Aquele abraço de Gilberto Gil no Podcast Música Social Brasileira

Imagina a cena do Gilberto Gil se despedindo do Rio de Janeiro em plena ditadura. Quer coisa mais forte do que essa música de despedida? Gerou até uma frase que é muito mais dita e lembrada que aquele momento: O Rio de Janeiro continua lindo. Concorda?

Ler mais

A Formiga e a Cigarra de Simone no Podcast Música Social Brasileira

Como assim, uma música indo contra o que a fábula diz? Esse foi o choque que um Estraviz criança viveu. E foi tão importante o movimento, que ele repetiu a cena com sua filha, a partir de um filme que também contradiz a verdade das fábulas de costumes. Vem ouvir Simone cantando Música Social Brasileira.

Ler mais

Alegria Alegria de Caetano Veloso no Podcast Música Social Brasileira

Como não colocar um certificado de Música Social Brasileira nessa que é uma das preferidas de muita gente quando o assunto é Caetano. Criada em 1967 e que tirou um discreto quarto lugar no Festival da Record, é ainda atual para todo jovem que quer estar sem lenço e sem documento, nada no bolso ou nas mãos.

Ler mais

Brasil Cazuza no Podcast Música Social Brasileira

Uma música que não tem como você não conhecer e que trás a tona a cada audição todo nosso incômodo e mal estar com o país que vivemos. Surgida em 1988, com um Cazuza que acabava de sair das baladas roqueiras e partia pra música mais pessoal, tudo isso sem tirar o nó na garganta por tantas injustiças. Mostra sua cara e ouve essa!

Ler mais

Que as Crianças Cantem Livres por Taiguara no Podcast Música Social Brasileira

Você conhece o Taiguara? Pois esse artista foi o que teve a maior quantidade de músicas censuradas pela ditadura. Não foi nem Chico, nem Caetano, nem nenhum outro. E talvez o fato de ser pouco conhecido, seus exílios e sua morte prematura por culpa de um câncer faça com que não tenha o mérito merecido. Escute neste episódio uma de suas músicas cheias de engajamento social e musical.

Ler mais

Leve Desespero por Capital Inicial no Podcast Música Social Brasileira

Mais um rock brasiliense puro anos 80, desta vez com a banda Capital Inicial, que foi filhote de outras bandas, aí abandonaram tudo por anos pra voltarem pro palco e pras turnês e assim estão até hoje. Neste episódio Marcelo Estraviz conta uma pequena história com a música.

Ler mais

Onde Deus Possa Me Ouvir por Gal Costa no Podcast Música Social Brasileira

Nem toda música social brasileira fala de multidão, de grupo, de coletivo. Tem aqueles momentos que o que existe é uma sensação de solidão. Nesta música de Vander Lee, cantada por Gal Costa, tudo é tão triste que é lindo. E muito provavelmente ao ouvi-la vai te dar vontade de ligar pra alguém.

Ler mais

Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos por Roberto Carlos no Podcast Música Social Brasileira

Uma homenagem que só se soube muitos anos depois. Neste episódio você vai saber como que dois artistas de áreas tão diferentes no início dos anos 70 acabam se encontrando e mostrando a força da solidariedade.

Ler mais

Dias Melhores do Jota Quest no Podcast Música Social Brasileira – TODOS CONFINADOS!

É uma situação única e histórica não só no Brasil como no mundo. Nessas horas vemos o pior e o melhor da humanidade. São muitos atos solidários acontecendo. Estamos esperando dias melhores, que virão, claro que sim!

Ler mais