A Little Respect, da banda Erasure, comemora 34 anos

A canção “A Little Respect” da banda Erasure, considerada como grande clássico do Synthpop, comemora seu aniversário de 34 anos.

O Synthpop está vivo

O Synthpop surgiu no final da década de 1970, como um subgênero da New Wave e apresenta o sintetizador como instrumento mais marcante em suas canções, como em “A Little Respect” da banda Erasure.

Também conhecido como “electro pop”, dos meados para o final dos anos 1980, o gênero musical foi dominante nas pistas de dança e nas rádios do mundo inteiro, protagonizado por bandas como Erasure e Pet Shop Boys.

Outras bandas de peso ilustram o cenário do Synthpop dos anos 80 como Soft Cell, A Flock of Seagulls, Eurythmics, Depeche Mode e Duran Duran. A banda New Order também recebeu a benção do sintetizador, embora numa pegada mais pós punk.

Assim como “A Little Respect” da banda Erasure, outros clássicos do synthpop foram legados, tais como “Tainted Love” (Soft Cell), “I Ran” (A Flock of Seagulls), “Don’t You Want Me” (Human League), “Just Can`t Get Enough” (Depeche Mode), “Sweet Dreams” (Eurythmics) e tantas outras que marcaram mais de uma geração.

A dupla de milhões

Em 1985, surge a banda Erasure, que é uma dupla composta pelo tecladista Vince Clarke e o vocalista Andy Bell.

Vince Clark fundou e participou de outras bandas de sucesso tais como Depeche Mode, Yazoo e The Assembly, mas foi com Erasure que o tecladista se encontrou. Eles emplacaram sucessos arrebatadores tais como “Oh L’amour”, “Sometimes”, “Stop”, “Blue Savannah”, “I Love to Hate You” e “Always”.

O vocalista Andy Bell também é ex-Depeche Mode e ex-Yazoo. Como letrista, seu foco é falar de temas delicados como amor, religião e guerra, principalmente no álbum Chorus, escrito na época da guerra do Golfo. Além de todo o seu talento musical, Andy fala abertamente sobre sua homossexualidade e usa o palco para estrelar performances extravagantes com figurinos inusitados que são um show à parte.

O hit que fez todo mundo pedir um pouco de respeito

A letra da canção aniversariante “A Little Respect” traz um apelo à consciência de uma possível falta de respeito de um amante para com o outro. Em resumo, é um diálogo onde se pede à pessoa amada mais paciência. No refrão, há uma conversa do eu-lírico com a própria alma, numa introspectiva reflexão, como se percebe no trecho “Soul, I hear you calling. Oh baby, please, give a little respect to me”, em tradução livre: Alma, eu ouço você chamando. Oh baby, por favor, dê um pouco de respeito a mim mesmo.

A canção “A Little Respect” alcançou o quarto lugar no UK Singles Chart. Foi também o segundo sucesso consecutivo do Erasure no Top 20 da Billboard Hot 100, ficando entre os 15 primeiros da lista.

O sucesso chegou a ser regravado por bandas como Björn Again, em 1993, Wheatus, nos anos 2000, Kim Wilde, em 2011 e DJ Sammy, em 2016.

Banda Erasure na ativa

Em 2020, a banda lançou um novo álbum, chamado “The Neon”, com músicas que continuam sendo aclamadas pelo público LGBTQIA+ que se identifica com as letras e o estilo pop de Erasure.

A dupla já esteve no Brasil cinco vezes sendo a mais recente passagem em 2022 com show pelas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, nos dias  25, 27 e 29 de Julho, respectivamente.

Você pode curtir a versão original e todas as outras versões por aqui. Além de outros sucessos da banda que ainda hoje permanecem vivos para os fãs de Synthpop em todo o planeta, especialmente no Brasil.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba nossos conteúdos primeiro com notificações.    OK Não, obrigado