Fórum Mundial destaca o “poder capacitador” da Ciência

Encontro acontece até 7 de novembro, em Budapeste; Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, é parceira na organização do evento.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Unesco-radio-tom-social-ciênciaO Fórum Mundial da Ciência 2015 ocorre até o dia 7 de novembro, em Budapeste, na Hungria, e este ano o tema é “poder capacitador da ciência”.

O encontro é realizado a cada dois anos desde 2003 e é o primeiro grande evento científico desde a recente adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela Assembleia Geral da ONU.

Planeta

O fórum destaca a capacidade da ciência de melhorar as vidas de seres humanos e do planeta.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, é parceira na organização do evento.

Nova Visão

A chefe da agência, disse que a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável incorpora uma nova visão para a humanidade, para o planeta e para a paz pelos próximos 15 anos”.

Em sua mensagem sobre o Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento, celebrado em 10 de novembro, Irina Bokova afirmou que a ciência está “no coração” da nova agenda.

Para a chefe da Unesco, ela é “como uma força para transformação positiva e um multiplicador do desenvolvimento”.

O Fórum Mundial da Ciência reúne cerca de 500 participantes, entre eles, cientístas, autoridades, líderes industriais e representantes da sociedade civil.