Spice Girls: Tudo sobre a Girl Band
As Spice Girls são um grupo pop britânico formado pela Heart Management na década de 90, integrando grande parte do movimento de crescente orgulho na cultura inglesa chamado Cool Britannia, tornando-se ícones da cultura pop da década e também o grupo feminino com o álbum mais vendido de uma girl band.
Querendo competir com boy bands como Backstreet Boys, NSYNC e diversas outras no mercado musical, a dupla de sócios pai e filho da Heart Management, Bob e Chris Herbert, decidiram criar um grupo exclusivamente feminino. Ao lado do financista Chic Murphy, pensaram em um ato com cinco garotas diferentes que atrairiam um público peculiar. Em 1994, a companhia colocou um anúncio no jornal responsável por cobrir a indústria do entretenimento, o The Stage, pedindo que cantoras e dançarinas fizessem audições para uma banda feminina.
As finalistas foram Melanie Brown, Victoria Adams, Michelle Stephenson, Melanie Chisholm e Geri Haliwell depois de muita insistência, para integrar uma banda a princípio chamada Touch. Porém, devido à falta de comprometimento, Stephenson foi retirada da banda e foi substituída por Emma Bunton. O quinteto então começou a se apresentar em pequenas vitrines, e em algumas apresentações, adicionaram uma sessão de rap que as inspirou a escrever músicas e a ter aulas de composição. Enquanto escreviam uma de suas músicas, o grupo resolveu mudar seu nome para Spice.
Inseguras por não ter um contrato oficial, as meninas convenceram Herberth a montar apresentações para artistas do entretenimento e escritores, tendo uma reação extremamente positiva do Nomis Studios. Durante esses processos de preparação, o grupo escreveu seus grandiosos hits: 2 Become 1 e Wannabe.
Com o lançamento de Wannabe, o grupo emplacou nas paradas em 37 países e a canção era transmitida em rádios até 70 vezes por semana. A popularidade das Spice Girls estourou e elas conquistaram com Wannabe o título de single mais vendido de todos os tempos lançado por um grupo feminino.
“Quando meninos com guitarras ameaçam governar a vida pop – Damon Albarn está em toda a Smash Hits, Ash está grande em Big! e Liam Gallagher não pode se mexer por conta do frenesi dos tabloides – um grupo pop só de garotas chegou com bastante insolência para estourar aquela bolha de rock”.
Entrevista de Paul Gorman para a revista Music Week sobre as Spice Girls
O lançamento do álbum Spice tornou o grupo ainda mais popular e chegaram até a receber patrocínios de diversas empresas para que suas músicas fossem utilizadas em comerciais, logo lançaram novos hits como Say You Be There e Who Do You Think You Are, superando até mesmo o recorde dos Beatles com sua música I Want to Hold Your Hand. Depois de Wannabe ser lançado nos Estados Unidos, Spice se tornou o álbum mais vendido de 1997 e o hit alcançou o top1 na Billboard Hot 100 e foi certificado sete vezes com o disco de platina pela Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA) depois de vender mais de sete milhões de cópias nos Estados Unidos e cerca de 28 milhões de cópias em todo o mundo.
Depois disso, novos singles foram lançados e o grupo foi classificado como o primeiro grupo desde Jackson 5 a ter quatro singles consecutivos no número um das paradas da Europa. Elas disputaram e venceram os prêmios de Melhor Vídeo Britânico e Melhor Single Britânico por Say You be There e Wannabe respectivamente pelo BRIT Awards. Ainda em 1997, o grupo publicou seu livro Girl Power, que foi traduzido para mais de 20 idiomas diferentes. Isso fez com que a banda lançasse a coletânea One Hour of Girl Power, que rendeu treze certificações de platina.
No fim da década de 90, a girl band participou do filme Spice World, anunciado no Festival de Cannes. Elas também realizaram um show ao vivo na Grã-Bretanha em pró de um show beneficente para uma instituição de caridade. No show, elas causaram polêmica ao beijar o atual Rei Charles e belisca-lo. Depois do show, a revista internacional Virgin Megastore lançou uma coletânea multiartista que alcançou o top 2 no UK Compliation Chart e recebeu certificação em ouro pela Indústria Fonográfica Britânica (BPI) e receberam o prêmio de Hit Internacional do Ano e Single Britânico Mais Vendido novamente com o single Wannabe.
Logo após o lançamento de Spice Up Your Life, que integra o álbum Spiceworld, as Spice Girls realizaram um grande live-show em Istambul e em seguida viajaram para a África do Sul para se encontrar com o presidente Nelson Mandela. Com a nova música, elas disputaram o MTV Europe Muisc Awards, no qual ganharam o prêmio de Melhor Grupo e foram o primeiro grupo pop a apresentar o programa de TV An Audience With no Reino Unido. Dias depois, a estreia de seu filme Spice World ocorreu no Empire Theatre e contou com a presença do na época Príncipe Charles, além de dois outros membros da família real: os príncipes William e Harry.
Em 2007, a girl band foi responsável por cantar a música oficial da Copa do Mundo da Inglaterra daquele ano que foi chamada How does It Feel to be On The Top of the World, e depois da gravação, Geri Haliwell deixou a banda depois de sofrer de exaustão e desilusão, o que abalou os fãs; porém, mesmo com a saída da integrante, as quatro integrantes restantes anunciaram que a banda continuaria.
Depois de ganhar novos prêmios e lançar novas músicas, Mel B e Victoria encararam a maternidade e agora Victoria Adams mudou seu nome artístico para Victoria Beckham depois de se casar com o jogador de futebol americano David Beckham, na época jogador do Manchester.
Ainda 1999, três integrantes do grupo lançaram singles em formato solo, embarcaram em uma turnê para divulgar o terceiro álbum, Forever, depois iniciaram um hiato, mas o grupo não se separou.
Em 2008, a girl band anunciou uma turnê especial que marcavam o retorno oficial do grupo, lançando Headlines como música oficial do retorno. O retorno do grupo também lhes rendeu vários outros prêmios, incluindo o Capital Music Icon Award, o Glamour Award de Melhor Banda e o Vodafone Live Music Award de Melhor Retorno ao Vivo, o último dos quais os viu vencer artistas como Led Zeppelin e Sex Pistols.
Em mais um BRIT Awards disputado em 2010, a girl band britânica recebeu o prêmio especial de Melhor Performance do 30º Ano. No mesmo ano, colaboraram com Jennifer Saunders, Fuller e Judy Craymer para desenvolver um musical chamado Viva Forever! semelhante ao que o ABBA havia feito com Mamma Mia! Em 2012, as Spice Girls fizeram um medley especial com seus hits Spice Up Your Life e Wannabe para encerrar os Jogos Olímpicos de 2012, que ocorreram na cidade de Londres.
No final de 2018, as Spice Girls oficialmente anunciou sua segunda turnê de reunião, com ingressos à venda em novembro de 2018, e no ano seguinte, anunciaram outra turnê pela Inglaterra e na Irlanda, ganhando o Billboard Live Music Award de 2019 por Top Boxscore. Paralelamente à turnê, o grupo se uniu à franquia de livros infantis Mr. Men para criar produtos derivados, como livros, copos, bolsas e porta-copos. Em 13 de junho de 2019, foi relatado que a Paramount Animation havia dado sinal verde para um filme animado das Spice Girls com músicas antigas e novas, mas nada foi confirmado.
Para marcar o 25º aniversário de Wannabe, um EP foi lançado em julho de 2021 que incluía demos inéditas. E em 2022, as Spice Girls anunciaram a lista de faixas de Spiceworld25, a edição do 25º aniversário de seu álbum Spiceworld. A nova coleção apresenta versões ao vivo e remixes inéditos, além de lados B anteriormente disponíveis Walk of Life e Outer Space Girls e um megamix. Sua música Step to Me foi lançada digitalmente pela primeira vez no mesmo dia do anúncio do álbum.
Uma possível volta do grupo está sendo cogitada pelos fãs depois de uma reunião do grupo em 2024, mas mesmo com um futuro incerto, o legado que as Spice Girls deixou na música é mais que memorável.
Pingback: O que você sabe sobre o grupo NSYNC? - Rádio Social Plus Brasil