Música em Pauta

5 Músicas que foram usadas em abertura de programas de TV e você não sabia

Espalhe música por aí

Todo amante de música sabe a importância que ela tem em sua vida, afinal quem nunca teve no mínimo uma canção que marcou sua vida? Sabendo disso, inúmeras músicas foram usadas em abertura de programas de TV com esse propósito. 

Publicidade

É muito comum que programas de TV utilizem canções em suas aberturas, principalmente para que o telespectador associe aquele som ao programa e fique marcado em sua mente, para que sempre que a ouça, lembre dele.

Nesse texto, iremos te mostrar algumas músicas que foram tema de abertura de programas de TV e que você não sabia ou não se lembrava.

5 músicas temas de abertura de programas de TV

As 5 canções de tema de abertura de programas de TV escolhidas são de programas populares e que você provavelmente já viu, mas não sabia que eram de músicas conhecidas. 

Quem sabe até o final da sua leitura você não descubra o nome da música que sempre ouviu nas aberturas, mas nunca soube o nome? Confira!

1. “Freedom Of Expression” no Globo Repórter 

Você com certeza já viu ao menos uma vez o Globo Repórter da Rede Globo, mas você sabia que a música usada é Freedom Of Expression do Jim Bowen Pickers? Pois é, a canção é tema de abertura do programa de TV desde 1973.

Nos primeiros anos do show, a abertura contou com a versão instrumental da música, no entanto, embora ela ainda continue como tema, a versão utilizada agora é sintetizada, combinando muito bem com a pegada do programa.

Essa música foi uma das faixas da trilha sonora de um filme americano chamado “Vanishing Point”, já no Brasil, o título ficou traduzido para “Corrida contra o Destino”. 

 

2. “Don’t Stop ‘Til You Get Enough” no Vídeo Show 

Falando de temas de abertura de programas de TV não poderia faltar o nosso Rei do Pop Michael Jackson que teve sua música escolhida pelo Vídeo Show da Rede Globo em 1983.

Essa canção sem dúvida se tornou a marca registrada do programa, se tornando impossível ouvir a música, sem lembrar do Vídeo Show, sua melodia animada combinava com a atração que era super animada e descontraída.

A música Don’t Stop ‘Til You Get Enough foi lançada em 1979 pelo seu álbum chamado Off the Wall, que inclusive ganhou três prêmios no American Music Awards por essa discografia. E dessa canção, você se recorda?

3. “Dr. Jeckle and Hyde Park” no Esporte Espetacular

A música Dr. Jeckle and Hyde Park de Carnaby Street Pop Orchestra And Choir não somente foi abertura do Esporte Espetacular desde 1973, como também era utilizada no fim do programa, de tão querida que era.

Essa canção foi lançada no álbum chamado The London Theme e foi inspirada no clássico literário chamado “O médico e o monstro” escrito por Robert Louis Stevenson.

Quer saber de qual música estamos falando? Confira aqui, não tenho dúvidas que escutá-la te trará sensações de nostalgia, porque ela ficou muito conhecida através da abertura do programa do Esporte Espetacular.

4. “Fantástico” no Fantástico 

Já o programa de TV Fantástico da Rede Globo escolheu a música de Guto Graça Mello e de composição de Boni, também chamada Fantástico, que foi tema de abertura desde 1976.

Inicialmente a abertura era feita com a canção original, isto é, cantada integralmente, mas posteriormente ela sofreu mudanças em sua versão, passando a ser essencialmente instrumental. Ela pode ser ouvida aqui.

5. “Blue Moon” no Comando da Madrugada 

A Blue Moon de Lorenz Hart e Richard Rodgers também foi tema de abertura do programa Comando da Madrugada da Rede Bandeirantes, apresentado por Goulart de Andrade.

Talvez você não relacione o nome da música a sua melodia de primeira, mas após escutá-la, sua memória vai identificá-la imediatamente, a versão usada no programa foi arranjada por César Camargo Mariano e pode ser escutada aqui.

+ Bônus: “The Fuzz” no Jornal Nacional.

Eu sei que prometemos apenas 5 músicas, mas porque não mais uma? O Jornal Nacional da Rede Globo usa como tema de abertura a música The Fuzz do compositor Frank De Vol em uma versão adaptada. 

A versão original você pode conferir aqui, enquanto a adaptada pelo Jornal pode ser ouvida aqui. Não deixe de notar a semelhança!

Por que são utilizadas músicas em abertura de programas de TV?

No tópico acima mostramos 5 músicas que foram usadas como tema de abertura de programas de TV, embora exista muito mais. No entanto, você sabe o motivo de usá-las? 

A resposta na verdade é bem simples, a música torna tudo aquilo que está em volta dela marcante, fazendo com que nosso cérebro assovie de maneira muito mais rápida e fazendo com que a gente se recorde facilmente. 

Sendo assim, os programas de TV usam músicas para fazer com que você se lembre deles toda vez que escuta a canção, gerando uma propaganda subliminar. Isso é bom para a televisão quanto para o próprio cantor ou banda que tem seu trabalho divulgado.

Curiosidade sobre a música de abertura do Big Brother Brasil 

Que a música de abertura do Big Brother Brasil se chama Vida Real e é composta e cantada por Paulo Ricardo você já sabe, correto? Mas você sabia que ela foi criada especialmente para esse show?

Pois é, ela é o tema de abertura desde sua estreia em 2001 e estando presente até nos dias atuais. Essa música foi encomendada pela Rede Globo especialmente para a criação do programa, por isso sua letra combina tanto com a premissa do show.

A música do Paulo Ricardo apenas comprova como sua utilização em abertura de programas de TV tornam essas canções suas marcas registradas, fazendo com que você pense nelas sempre que as escutam, o que deixa tudo ainda mais interessante! Descubra mais curiosidades na Rádio Social Plus! Brasil!


Espalhe música por aí
Publicidade
Publicidade
Publicidade

2 thoughts on “5 Músicas que foram usadas em abertura de programas de TV e você não sabia

  • Biscoito De Rico

    Sem Duvidas...A Blue Moon...Interpretada Por Cesar Camargo Mariano...É CLÁSSICA. Nostalgica.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOCANDO AGORA NA RÁDIO SOCIAL PLUS BRASIL:

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’