Desigualdade é a missão e defender o direito de toda criança ler e brincar.
Desigualdade é a palavra com que o Instituto Pró-Saber SP trabalha para diminuir essa diferença. Nesse episódio do podcast papo e conteúdo eu conversei com a Maria Cecília fundadora desse projeto. Foi fundado na comunidade de Paraisópolis em 2003 com o objetivo de diminuir a desigualdade não só social, mas também educacional. Maria Cecília notando isso ficou indignada com essa situação porque enquanto os filhos dela tinham condição de ter acesso a uma creche para que pudessem se desenvolver as crianças da comunidade enfrentavam outra realidade.
Há um verso do Mario Quintana que ela se inspirou que diz: Democracia é dar a todos o mesmo ponto de partida e o era o mesmo entendimento que eles do projeto Pró-Saber também concordam seja oferecido por um projeto ou pelo estado todas as crianças tinham que ter a mesma oportunidade. Ela é uma empreendedora social porque tem o mesmo objetivo de criar algo tirar do papel e executar e que passa pelas mesmas dificuldade que qualquer empreendimento. E sabe da importância da resiliência e precisa se alimentar do propósito diariamente para quando vier o desanimo saber o porque estão realizando.
Mesmo o brasileiro sendo muito generoso a cultura de doação ainda não está instalada, mas estamos no caminho podemos ver na pandemia o quanto o povo se uniu para ajudar quem mais precisa. Uma referência para ela nesse terceiro setor que é a Neca Setubal disse em uma live que explica a diferença entre solidariedade e generosidade que ajudamos as pessoas quando vemos que estão precisando agora sobre solidariedade dessa sistematização precisamos dar passos. O desanimo está sempre a espreita fazendo ela se questionar e se perguntar se vale a pena continuar, entretanto quando lembramos das vitórias diarias é muito grande e reconfortante. Convido vocês para ouvirem todo o Podcast porque tem mais Conteúdo nesse Papo.