Dicas de Filmes e Séries

Dica e Crítica do Filme – Um Método Perigoso | A História da Psicanálise

Espalhe música por aí

Baseado no livro homônimo de John Kerr e dirigido por David Cronenberg, o filme Um Método Perigoso lançado em março de 2012, mostra o início da Psicanálise.

Publicidade

 

Por: Patrícia Ucifati

Carl Jung (Michael Fassbender) e Freud (Viggo Mortensen) iniciam uma parceria para estudar o inconsciente, analisar o mais profundo da natureza humana através da observação e buscar a cura pelo diálogo.


Jung é casado e médico psiquiatra, ele recebe a paciente Sabina Spielrein (Keira Knightley) com o diagnóstico de psicose histérica e utiliza dos métodos de Freud para investigar seu caso. Começa então um tratamento de análise com a paciente, dialogando sobre os problemas enfrentados por ela e interferindo para fazê-la refletir sobre a própria vida.

A paciente é uma jovem russa de 18 anos que carrega um passado de sofrimento com o pai, onde ele a agredia e ela sentia-se humilhada. Curiosamente, desde quando o fato acontecia, ela sente-se excitada com o ocorrido. Jung, paralelamente, atendia a Otto Gross (Vicent Cassel), que era psiquiatra também e possuía a prática intensiva de relações sexuais, não concordando com a monogamia.

Influenciado pelas ideias de Otto, Jung inicia um relacionamento íntimo e escondido com a sua paciente Sabina. Durante o relacionamento, percebe-se a melhora da paciente que possuía traços de ninfomania, que agora começa os estudos em Psicanálise.

Chega a um ponto da história, que Jung começa a discordar dos métodos de Freud e é quando funda a Psicologia Analítica. Sabina, já curada de suas perturbações, torna-se uma psicanalista de renome e segue a sua vida sem Jung, que agora se relaciona com outra paciente.

Fazendo uma análise psicanalítica, Sabina Spielrein reprime, como mecanismo de defesa, seus instintos sexuais mais primários. Podemos notar a luta que o superego enfrenta para sobrepor-se ao id e adoecendo o ego, causando-lhe a histeria. Ela entende que seus desejos sexuais são errados, sente-se culpada e isso a causa um sofrimento psicológico e sintomas físicos.

Podemos notar também a relação transferencial – consiste no deslocamento do sentido de modelos do passado para pessoas do presente – que existe na relação dela com Jung. Sabina Spielrein transferiu seus sentimentos, emoções e desejos relacionados ao pai para seu psicanalista Jung. Notamos essa transferência de valor nas cenas intimas da paciente e seu analista, quando ela pede para ele ser rude e ele bate nela, tipicamente como seu pai o fazia.

Podemos considerar Um Método Perigoso como um filme maduro, com uma história bem contada, mesmo quem não conhece a Psicanálise consegue entender a trama. Para estudantes de ciências da mente, o filme é rico por trazer um pouco da história da Psicanálise, o início da Psicologia Analítica e as biografias de Freud, Sabina, Otto e Jung.

Um filme reflexivo, porém não recomendamos que seja visto acompanhado dos pais, por conter cenas intimas e constrangedoras. E para quem já assistiu e gostou da temática, leia mais sobre Psicanálise, vale a pena o conhecimento.


Espalhe música por aí
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOCANDO AGORA NA RÁDIO SOCIAL PLUS BRASIL:

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’