Por dentro das indicações ao Oscar 2022 de melhor canção original

Começaram as especulações para o Oscar 2022 no ramo musical

Um dos prêmios mais importantes para o cenário musical ganhou um novo capítulo: as pré-indicações ao Oscar 2022 de melhor canção original foram reveladas. Assim, com algumas presenças esperadas e outras quase favoritas, a lista é repleta de performances incríveis.

Como de costume, grandes artistas da música estão presentes – e como favoritos – para levar a estatueta para casa. Entretanto, há quem diga que esse ano pode ser tomado pelas animações lançadas no decorrer de 2021.

Isso porquê os maiores sucessos de bilheteria estão exatamente nas animações, com grande destaque para a continuação de “Sing”, e o recém estreado “Encanto”. Dessa forma, vamos passear um pouco por dentro de cada indicação, e deixar a parte difícil para os jurados.

 

As animações na corrida do Oscar 2022 de melhor canção original

É inegável pensar o quanto as animações tomaram conta dos cinemas nos últimos meses. Dessa forma, fica difícil não pensar em um provável favoritismo dos dois representantes da categoria.

 

Encanto – “Dos Oruguitas”

Situada na Colômbia, a história da família Madrigal é o foco da animação produzida pela Disney. Assim, lançado recentemente, o filme tem um teor de família, e do quanto a sensação de “não pertencer” pode nos afetar.

No filme, Mirabel é a única pessoa da família que não desenvolveu nenhum tipo de dom ligado a magia. Ou seja, enquanto vê seus familiares podendo curar pessoas ou dominar elementos, ela não possui nenhuma habilidade considerada especial por eles, ou por si mesma.

A música do filme que concorre ao prêmio de melhor canção original no Oscar 2022 é a “Dos Oruguitas”, música que encerra o filme, ecoando durante os créditos. Quanto a performance original, a música é do cantor colombiano Sebastian Yatra.

De tradução literal para “Duas lagartixas”, a composição é assinada por Lin-Manuel Miranda. Além disso, o cantor brasileiro Felipe Araújo, que também dubla um personagem no filme, lançou sua versão em português da canção.

 

Sing 2 – Your Song Saved My Life

Tido como uma das principais franquias de animação, Sing chega com a continuação de sua história direto na pré-indicação ao Oscar 2022. Para isso, a melhor canção original seria Your Song Saved My Life.

Com estreia prevista para 6 de janeiro de 2022, Sing 2 busca retratar um pouco sobre os traumas e decepções que podem afetar por completo a vida de todos. Assim, o filme entra a fundo em questões e batalhas internas de seus principais personagens.

Sendo um longa voltado exclusivamente para a música, não ficaria de fora de uma indicação desse porte. Com isso, os escolhidos para dar voz a canção foi ninguém mais ninguém menos que a banda U2.

Apesar de algumas críticas por parte dos fãs, a verdade é que a música encaixou perfeitamente com o filme, que fala exatamente sobre como a música pode salvar a vida daqueles que vivem dela. Por conta disso, é um dos grandes acertos do longa.

 

 

A briga de gigantes com Beyonce e Jay-Z no oscar 2022

Como todos os anos, grandes nomes da música estão presentes na lista e devem se manter até o final. Nesse caso, além da banda U2 citada anteriormente, Beyonce também garante seu espaço.

 

King Richard: Criando Campeãs – “Be Alive”

Hoje em dia, até quem não acompanha os esportes em geral já ouviu falar de Serena Williams e sua irmã, Venus Williams. Assim, o filme King Richard traz a biografia de Richard Williams, pai das duas grandes tenistas.

O longa retrata o quanto Richard já havia planejado todo o “roteiro” da carreira das filhas antes das mesmas nascerem. Com isso, é um retrato forte e impactante sobre o papel que o pai e treinador exerceu para o sucesso de ambas.

Para estrelar a música de um filme assim, nada mais justo que contar com um dos grandes nomes da história da música no mundo. Por isso, Beyonce é o nome da vez para falarmos de mais uma indicação a melhor canção original.

O Oscar 2022 chegou com a incrível “Be alive”, canção escrita e interpretada pela própria Beyonce. Para tanto, a cantora revelou que a ideia surgiu logo após assistir uma prévia do filme em questão.

 

Vingança & Castigo – “Guns Go Bang”

Filme exclusivo da Netflix, vingança & castigo traz o faroeste de volta as telas, com foco na criação de um grupo de “amigos” unidos por um sentimento: vingança. Para isso, o roteiro segue um acusado que será solto, e precisa agora se esconder do grupo para conseguir se safar.

De forma intuitiva, é de se esperar que muitas questões pessoais e íntimas serão levantadas no decorrer do filme. Afinal, o que é um bom filme de ação sem um bom questionamento racional no meio?

Fazendo jus ao espírito firme que o longa traz, o astro da música é Jay-Z, trazendo Guns Go Bang como pré-indicada ao oscar 2022. Aqui, a música encaixou como uma luva no longa, e para muitos é considerada uma das favoritas para levar a estatueta.

 

Billie Elish e o favoritismo com o novo filme da franquia 007 para melhor canção original

Depois de um lançamento como o novo 007, as chances de não marcar presença na premiação era muito baixa. Afinal, além de todo o simbologismo natural, a música ficou a cargo de Billie Elish.

Com isso, a grande favorita a levar o Oscar 2022 de melhor canção original é No Time To Die, interpretado pela cantora para o filme 007 – Sem Tempo Para Morrer. Nesse caso, é quase unanimidade o favoritismo da canção.

O filme retrata James Bond deixando sua vida tranquila na Jamaica para ajudar um amigo em uma missão secreta da CIA. E, como já era de se esperar, nem tudo é o que parece e o agente acaba se metendo em uma grande e perigosa missão.

No Time To Die traz o que se espera de uma trilha para o filme de 007: inquietação e angustia. Assim, um casamento perfeito visto na tela agora segue um caminho – quase provável – para o topo de uma das mais importantes premiações do ano.

Outros dois nomes poderosos para disputa são:

  • Here I Am, de Jennifer Hudson para o filme Respect
  • Just Look Up, de Ariana Grande para o filme “Não olhe para cima”

  Tem seu favorito na disputa? Peça a música na nossa rádio e ajude a divulgar seus artistas preferidos. Assim, ela pode entrar no ranking das mais pedidas. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.