fbpx

Batman Forever: 28 anos de Kiss from a Rose

Batman Forever: 28 anos de Kiss from a Rose

O começo de 2022 está marcado como o o momento de estreia do novo filme da franquia Batman. Entretanto, hoje vamos falar de um filme um pouco mais antigo: Batman Forever e a música Kiss From a Rose. É inegável a ligação que o cinema consegue trazer com o mundo musical, fazendo com que muitas músicas se eternizem por alguns minutos de tela. Assim, não foi diferente com Kiss From a Rose e a carreira de Seal. Nesse artigo vamos passear um pouco pela história desse grande clássico dos cinemas e da rádio, para comemorar os 28 anos de seu lançamento, ocorrido em 7 de julho de 1995.  

A franquia Batman e Batman Forever

Um dos grandes heróis da DC, o Batman é destaque dos quadrinhos e dos filmes da empresa a muitos anos. Muito provavelmente você sequer se lembra do primeiro filme que assistiu, ou se lembra quantos já assistiu. A franquia hoje conta com 15 filmes, entre solos do herói, seus antagonistas e outros desvios dentro da própria história. Assim, para facilitar sua maratona, elencamos todos os filmes em ordem de lançamento.
  1. Batman: o filme
  2. Batman
  3. Returns
  4. Forever
  5. Batman e Robin
  6. Begins
  7. The Dark Knight
  8. The Dark Knight Rises
  9. Batman v Superman: Dawn of Justice
  10. Esquadrão Suicida
  11. Liga da Justiça 2017
  12. Liga da Justiça 2021
  13. Coringa
  14. The batman
Conhecendo a franquia, entendendo as histórias e principalmente se aprofundando nas produções, uma coisa começa a chamar atenção: a trilha sonora. Por isso, no filme estrelado por Val Kilmer, é impossível não recordar de Kiss From a Rose. Em todos os filmes não é difícil encontrar grandes clássicos da música que marcaram época, e é sobre isso que vamos falar no decorrer do artigo. Assim, pipoca e filme na mão, vamos falar de música!  

Kiss From a Rose

Lançada em 1994 pelo cantor Seal, a música é a trilha sonora oficial do filme Batman Forever, lançado em 1995. Entretanto, a história da música antes da explosão com o filme não é assim tão amigável. A composição é assinada pelo próprio Seal, no ano de 1987. Ou seja, quase 10 anos antes da estreia do filme e de todo o glamour que a canção trouxe para o cantor. Seu produtor na época, Trevor Hom, sequer recebeu a música, pois Seal acreditava que a música era ruim e não merecia ser lançada. Mesmo assim, entrou no radar para o álbum Seal II, quando foi lançada e incluída no filme Batman Forever, logo em seguida. O filme contou com 2 singles principais, e Kiss from a Rose foi a principal delas, sendo inclusive incluída na Billboard Hot 100. Assim, figurou no topo do ranking principal da música com o lançamento, depois de ter ficado na 20ª posição no seu primeiro lançamento. Ou seja, no fundo, a grande alavancada da canção foi com o filme de Forever, já que ainda rendeu um MTV Movie Award como melhor canção de filme. Além disso, também rendeu um Grammy Award como canção do ano, em 1996.

O clipe

Seguindo o mesmo caminho do relançamento, o clipe oficial da canção também passou por mudanças. Dessa forma, primeiramente foi lançado como uma produção normal, apenas em estúdio e dirigido pela dupla Matthew Rolston e William Levin. Posteriormente, com o lançamento do filme e a explosão da música, Joel Schumacher assumiu a direção do novo clipe e a canção ganhou um ar diretamente ligado ao filme. Além disso, agora temos um bat-sinal no clipe, sem necessidade de explicação. A música, em geral, é uma espécie de valsa, trazendo um pouco o clima de romance ou pelo menos aparenta ser. O resultado não poderia ter sido outro, e a música ganhou diversas regravações pelo mundo. Assim, a carreira de Seal foi alavancada de vez com o single, e o filme da franquia de sucesso da DC, ganhou uma trilha sonora a altura com Kiss From a Rose. Dois dos covers mais inusitados foram os das bandas 12 Stones e Wake Me, integrantes do rock mais pesado, que criaram versões mais agitadas da canção. Sendo assim, aqui você pode conferir os dois covers:  
 

Quem é e por onde anda o cantor Seal?

Henry Olusegun Adeola Samuel, conhecido como Seal, é um cantor nigeriano com origens brasileiras. Atualmente com seus quase 60 anos, é o grande responsável por Kiss from a Rose, clássico do cinema em 1995. Sua origem brasileira vem dos avós, tendo seus pais nigerianos mas nascido em Londres, na Inglaterra. Assim, desde 1990 o cantor é um dos grandes nomes da música mundial. Hoje em dia, o cantor soma uma imensidão de prêmios, sendo os mais importantes:
  • 3 Brit Awards como melhor cantor masculino
  • 4 Grammys
  • MTV music awards
Quanto as gravações, Seal conta com mais de 15 milhões de cópias vendidas pelo mundo. Ou seja, conseguiu construir uma carreira sólida e consolidada, sendo lembrado até hoje pelas contribuições no mercado musical. O álbum Seal II, responsável pelo lançamento de Kiss from a Rose, foi a volta de Trevor Hom para a produção de seus discos. Assim, foi daqui que partiram os principais prêmios do cantor. Falando do período recente, Seal lançou em 2017 seu álbum de estúdio Standards, e vem trabalhando nele desde então. Entretanto, a idade começa a dar sinais de presença e a carreira começa a dar uma pausa. Mesmo assim, o cantor segue com participações e presenças em eventos, garantindo principalmente que seu legado seja continuado. Atualmente, os maiores pontos é de sua vida pessoal, que viraram destaque nos últimos dois anos.   Em geral, Kiss from a Rose é um grande clássico do cinema, eternizado na voz de Seal e eternizado como trilha sonora de uma das grandes franquias do cinema. Assim, é só conferir o filme Forever e aproveitar a canção que rendeu prêmios e glamour na carreira do cantor. Você pode conferir a música com o clipe relançado abaixo, com as referências ao filme de Batman Forever ao fundo, com os bat-sinais comentados anteriormente.     Fã de Seal? Peça a canção aqui na nossa rádio e ajude a divulgar seus artistas preferidos. Assim, ela pode entrar no ranking das mais pedidas. Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.