Música em Pauta

Há 28 anos surgiam as Spice Girls, a girl band que ganhou o mundo com seus hits

Espalhe música por aí

Mesmo que você não seja dos anos 90, muito provavelmente já ouviu falar sobre as Spice Girls. E caso o nome não lhe seja familiar, com toda a certeza o seu maior single, “Wannabe”, é uma música que você conhece. 

Publicidade

Vale dizer que o nome nem sempre foi esse, o primeiro nome da banda feminina foi Touch e foram cerca de 2 anos para, enfim, se tornarem as Spice Girls.

A banda nasceu em 1994 e em 2022 elas completariam 28 anos. Sua trajetória teve altos e baixos, mas com certeza trouxe para o mundo um dos maiores hits de todos os tempos. 

Tudo sobre as Spice Girls

As Spice Girls surgiram em 1994 e a banda era formada por 4 cantoras: Melanie C, Victoria Beckham, Geri Halliwell e Melanie B. O sucesso veio dois anos depois com a música “Wannabe”, que ficou entre as TOPs em 30 países. 

O mundo estava acostumado com boy bands, mas o formato feminino era realmente uma novidade, principalmente fazendo esse grande sucesso. Rapidamente foram consideradas fenômenos globais. 

Além do formato feminino, foram consideradas as pioneiras nesse tipo de música Pop nos anos 90 – e o título não é à toa, pois foram aproximadamente 90 milhões de discos vendidos. 

Porém, apesar da enorme fama das Spice Girls, a carreira foi resumida a poucos álbuns. Os álbuns venderam muitos e muitos discos, veja a relação: 

  • Spice: 36 milhões de cópias 
  • Spiceworld: 24 milhões de cópias 
  • Forever: 10 milhões de cópias
  • Greatest Hits: 20 milhões de cópias (coletênea)

O sucesso foi inegável e vendiam discos como água! E apesar de ter acabado, a banda fez uma turnê anos depois, em 2007 e 2008, que promoveu recorde de vendas de ingressos. Ou seja, Spice Girls é atemporal. 

Elas eram além de música, as Spice Girls lançavam tendências e eram a cara de muitas marcas e produtos. 

Porém, todo esse sucesso crescente foi afetado quando a cantora Geri Halliwell e o empresário Simon Fuller saíram do projeto. 

Em 1998 a banda foi rodeada de conturbações e voltou a fazer sucesso só em 2000, onde emplacou o terceiro e último álbum. 

Fim das Spice Girls

Pouco tempo depois, em 2001, o grupo chegou ao fim e cada uma das meninas seguiu o seu caminho. 

Voltaram a se reunir em 2007 para gravarem uma coletânea de velhos hits, mas que também tinham músicas inéditas. O projeto rendeu uma turnê, a Return of the Spice Girls, mas foi apenas até 2008, onde foi encerrada. 

Os maiores sucessos da banda são:

  • Holler
  • Wannabe
  • 2 Beome 1
  • Viva Forever
  • You’ll Be There
  • Spice Up Your Life

Mesmo com novas girls band pelo mundo, as Spice Girls são as mais icônicas e suas músicas fazem sucesso até hoje. 

Como tudo começou 

Que tal conhecer os detalhes da formação dessa banda? As Spice Girls começaram em 1993, quando elas apareceram no The Stage, uma revista britânica. 

O projeto estava buscando formar uma banda de Pop feminino e o maior responsável era Bob Herbert. 

Foram diversos testes e, no final, foram selecionadas: Melanie Brown, Geri Halliwell, Melanie Chisholm e Michelle Stephenson.

Michelle Stephenson foi a primeira a sair do projeto, pois alegava que a mãe estava passando por problemas de saúde. Porém, descobriram que o motivo era o próprio empresário, que pressionava a cantora por não ser boa a suficiente para acompanhar as outras. 

A próxima escolha foi por conta da professora de música, Pepi Lemer. Emma Bunton assumiu o lugar de Michelle, porém ela era extremamente reservada e nunca saia de casa por muito tempo. 

Em 1994 as próprias cantoras não estavam satisfeitas com os empresários. Por conta de muito trabalho e nada de sucesso, resolveram não assinar o contrato. 

As Spice Girls se juntaram e foram para o subúrbio de Londres, onde escreveram juntas 35 músicas, além das coreografias. 

Elas mesmas foram atrás de novos produtores, assim como deixaram seus discos com algumas produtoras. Uma delas, inclusive, disse que as cantoras deveriam perder peso para entrar no padrão. 

Coincidentemente, foi em uma aula de ginástica em 1995 que Geri e Melanie B sugeriram o Spice Girls. Houveram algumas mudanças entre o grupo, como Victoria Beckham. 

De Touch Para Spice Girls 

O novo nome foi um divisor de águas. Vieram novas músicas, coreografias e, enfim, o sucesso! As 5 estavam sem uma assessoria ou empresário e não havia qualquer empresa de marketing. 

Foi uma trajetória cheia de “nãos” até encontrarem o empresário Simon Fuller. As meninas acreditavam que ele tinha o potencial para transformá-las em um grande sucesso (e estavam certas).

Simon Fuller aceitou o projeto e começou como empresário das Spice Girls, com seu próprio método para atingir o sucesso. 

Em 1995 foi o primeiro contrato com a Gravadora, a Virgin Records. A gravadora queria apostar em “Love Thing”, mas as meninas queriam trabalhar em “Wannabe”, pois elas mesmas fizeram a canção. 

O resto você já sabe, não é mesmo? A canção emplacou em todos os lugares do mundo e ainda é reproduzida em muitos filmes, séries… 

O mundo todo almeja uma nova turnê da maior girl band de todos os tempos. Sem dúvidas, as meninas do Spice Girls foram um fenômeno e só quem viveu nos anos 90, principalmente as meninas, sabe o peso que a banda tinha.

Eram grandes influenciadoras e suas caras estampavam vários produtos. No Brasil, por exemplo, doces, camisetas, bolsas e muitas coisas levavam a cara da banda. 

Todas sonhavam em ser como as Spice Girls. Cada uma tinha uma personalidade e não há quem não se identificasse com uma delas. 

Que tal matar a saudade de uma das bandas mais icônicas de todo o mundo, enquanto torce para um comeback?! Se você é dos anos 90, impossível não se empolgar com as melodias dessas garotas que fizeram enorme sucesso. 

Escute as Spice Girls na Rádio Social Plus Brasil – Online – Ao Vivo – Sinta, ouça e compartilhe!


Espalhe música por aí
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOCANDO AGORA NA RÁDIO SOCIAL PLUS BRASIL:

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’