasil