“Uma Noite e Meia”, quem faz dueto com Marina Lima nesta música?

“Uma Noite e Meia”, quem faz dueto com Marina Lima nesta música tão marcante da MPB?

A música brasileira é maravilhosa e eu levei mais que “Uma Noite e Meia” para entender isso! Quero começar esse artigo assim, dizendo que a nossa música é perfeita, linda e rica.

Mas com sinceridade essa não era bem a minha opinião há uns 10 anos atrás. O motivo? Único! Eu nunca havia parado para ouvir música brasileira por pura falta de experiência e maturidade.

Sempre fui apaixonado pela música em geral, inclusive aprendi a tocar bateria como autodidata logo cedo, aos 14 anos já estava tocando com bandas em festinhas e festivais.

Embora já ouvisse rock nacional, por uma questão de gosto do gênero, demorei bastante para amadurecer com a música num sentido geral e só fui descobrir de fato a música brasileira em 2006 quando criei uma rádio online com segmento para o terceiro setor e apara música popular brasileira. Quem diria!

A partir dali, tudo se transformou, passei a ouvir MPB com frequência e agora já com mais experiência notei o que perdi ao longo de quase duas décadas.

capa-Disco-Virgem-Marina-Lima-tomsocial

Enfim, amadurecido e deslumbrado com a MPB, comecei a resgatar tudo dos clássicos e tudo do que há de novo em nossas produções musicais, e tem muita coisa pra conhecer ainda e muita coisa do que falar, porém, vamos marcar uma boa proza sobre o gênero como um todo para uma outra oportunidade, agora quero destacar aqui uma dessas pérolas que eu sempre gostei muito, e como disse, por mais que eu nunca tivesse parado para ouvir, esta foi e é uma das músicas que mais fizeram sucesso por aqui, estou falando de “Uma Noite e Meia” especialmente conhecida na voz da cantora Mariana Lima.
Esta música está presente no oitavo álbum da cantora, intitulado “Virgem” lançado pela antiga Polygran no ano de 1987 e produzido por Léo Gandelman.

Em sua letra a música fala de sedução e da conquista de um amor em pleno o verão onde o autor, Renato Rocketh, se declara para uma possível musa.

“O dia inteiro de prazer
Tudo que quiser, vou te dar
O mundo inteiro aos seus pés
Só prá poder te amar”
(Renato Rockth – Uma Noite e Meia)

Sempre tive curiosidade em saber quem fez o dueto com a Maria Lima na música, pois considero um “casamento” perfeito criando um clima de muita harmonia e beleza ao arranjo musical. Posso até dizer que não consigo imaginar essa música sem o dueto.

Bom, a participação é do próprio autor da música, Renato Rocketh, carioca e de uma família de músicos, além de compositor ele também é cantor e baixista. Iniciou sua carreira musical na adolescência, influenciado pelo irmão mais velho, Paulinho Rocketh, guitarrista que integrava a banda Vitória Régia, de Tim Maia. Ao longo da carreira Rocketh atuou como baixista para o cantor Biafra, banda “Alinaskina”, Ritchie, Márcio Montarroyos, Cláudio Zoli, Alcione e Martinho da Vila.

A carreira de compositor ganhou projeção quando tocava na banda da cantora Marina Lima, “Põe Pra Fora” era formada por Paulinho Guitarra (guitarra), Sérgio Della Monica (bateria), Jorjão Barreto (piano), Luizão Ramos (sax) e Paulinho Rocketh (Baixo).

renato-rocketh-radiotomsocial

 

Foi nesta experiência que Rocketh teve a oportunidade de ver sua letra se tornar um hino da música brasileira e que pendura até hoje. Além de escrever “Uma Noite e Meia” ele também participa nos vocais. O álbum “Vigem” alcançou a marca de 550 mil cópias vendidas, ganhando Disco de Platina, e a música disparou em todo Brasil.

Renato Rocketh continua na ativa e seu último trabalho é o CD “Noite Carioca” de 2015 gravado na Itália, além de atuar em circuitos musicais no Rio de Janeiro.

Até aqui nada de novo, não é mesmo? A final no próprio clipe que você pode assistir abaixo é possível ver Marina Lima e Renato Rocketh juntos executando a música. Mas de fato o que realmente vale a pena neste artigo é citar o quanto a música brasileira é interessante, rica, e o quanto nós, brasileiros, precisamos e devemos valorizar o que é nosso, a começar pela música.

Como exercício, relembre e aprecie esta pérola assistindo ao clipe original da música: