Vídeo arte marca “Rápido” música da cantora Aíla
A nova safra da música brasileira tem apresentado resultados espetaculares de produção e originalidade. Recentemente falamos aqui, por exemplo, do cantor Liniker que tem sido uma das mais novas e talentosas revelações da nossa musicalidade.
Sempre em busca de novidades, hoje eu conheci a cantora paraense Aíla que lançou em agosto de 2016 seu segundo álbum com patrocínio da Natura Musical. “Em Cada Verso um Contra-Ataque” traz o lado militante da cantora com canções que exaltam o feminismo, expõem a luta por todas as formas de amor e também combatem o racismo.
No mais novo álbum, a cantora apresenta composições próprias e canções de outros destaques desse novo e importante momento da música brasileiras como César Lacerda, Siba, Paulo Monarco, Posada, Bruno Batista. O álbum traz ainda duas parcerias, a faixa “Melanina“ foi feita por Chico César a pedido de Aíla, e em “Lesbigay”, a parceria é com a rainha do carimbó chamegado Dona Onete. A produção do disco é de Lucas Santtana. Você pode baixar este disco completo clicando aqui.
A música que eu destaco neste álbum é “Rápido“, primeira composição própria da artista, em parceria com Roberta Carvalho, conta com um registro audiovisual com técnicas de filmagem que abordam o tempo que é o tema central da canção. A produção de vídeo arte é de encher os olhos. A direção também fica por conta de Roberta Carvalho e a fotografia é de Lucas Escócio. A canção já é um espetáculo, me lembra bastante a talentosa Karina Buhr, conta com uma pegada forte e bem produzida, além de instrumentais bem marcados e um riff de guitarra sensacional bem ao estilo rock. Já o clipe é sem dúvidas uma produção belíssima, criativa e bem demorada de ser produzida, o que contrapõe o tema da música.
Todo vídeo foi produzido com fotografias em time-lapse (técnica em que várias imagens são capturadas de forma independente e com intervalos de tempo fixos entre um quadro e outro, exibidas de forma a criar movimento), transformando 240 fotos em apenas 10 segundos de imagem em movimento. Além da seqüência de fotos, duas outras técnicas ditam o ritmo de “Rápido”: imagens em “super slow”, o que vemos são imagens espetaculares e um vídeo clipe maravilhoso!
Aíla chegou com presença e já mostra que está entre as grandes revelações da música do momento e certamente ainda conta com muita carta na maga para contribuir com a nossa cultura musical.
Confira o clipe de “Rápido”