Há 39 anos Cyndi Lauper imortalizava a feminista ‘Girls Just Want To Have Fun’
Independente da sua idade, é impossível você nunca ter ouvido a música “Girls Just Want To Have Fun” da cantora Cyndi Lauper, seja a versão cantada por ela ou as inúmeras regravadas aos longos dos anos em sua homenagem.
A Cyndi Lauper foi um ícone dos anos 80 – famosa década de ouro da música -, bem como durante todos os anos 90, inspirando diversos músicos e criando canções atemporais que são ouvidas até nos dias atuais.
No entanto, você sabia que a canção “Girls Just Want to Have Fun” teve uma grande importância na indústria da música, principalmente ligada a pauta relacionada ao feminismo? Confira como ela impactou a década dos anos 80.
Quem é a cantora Cyndi Lauper?
Nascida em 22 de junho de 1952, Cyndi Lauper é uma das cantoras mais icônicas das décadas dos anos 80 e 90, suas músicas são lembradas até hoje, contando com 11 álbuns lançados e com em torno de 40 singles durante sua carreira.
Sua estreia na indústria da música aconteceu com seu primeiro álbum chamado “She ‘s So Unusual”, lançado em 14 de outubro de 1983, onde contou com grandes singles que estouraram sua carreira.
Dentre as canções do álbum, a mais memorável e que sem dúvidas representa um hino para a pauta do feminismo é a “Girls Just Want to Have Fun” que fez 39 anos em 2022 desde o seu lançamento, 14 de outubro de 1983 pela Portrait Records.
O sucesso do seu álbum debut lançado em 1983
A estreia da carreira da Cyndi Lauper foi tão incrível, que seu álbum debut lançado em 1983 chamado “She ‘s So Unusual” fez com que ela fosse indicada ao Grammy como artista revelação do ano, levando o prêmio ao final da noite.
Como se isso não fosse o bastante, essa discografia fez história na indústria da música, eis que nossa querida Cyndi Lauper foi a primeira mulher a ter quatro canções no TOP 10 da Billboard, sem contar os 6 discos de platina nos EUA pela venda dos seis milhões de cópias.
Seu álbum debut é tão importante que entrou para a lista da revista Rolling Stone como um dos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos”, no entanto, existem algumas curiosidades sobre a canção “Girls Just Want to Have Fun” que talvez você não saiba.
A história traz o sucesso da música “Girls Just Want to Have Fun”.
O sucesso da discografia de estreia da cantora se deu em grande parte pelo sucesso estrondoso que a canção “Girls Just Want to Have Fun” teve.
Pois, ela alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100 por duas semanas consecutivas e o inclusive chegou a ser indicada ao Grammy como melhor videoclipe da cantora.
No entanto, você sabia que essa música é uma adaptação de uma música lançada originalmente em 1979 pelo cantor e compositor Robert Hazard? Pois é, mas o que a tornou um grande sucesso foram as modificações feitas pela Cyndi Lauper.
Versão original de Robert Hazard
A versão original da música “Girls Just Want to Have Fun” foi lançada em 1979 por Robert Hazard juntamente com a sua banda chamada “The Heroes” com o intuito de conseguir um contrato junto a uma gravadora.
Na versão original, a letra mostrava um garoto falando sobre suas noites e como todas as mulheres se interessavam por ele e queriam apenas diversão, mostrando na música que garotas não deviam ser levadas a sério.
Embora tenha sido lançada, o single na versão original não obteve sucessos que eram esperados, motivo pelo qual o produtor Richard E. Chertoff ofereceu a música a Cyndi Lauper – que até então não havia lançado qualquer álbum.
Versão de Cyndi Lauper
Em um primeiro momento, Cyndi Lauper não queria gravar a canção por ser machista e ir contra seus ideais como mulher, contudo, seu produtor Richard a convenceu que a música poderia ser cantada pela perspectiva feminina, dando um novo sentido a ela.
Com uma nova perspectiva para a música, nossa ícone Cyndi Lauper realizou algumas modificações na letra, mostrando a visão de uma mulher que apenas queria se divertir e curtir a vida, assim como os homens.
Não tenha dúvidas de que tanto a letra da música quanto o seu videoclipe revolucionaram a década de 80, uma vez que a liberdade feminina até aquele momento não era tão bem aceita quanto é nos dias de hoje.
Hino Feminista da década nos anos 80
Como vimos, a música “Girls Just Want to Have Fun” cantada por Cyndi Lauper revolucionou a década dos anos 80, isso porque ela falava abertamente sobre a liberdade feminina, abordando o feminismo que vinha crescendo cada vez mais.
Na década do lançamento da canção não era comum que as mulheres agissem ou falassem sobre ter os mesmos costumes que os homens sobre sair e se divertir, chegando de madrugada em casa, o que chocou aquela geração.
Tratar esse assunto tão abertamente em uma música, com certeza, inspirou muitas mulheres a aproveitarem a sua liberdade da forma como queriam, transformando essa canção em um hino feminista até nos dias de hoJE.
Relembre do clipe contagiante e animado “Girls Just Want To Have Fun” :
Carreira de Cyndi Lauper
Se engana quem pensa que a Cyndi Lauper apenas teve sucesso em seu primeiro álbum. Após ele, ela lançou mais 10 discografias, tendo como segundo o álbum chamado “True Colors” de grande sucesso.
A artista já ganhou inúmeros prêmios como musicista, além de já ter atuado em algumas filmografias e ter inclusive atuado na Broadway, onde ganhou um Tony Award na categoria de melhor trilha sonora original em 2013 por “Kinky Boots”.
Cindy também ganhou um papel de destaque na série BONES da produtora FOX, como a sensitiva famosa AVALON, que ajudava a equipe forence do Instituto Jeffersonian.
Após 39 anos do seu lançamento, a versão de “Girls Just Want To Have Fun” de Cyndi Lauper continua sendo uma música que representa a pauta feminista e será assim por muitas gerações.
Quer saber mais sobre outros artistas e outras curiosidades sobre a música? Sintonize na Rádio Social Plus Brasil – Online – Ao Vivo, Sinta, ouça e compartilhe!
Amo cyndi, ela nasceu em 1953. No dia 22 de junho já vendeu mais de 65 milhões de discos no mundo.