fbpx

Edwyn Collins: por onde anda o dono do hit “A girl like you”, lembra?

Um dos grandes hits dos anos 90, “A girl like you” foi interpretada por Edwyn Collins. Mas, hoje em dia, por onde anda o cantor?   No artigo de hoje vamos falar sobre todo o sucesso da canção, a carreira de Collins e quais são suas atuações nos dias de hoje. De qualquer maneira, a verdade é que essa pode ser considerada a música de maior sucesso da carreira do cantor.   Então, pronto para embarcar em uma viagem no tempo para conhecer um pouco mais sobre a música que encantou o planeta?  

Quem é Edwyn Collins

Edwyn Collins nasceu na cidade de Edimburgo, na Escócia. Assim, no dia 23 de agosto de 1959 nascia aquele que se tornaria uma das referências do mundo do rock.   Não é difícil saber sobre as dificuldades que o cantor enfrentou na carreira, principalmente relacionado com sua saúde. Entretanto, nunca deixou ser abatido e em todas as vezes voltou aos palcos para seguir cantando.   Sua carreira começou em meados de 1970, quando foi co-fundador da banda Nu-Sonics no ano de 1976. Posteriormente, a banda mudou de nome para Orange Juice, oficialmente em 1979.   A banda em geral não obteve um grande sucesso, mesmo na época Edwyn Collins abrindo uma gravadora exclusivamente para lançar as músicas do grupo. Dessa forma, a Postcard Records foi uma das grandes apostas da banda para alavancar os lançamentos.   Entretanto, apesar do primeiro single ter tido uma repercussão incrível pelos críticos, acabou não possuindo bons números de venda. No total, foram 2 mil cópias do single.   O primeiro grande sucesso do grupo veio apenas em 1983 com o single Rip It Up. Nesse caso, o single foi lançado com ajuda de outra gravadora, que havia sido contratada depois da Postcard não dar conta do recado para a divulgação.   Depois do Rip It Up, o grupo tentou emplacar novas canções nas paradas, sem sucesso. Assim, mesmo com dois álbuns após o single de sucesso, pouco se conseguiu de barulho para a banda.   Essa falta de sucesso acabou irritando a Polydor Records, gravadora da banda no momento, e o contrato foi encerrado. Dessa forma, com a ausência de uma gravadora e principalmente de interessados, o grupo optou por se separar em 1985.  

A carreira solo

Logo após o fim do grupo, Edwyn Collins conheceu a mulher que seria sua empresária dali em diante e, posteriormente, esposa. Assim, em 1986 a carrega de Collins solo começou.   Ainda seguindo sem muita sorte com gravadoras, Edwyn Collins estava na Elevation Records que fechou pouco depois do seu single. Dessa forma, por algumas questões de desentendimento, o cantor acabou ficando sem nenhuma gravadora para seguir sua carreira.   O que parecia difícil acabou virando uma oportunidade de atuação para Collins. Por isso, após um bom tempo de reclusão sem realizar nenhum tipo de trabalho, o cantor voltou com uma pegada um tanto diferente.   Dessa vez, Edwyn Collins gravou um álbum completo em um estúdio extremamente pequeno, na Alemanha. Assim, nasceu o álbum Hope and Despair em 1989, que garantiu ótimos números para um álbum independente.   Mesmo com todo o sucesso do álbum e até mesmo o lançamento de um segundo, a parceria não durou muito tempo e logo foi encerrada. Com isso, Collins optou por ficar um pouco recluso e dar uma pausa na carreira.   A volta ocorreu em 1994 quando o cantor decidiu criar seu próprio estúdio para o terceiro álbum, intitulado de Gorgeous George. Entretanto, a grande virada de chave veio em 1995 com A Girl Like You.   Afinal, a música foi tema de Empire Records e em outras produções. Posteriormente, o cantor ainda tentou emplacar outros singles, sem sucesso.  

A complicação de saúde

A carreira de Edwyn Collins acabou passando por alguns percalços devido a problemas de saúde do cantor, que não foram poucos ou simples.   O cantor falou pela primeira vez sobre o ocorrido em 2005 para a BBC, quando afirmou que apesar de ter se sentido mal, acreditou ser apenas uma intoxicação alimentar. Nesse momento, não passava de náuseas e vontades constantes de vomitar.   Entretanto, 48 horas depois, Collins estava sendo levado para a UTI de um hospital em Londres, por hemorragia cerebral. Assim, foi operado em fevereiro do mesmo ano, após sofrer uma nova hemorragia.   O pós-cirurgia não foi um processo fácil, e dependeu de uma grande demanda de dias para reabilitação.   Uma curiosidade sobre esse momento é o fato de Collins só conseguir pronunciar 4 frases durante esse processo, dada a paralisia.   Eram elas:
  • Sim
  • Não
  • Grace Maxwell
  • As possibilidades são infitas
  No caso de Grace, estava se referindo a sua esposa.   A retomada da carreira foi bastante difícil, mas ocorreu. Dessa forma, o primeiro álbum lançado oficialmente na volta foi Home Again, em 2007.   Na verdade, todo o álbum já havia sido gravado antes dos problemas de saúde de Collins, mas só foi disponibilizado após sua recuperação.  

Por anda Edwyn Collins?

Depois de tantos conflitos internos e problemas gerais com sua carreira e vida pessoal, você deve estar pensando que a essa altura o cantor já saiu de cena. Entretanto, você não poderia estar mais equivocado.   Aos 62 anos, Edwyn Collins está mais ativo do que nunca. Em 2019 lançou seu álbum mais recente chamado de Badbea. Nele, 12 faixas fazem a composição do trabalho.   Com relação aos críticos, a aceitação foi bastante positiva, mesmo que não seja um dos melhores da carreira. Na verdade, podemos até dizer que se manteve acima da média esperada.   Com o álbum, Collins segue em turnê e deve permanecer assim pelos próximos meses. Ou seja, não parece estar nem perto de anunciar algum tipo de pausa ou finalização de carreira.   Hoje em dia, é claro que sua música mais conhecida ainda é A girl like you. Mesmo assim, não dá para negar todos os demais trabalhos que Collins realizou e, principalmente, sua força de vontade de seguir na música.     Fã de Edwyn Collins? Peça uma das suas músicas aqui na nossa rádio e ajude a divulgar seus artistas preferidos. Assim, ela pode entrar no ranking das mais pedidas. Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.