Música em Pauta

37 Anos De ‘We Are The World’, Qual A Importância Desta Música E Quais Artistas Deram Voz A Ela?

Espalhe música por aí

Com toda a certeza você reconhece os versos “We are the world, we are the children” não é mesmo? Farão 37 Anos De ‘We Are The World’, ou seja, quase 40 anos de uma das canções mais icônicas de todo o mundo.

Publicidade

Mais conhecida pela voz de Michael Jackson, o Rei do Pop, a história por trás dessa música é muito maior do que a maioria pensa. Na verdade, foram diversos músicos envolvidos e até hoje projetos são lançados tendo ela como inspiração.

A história da música vale a pena ser constatada, pois a canção inspiradora e reconhecida por clamar ajuda por uma situação tão difícil não foi construída do dia para noite.

37 Anos De ‘We Are The World’, conheça a história

Aos 37 Anos De ‘We Are The World’, o sucesso ainda é absoluto. Em 28 de Janeiro do ano de 1985 ela estava sendo gravada nos estúdios, tendo como compositores Michael Jackson e Lionel Richie.

A música ficou tão famosa porque ela foi dedicada às vítimas da fome na África, uma situação comum no outro continente, mas ainda muito desconhecida por muitas pessoas.

Artistas como Tina Turner, Stevie Wonder, Billy Joel, Bob Dylan, Cyndi Lauper e Bruce Springsteen participaram da ação. No total, foram mais de 50 músicos com envolvimento no projeto da canção.

Seu lançamento foi em 7 de março de 1985 e no ano de 2022 ela completa 37 anos no ar. Na época foi a música mais difundida na cultura Pop.

37 Anos De ‘We Are The World’ e em seu lançamento foram vendidas 7 milhões de cópias SOMENTE para os Estados Unidos. O lucro total da música foi de aproximadamente 150 milhões de dólares.

É muito importante ressaltar que toda essa lucratividade foi destinada à ajuda humanitária.

Esse era justamente o propósito de todo o projeto: destinar a arrecadação à forma na África.

E o princípio da idéia surgiu a partir do Projeto Band Aid, com a música “Do They Know It’s Christmas?”, que arrecadava dinheiro para Etiópia. Esse projeto foi encabeçado por David Bowie, Paul McCarney, Sting, Phil Collins e Boy George.

São 37 Anos De ‘We Are The World’ e a canção feita por Jackson e Richie foi encabeçada pelo produtor e maestro Quincy Jones, que pediu para que uma música com o Tema Usa for Africa fosse composta.

Mas, atenção, a USA não é “United States of America”, mas, sim “United Support of Artists“, cuja tradução seria algo no sentido de “Apoio dos artistas unidos pela África”.

Composição de We Are The World

O projeto foi muito ágil. O produtor Jones enviou uma fita com a música para cada artista 4 dias antes da gravação. Ela estava um pouco cansada e pediu para que fossem feitos os versos que cada um deveria cantar.

Michael Jackson e Lionel Richie se trancaram em um quarto para fazer com que os versos ficassem fluindo.

Na noite de gravação em janeiro, mais de 200 artistas queriam colaborar com a música. Porém, foram selecionados cerca de 50 nomes. Dentre eles, havia o Prince, porém não conseguiu participar por conta de outros compromissos na data.

E, claro, uma boa comemoração não poderia faltar! Houve uma festa na avenida La Brea, em Los Angeles, e durou a madrugada toda.

Escute We Are The World abaixo:

Repercussão no Brasil

Mesmo que a música tenha sido lançada em 7 de março de 1985, naquela época as novidades não corriam a internet. Por isso, a canção chegou ao Brasil apenas em abril.

A repercussão foi enorme no Brasil, como era de se esperar. E, claro, os brasileiros não poderiam deixar de fazer a sua própria versão, que é a canção “Cheia de Mágoa”. O objetivo era ajudar a população do nordeste, que estava passando por condições difíceis pela seca e desigualdade.

A ideia veio do presidente do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, Aquiles. Além disso, também houve ajuda de Téo Lima, conhecido por ser parte da banda do cantor Djavan.

A gravação foi realizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e conta com nomes de peso na música brasileira, como:

  • Caetano Veloso
  • Chico Buarque
  • Fagner
  • Vinicius Cantuária
  • Erasmo Carlos
  • Roberto Carlos

A música em si ficou a encargo de Gilberto Gil e outros famosos nomes estavam envolvidos na campanha, como: Elba Ramalho, Pepeu Gomes e Roger, Rita Lee, Djavan, Tim Maia, Maria Bethânia, Gal Costa, Fafá de Belém, Emilinha Borba, Elizeth Cardoso e o Ultraje a Rigor

O compacto, na época, foi vendido por 10 mil cruzeiros cada e os lucros foram destinados ao nordeste.

Veja Cheia de Mágoa abaixo:

We Are The World para o Haiti

São 37 Anos De ‘We Are The World’ e mesmo depois de muito tempo a canção sempre vem à tona, seja como uma releitura ou como forma de arrecadação por alguma causa.

No ano de 2010, por exemplo, mais de 70 artistas tentaram emplacar uma nova versão da música para conseguir arrecadar dinheiro para a tragédia no Haiti.

Dentro os nomes participantes, tínhamos:

  • Justin Bieber
  • Kanye West
  • Miley Cyrus
  • Nicole Scherzinger
  • Pink
  • Céline Dion
  • Jonas Brothers

Na época tinha ocorrido um terremoto devastador no Haiti e o país estava precisando de fundos para a sua reconstrução.

Não houve colaboração dos artistas originais da música nesse projeto, mas Michael Jackson fez uma aparição póstuma, pois havia morrido meses antes.

Um corte de sua voz foi usado e no vídeo ele aparece virtualmente ao lado de Janet Jackson, sua irmã.

Assista a versão We Are The World para o Haiti abaixo:

We Are The World foi muito mais do que uma música gostosa de se escutar, era um pedido de ajuda e um projeto de cunho totalmente social. Artistas de peso se envolveram para mobilizar a população em prol de ajudar a África.

São 37 Anos De ‘We Are The World’ e você pode escutar a música e muitas outras na Rádio Social Plus Brasil – Online – Ao Vivo – Sinta, ouça e compartilhe!


Espalhe música por aí
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOCANDO AGORA NA RÁDIO SOCIAL PLUS BRASIL:

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Podcast de ‘We’ve Got Tonight’ de Kenny Rogers e Sheena Easton Lembra da banda New Radicals? Por onde anda Vanessa Carlton? Coldplay, a revolução do rock alternativo Quem ér Harry Styles Quem é Lizzo? “Nothing is Lost” trilha do filme “Avatar: The Way of Water” FLO lança o single ‘Losing You’ Ringo Starr lança novo vídeo Tony Gordon lança álbum maravilhoso, “Black and White” PG Roxette lança “Pop-Up Dynamo!” Rihanna lança ‘Lift Me Up’, single da trilha sonora de Pantera Negra 2 Suricato lança álbum “Marshmallow Flor de Sal” Charlie Puth lança álbum ‘Charlie’ Vianney lança a faixa ‘Call on me’ com Ed Sheeran Aqua comemora 25 anos do álbum ‘Aquarium’ Shown Mendes libera ‘Heartbeat’ Após um hiato de 5 anos Paramore está de volta com novo single ‘This Is Why’ Bruce Springsteen anuncia novo álbum de covers “Only The Strong Survive” Joss Stone lança single de seu primeiro álbum natalino, ouça ‘What Christmas Means to Me’