Um pouco sobre Alice Caymmi

O que dizer dessa artista fantástica chamada Alice Caymmi, neta de Dorival e sobrinha de Nana Caymmi, só por esse fato já merece meu respeito, lançou dois álbuns e um DVD Ao Vivo.

O primeiro álbum lançado em 2012 “autointitulado”, é composto de 10 faixas com apenas dois covers: “Sargaço Mar” de Dorival Caymmi e “Unravel” da cantora Irlandesa Bjork, versão essa que foi elogiada pela própria Bjork, “não dá para fazer melhor que isso”, levando Alice às lágrimas pelo reconhecimento.

Clipe da música Sargaço Mar:

 

O segundo álbum lançado em 2014 chamado “Rainha dos Raios”, é composto de 09 músicas muito ecléticas. A canção “Como Vês” foi tema da abertura da minissérie “Felizes para Sempre?” (exibida em 2015 na TV Globo). Foi escolhida também para a trilha a versão de “Meu Mundo Caiu”, sucesso da cantora Maysa.

Podemos ouvir também a música “Princesa”, originalmente do MC Marcinho, que na sua voz virou um clássico. O clipe da música “Homem” do cantor Caetano Veloso, ficou moderno e muito underground.

Clipe da música “Homem”:

 

Seu primeiro DVD ao vivo chamado “Rainha dos Raios Ao Vivo” foi lançado em março de 2016. A produção foi muito interativa, com um telão ao fundo, bailarinos e um DJ. Ela canta um repertório de sucessos seus como, por exemplo: “Como Vês”, “Antes de Tudo”, além de versões para canções do ABBA, “Lay All Your Love on Me”, Rolling Stones, “Paint It Black” e também Donna Summer em “I Feel Love”.

A produção teve direção artística de Paulo Borges, que a convidou após uma apresentação no São Paulo Fashion Week, evento organizado por ele. O figurino, por sua vez, feito exclusivamente para o espetáculo, foi obra dos estilistas Walério Araujo e João Pimenta.

Clipe da música Iansã:

 

Em minha humilde opinião Alice é uma das melhores cantoras de nossa época. A considero uma “Sia” do Brasil, com uma voz marcante e uma imensa presença de palco. Acredito que algum dia ainda terá o verdadeiro reconhecimento que merece e, é claro, muito sucesso.

Fotos: Divulgação