ABBA: O fenômeno sueco mais vendido de todos os tempos
O ABBA é um grupo de música pop sueco fundado ainda na década de 1970. Ele é considerado um dos melhores grupos pop e também um dos artistas mais sucedidos na indústria musical, tendo também vendido milhões de discos até hoje.
Tudo começa quando os quatro membros tentaram ingressar na música de maneiras diferentes: Agnetha Fältskog se apresentava em um grupo de dança local, que acabou por enviar uma fita de gravação para Little Gerhard, que acabou por ouvir no projeto enviado a ele uma canção gravada e composta por Agnetha. Ele ficou impressionado com seu talento, o que a levou a ter um disco número 1 nas paradas musicais da Suécia, que vendeu mais de oitenta mil cópias, alcançando o topo das paradas com outras músicas lançadas posteriormente.
Em seguida Björn Ulvaeus, liderava um grupo de música folk chamado Hootenanny Singers. Björn começou a aprender inglês para compor canções no idioma e chegou até mesmo a fazer carreira solo e turnês, até mesmo se encontrando com outros artistas musicais. Em um de seus shows, conheceu Benny Andersson, que decidiu compor músicas ao lado de Björn; a dupla também chegou a tocar com outras bandas dividindo palcos, sendo inclusive agenciados pelo empresário Stig Anderson, dono da gravadora Polar Music. Benny Andersson fazia parte de um famoso grupo pop-rock, os Hep Stars, que eram conhecidos como ‘’Beatles Suecos’’ até conhecer Björn Ulvaeus e gravaram um disco juntos em 1970.
Anni-Frida cantava desde os doze anos com várias bandas de dança em estilos voltados especialmente para o jazz. Depois de ter seu documentário Frida – O DVD lançado, ela conheceu Benny Andersson e começou a cantar singles escritos por ele, o que a ajudou a emplacar uma carreira de sucesso, e logo ela se tornou parceira de Benny, trabalhando também ao lado de Björn. Quando foi participar do festival Melodifestival, Frida conheceu Agnetha, que começou a trabalhar ao lado do trio, e mais tarde se envolveu com Björn e se casou com ele. Benny e Frida também se casaram eventualmente.
Os dois casais tentaram engajar seus talentos em uma viagem ao Chipre, o que resultou em uma apresentação em completo improviso para os soldados da ONU que estavam de passagem pelo local. O primeiro show de cabaré que lançaria o primeiro álbum de Benny e Björn (que posteriormente decidiram adicionar os backing vocals de suas esposas em suas músicas) recebeu críticas negativas. Foi somente na década de 1970 que Benny e Björn decidiram que os backing vocals de Frida e Agnetha deveriam ser mais proeminentes e potentes, aproximando ainda mais o quarteto. Assim, juntando as primeiras letras dos nomes dos integrandes, nasceu o ABBA.
O grupo logo lançou a música People Need Love, que logo alcançou as paradas suecas, chegando a ocupar o top 20 das melhores canções de 1972. Posteriormente, hits como Swedish Girl e Ring Ring também foram lançados com diversos outros futuros sucessos, lançando o ABBA para toda a Suécia. O quarteto chegou a enfrentar alguns problemas na hora de nomear o grupo, isso porque Abba também era o nome de uma empresa de conservação de peixes, porém, como a empresa alimentícia era desconhecida fora do território sueco, o grupo resolveu se autonomear com o palíndromo em letras maiúsculas representando os nomes de seus integrantes: Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid. O ABBA foi a banda que mais vendeu discos nos anos 70.
Em 1974, o ABBA foi cotado para representar a Suécia no Festival Eurovision da Canção com sua nova promessa de ser um tremendo sucesso: Waterloo. Naquele mesmo ano, o grupo foi nomeado o primeiro vencedor representante da Suécia no festival de música, o que os lançou de vez para o mundo, inspirados no estilo glam rock.
Waterloo não demorou muito a emplacar em 3 paradas musicais da Billboard, chegando a alcançar a Europa Setentrional, Reino Unido, África do Sul e também a Alemanha Ocidental. Mas foi logo depois do lançamento de Honey, Honey que ABBA mostrou que chegou para tocar o mundo inteiro com suas músicas. Ainda em 1974, o grupo fez uma turnê que alcançou três países, mas foi depois do lançamento de SOS, Fernando e diversos outros que fizeram a banda emplacar nas paradas inglesas outra vez desde Waterloo.
Logo, o grupo lançou seus primeiros álbuns:The Singles – The First Ten Years, Greatest Hits e Arrival.
O ABBA só emplacou sucesso em território norte-americano com o lançamento de Dancing Queen, e além de se acostumar com a fama de superastros, eles lançaram o álbum ABBA – The Album, que coincidiu com o lançamento do filme do grupo: ABBA – O Filme. Entre o fim da década de 70 e início dos anos 80, o quarteto atingiu o ápice de sua carreira e o auge de seu estrelato, chegando até a gravar uma coletânea especial em espanhol chamada Gracias por La Música, que foi um sucesso de vendas inclusive na América Latina.
Na década de 80, o grupo lançou músicas que criticavam o comunismo no Leste Europeu e na União Soviética, além de abordar temas sensíveis como envelhecer, perda da inocência e amadurecimento, porém, a banda já apresentava estar com a carreira em declínio. Embora multidões de fãs ainda fossem para os shows da banda, os casais que constituíam o grupo se divorciaram, e logo lançaram a última canção gravada em grupo: The Day Before You Came.
Mesmo com pedidos dos fãs, os integrantes do grupo começaram a buscar participar de novos projetos de forma independente, em 1982, o ABBA se separou.
Ainda em 2008, o grupo se reuniu pela última vez em público para a divulgação do filme musical Mamma Mia! em Estocolmo.
Foi somente em 2016 que o quarteto se reuniu novamente para uma apresentação pública em um restaurante em Estocolmo, capital sueca. Depois, apareceram juntos em uma festa particular que ocorria no restaurante Berns Salonger; pouco tempo depois, o criador do reality de TV American Idol comunicou que o ABBA supostamente estava se reunindo novamente para trabalhar em uma nova experiência musical em formato digital. Porém, somente em 2018 a banda lançou novos singles desde os anos 80, dentre eles Don’t Shut Me Down.
Com a pandemia de COVID-19 em 2020, o ABBA lançou em 2021 seu novo álbum intitulado Voyager. E em 2022, o grupo fez um show para promover o novo álbumnovo álbum juntamente com uma banda ao vivo de dez músicos e avatares do grupo atuando ao lado da banda. No ano de 2023, a Suécia foi novamente a vencedora do Festival Eurovision da canção quase 50 anos depois do ABBA ter representado o país, desta vez, sendo representado pela cantora Loreen com sua música Tattoo. Por conta das datas, os fãs chegaram a concluir que o ABBA faria uma participação especial na edição de 2024 para celebrar os 50 anos da participação do grupo no maior festival de música da Europa, porém, o grupo não chegou a se pronunciar.
O futuro sobre a possível volta do ABBA, ao lado do dilema da banda talvez nunca mais voltar à ativa ainda é incerto, mas o quarteto ainda conquista milhões de fãs mundialmente, chegando até a alcançar mais de um bilhão de streams em plataformas digitais de músicas e na internet, contando com uma participação especial no BRIT Billion Award, prêmio que celebra artistas que ultrapassaram a marca de um bilhão de streams em território inglês durante toda sua carreira.
Ainda em 2024, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos incluiu o álbum Arrival, lançado em 1976 pelo grupo, no National Recording Registry, responsável por reconhecer obras dignas de eterna preservação baseada em sua importância histórica-cultural ou estética para o patrimônio sonoro gravado do país natal do quarteto, sendo o mais memorável da Suécia.
Pingback: Spice Girls: Tudo sobre a Girl Band - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: Você sabe tudo sobre o Ace of Base? - Rádio Social Plus Brasil
Pingback: ROSÉ: A jornada global de uma estrela do entretenimento - Rádio Social Plus Brasil