fbpx

David Bowie: 75 anos e nossa lista com as suas 75 melhores músicas

David Bowie completaria 75 anos no dia 08 de janeiro de 2022, e para celebrar a data separamos nosso ranking de 75 melhores músicas. Afinal, um dos grandes nomes do pop rock do mundo merece ser celebrado sempre.

Por isso, vamos repassar um pouco sobre a carreira do astro, a recente venda de seus direitos musicais e por fim nosso ranking de 75 melhores músicas.

 

Quem foi o camaleão David Bowie

David Robert Jones, ou David Bowie, nasceu no dia 08 de janeiro de 1947, em Londres. Assim, aos 15 anos estava na sua primeira banda, chamada de Kon-rads.

A primeira banda não fez tanto barulho e acabou ficando para trás pouco tempo depois. Dessa forma, entre idas e vindas, e testes e lançamentos, surgiu a demo de “Space Oddity”.

Com isso, em 1969 David Bowie aparecia para o mundo, com a demo em um tempo que parece programado. Afinal, o disco chegou no exato momento que o homem pisava na lua.

Ou seja, como já era de esperar, a música explodiu por todo o país e é o primeiro grande sucesso do cantor.

Entretanto, o auge de David Bowie foi em 1972, lançando aquele que é considerado como um dos grandes álbuns da história. Assim, levando o nome de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, é sem dúvidas um dos marcos na história da indústria musical.

Muitos outros álbuns chegaram depois disso, mas seu outro grande momento veio com uma única música: Fame. Afinal, com uma parceira de John Lennon não dá para se esperar algo menos que isso.

Posteriormente, depois de décadas no topo do mundo, lançamentos ocupando o topo das paradas e prêmios a perder de vista, David Bowie se consolidou como um dos grandes nomes da música. Assim, no dia 10 de janeiro de 2016, por conta de um câncer no fígado, o cantor nos deixou com uma carreira brilhante e um eterno vazio no mundo do rock.

 

Curiosidades sobre o cantor

Na época de auge do cantor, muito se falava sobre Bowie usar um olho de vidro. Afinal, a cor dos seus olhos era azul, e em determinado momento, um deles simplesmente começou a apresentar colorações diferentes.

Entretanto, não é tão simples como parece, e na verdade a mudança de cor foi causada por um soco que David Bowie levou ao se envolver em uma briga. Ou seja, o tal do olho de vidro na verdade era um problema de visão causado por uma briga motivada por uma garota.

O apelido de camaleão surgiu pela volatidade que David Bowie sempre teve durante todos os anos de carreira, em especial nas suas gravações de dvd. Assim, a cada novo projeto o cantor aparecia incorporado em um personagem diferente.

Por isso, depois de um tempo, passou a ser chamado de “camaleão”, para representar a mudança de visual constante que o cantor apresentava. Dessa forma, acabou virando um verdadeiro marco para a carreira de Bowie, que adotou o apelido e o eternizou como marca registrada.

 

Catálogo vendido por 250 milhões de dólares

David Bowie foi mais um artista a ter seus direitos musicais vendidos para produtores. Assim, entra para a lista de cantores que não possuem mais para si ou para família direito de negociações e autoria.

A compradora foi a produtra Warner Chappell Music por um valor que convertido chegaria aos 1,4 bilhões de reais. Dessa forma, agora a produtora é a detentora de direitos de clássicos como Space Oddity e Changes.

No atual momento não chega a ser uma decisão surpreendente, já que essa onda de vendas de catálogos vem sendo amplamente usada no mundo do rock. Ou seja, a prática tem se tornado comum e é só uma questão de tempo até outros artistas aderirem ao mesmo caminho.

 

Nosso ranking com as 75 melhores músicas de David Bowie

Para comemorar os 75 anos que o astro faria no próximo sábado, listamos nosso ranking com as 75 melhores músicas do cantor, confira nossa seleção!

  1. As The World Falls Down
  2. This is not America
  3. Heroes
  4. Let’s Dance
  5. China Girl
  6. Starman
  7. Space Oddity
  8. Changes
  9. Mordern Love
  10. Rebel Rebel
  11. Life on mars?
  12. Ashes to ashes
  13. Moonage Daydream
  14. Lazarus
  15. The Man Who Sold The World
  16. Absolute Beginners
  17. Five Years
  18. Blackstar
  19. Sou love
  20. Boys Keep Swinging
  21. Queen bitch
  22. Helden
  23. Young Americans
  24. Andy Warhol
  25. 1984
  26. Aladdin Sane
  27. Star
  28. Kooks
  29. Word on a wing
  30. Future Legend
  31. Big Brother
  32. I’m deranged
  33. As the world falls down
  34. Rebel rebel
  35. Station to station
  36. The width of a circle
  37. Dollar Days
  38. Eight Line Poem
  39. Holy Holy
  40. Seven
  41. Letter to Hermione
  42. Tonight
  43. After All
  44. Fascination
  45. Survive
  46. The Bewlav Brothers
  47. Cracked Actor
  48. The Prettiest Star
  49. 87 and cry
  50. Dirty Boys
  51. I wish you would
  52. Miracle Goodnight
  53. Rock N Roll Suicide
  54. All the young Dudes
  55. All the madmen
  56. Oh! You pretty things
  57. Quicksand
  58. The jean Genie
  59. Wild is the wind
  60. Undergorund
  61. Whe width of a circle
  62. Fill yout heart
  63. Song for Bob Dylan
  64. Tis a Pity She was a whore
  65. Fantastic Voyage
  66. Little Wonder
  67. Hang on to yourself
  68. Sorrow
  69. A Girl like you
  70. Hallo Spaceboy
  71. Valentine’s day
  72. Somebody up there likes me
  73. i’m Afraid Of americans
  74. Buddha of Suburbia
  75. Love is lost

E então, concorda com nosso ranking? Deixe nos comentários qual seria a sua ordem de preferência!

É fã de David Bowie? Peça a top 1 do seu ranking na nossa rádio e ajude a divulgar seus artistas preferidos. Assim, ela pode entrar no ranking das mais pedidas. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.